Por que as empresas investem em projetos culturais? Evidências de uma cidade mineira DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p44

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Luiz Alex Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Frias, Ana Paula Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p44
Resumo: O objetivo nesta pesquisa foi identificar os fatores ligados ao investimento empresarial em projetos culturais. Para tanto, analisou-se o caso de uma cidade de Minas Gerais, usando-se uma estratégia qualitativa de pesquisa viabilizada por meio de pesquisa documental associada a entrevistas semiestruturadas. O material coletado foi analisado por meio da técnica de análise do discurso francesa. Os resultados indicam que as empresas se orientam por jogos de interesses locais ao investirem em cultura; que os papéis público e privado muitas vezes se misturam, abrindo um leque de possibilidades para as empresas, que agem de maneira pouco estratégica para transformar o patrocínio em visibilidade, já que o público de ações culturais passou a ser visto como clientes em potencial. O setor público, ao traçar suas políticas culturais, não previu ações efetivas para garantir à população acesso a todas as formas de cultura; o que não interessa às empresas tem ficado à margem. Conclui-se que, embora haja ocupação de espaços na área cultural, à sociedade não têm sido ofertadas, de forma ampla, todas as possibilidades de cultura.
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