INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p126 |
Resumo: | A internacionalização é uma das estratégias utilizadas pelas empresas na busca por maior competitividade através da expansão dos mercados de atuação, sendo que a alternativa mais comum adotada pelas empresas é por meio da exportação. Assim, o objetivo proposto para este artigo é analisar o comportamento histórico das exportações das empresas alimentícias da região de Marília (SP), no período de 2001 a 2015, com base na evolução do número de empresas exportadoras, na constância com que essas empresas se mantêm no mercado internacional e no intervalo de valor das exportações em que essas organizações se encontravam no mesmo período. Para esta análise, utilizou-se a base de dados da Secretária de Comércio Exterior (SECEX). A partir da análise descritiva dos dados, percebeu-se um acréscimo do número total de empresas que antes não exportavam e passaram a acessar o mercado internacional anualmente. Foi possível observar também que a maioria das empresas não consegue estabelecer uma constância em suas exportações, tendo uma atuação inconstante ou pontual no mercado externo. Parte desse comportamento pode estar relacionada a alterações do cenário econômico nacional (câmbio e consumo interno) e internacional (crise no final da década). |
id |
PUC_MG-1_d671cb38f5e43a744e2861130d9dc680 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12038 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SPInternacionalizaçãoExportaçãoEmpresas AlimentíciasMarilia (SP)A internacionalização é uma das estratégias utilizadas pelas empresas na busca por maior competitividade através da expansão dos mercados de atuação, sendo que a alternativa mais comum adotada pelas empresas é por meio da exportação. Assim, o objetivo proposto para este artigo é analisar o comportamento histórico das exportações das empresas alimentícias da região de Marília (SP), no período de 2001 a 2015, com base na evolução do número de empresas exportadoras, na constância com que essas empresas se mantêm no mercado internacional e no intervalo de valor das exportações em que essas organizações se encontravam no mesmo período. Para esta análise, utilizou-se a base de dados da Secretária de Comércio Exterior (SECEX). A partir da análise descritiva dos dados, percebeu-se um acréscimo do número total de empresas que antes não exportavam e passaram a acessar o mercado internacional anualmente. Foi possível observar também que a maioria das empresas não consegue estabelecer uma constância em suas exportações, tendo uma atuação inconstante ou pontual no mercado externo. Parte desse comportamento pode estar relacionada a alterações do cenário econômico nacional (câmbio e consumo interno) e internacional (crise no final da década).Editora PUC Minas2016-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p12610.5752/P.1984-6606.2016v16n43p126Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 43 (2016): E&G ABR/JUN; 126-1511984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p126/9931Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPigatto, GessuirRibeiro, Bianca Caroline dos SantosNegreti, Amanda dos Santos2018-06-08T14:48:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12038Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T14:48:24Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP |
title |
INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP |
spellingShingle |
INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP Pigatto, Gessuir Internacionalização Exportação Empresas Alimentícias Marilia (SP) |
title_short |
INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP |
title_full |
INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP |
title_fullStr |
INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP |
title_full_unstemmed |
INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP |
title_sort |
INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP |
author |
Pigatto, Gessuir |
author_facet |
Pigatto, Gessuir Ribeiro, Bianca Caroline dos Santos Negreti, Amanda dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Bianca Caroline dos Santos Negreti, Amanda dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pigatto, Gessuir Ribeiro, Bianca Caroline dos Santos Negreti, Amanda dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Exportação Empresas Alimentícias Marilia (SP) |
topic |
Internacionalização Exportação Empresas Alimentícias Marilia (SP) |
description |
A internacionalização é uma das estratégias utilizadas pelas empresas na busca por maior competitividade através da expansão dos mercados de atuação, sendo que a alternativa mais comum adotada pelas empresas é por meio da exportação. Assim, o objetivo proposto para este artigo é analisar o comportamento histórico das exportações das empresas alimentícias da região de Marília (SP), no período de 2001 a 2015, com base na evolução do número de empresas exportadoras, na constância com que essas empresas se mantêm no mercado internacional e no intervalo de valor das exportações em que essas organizações se encontravam no mesmo período. Para esta análise, utilizou-se a base de dados da Secretária de Comércio Exterior (SECEX). A partir da análise descritiva dos dados, percebeu-se um acréscimo do número total de empresas que antes não exportavam e passaram a acessar o mercado internacional anualmente. Foi possível observar também que a maioria das empresas não consegue estabelecer uma constância em suas exportações, tendo uma atuação inconstante ou pontual no mercado externo. Parte desse comportamento pode estar relacionada a alterações do cenário econômico nacional (câmbio e consumo interno) e internacional (crise no final da década). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p126 10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p126 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p126 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p126/9931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 43 (2016): E&G ABR/JUN; 126-151 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124679722532864 |