INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pigatto, Gessuir
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Bianca Caroline dos Santos, Negreti, Amanda dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p126
Resumo: A internacionalização é uma das estratégias utilizadas pelas empresas na busca por maior competitividade através da expansão dos mercados de atuação, sendo que a alternativa mais comum adotada pelas empresas é por meio da exportação. Assim, o objetivo proposto para este artigo é analisar o comportamento histórico das exportações das empresas alimentícias da região de Marília (SP), no período de 2001 a 2015, com base na evolução do número de empresas exportadoras, na constância com que essas empresas se mantêm no mercado internacional e no intervalo de valor das exportações em que essas organizações se encontravam no mesmo período. Para esta análise, utilizou-se a base de dados da Secretária de Comércio Exterior (SECEX). A partir da análise descritiva dos dados, percebeu-se um acréscimo do número total de empresas que antes não exportavam e passaram a acessar o mercado internacional anualmente. Foi possível observar também que a maioria das empresas não consegue estabelecer uma constância em suas exportações, tendo uma atuação inconstante ou pontual no mercado externo. Parte desse comportamento pode estar relacionada a alterações do cenário econômico nacional (câmbio e consumo interno) e internacional (crise no final da década).
id PUC_MG-1_d671cb38f5e43a744e2861130d9dc680
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12038
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SPInternacionalizaçãoExportaçãoEmpresas AlimentíciasMarilia (SP)A internacionalização é uma das estratégias utilizadas pelas empresas na busca por maior competitividade através da expansão dos mercados de atuação, sendo que a alternativa mais comum adotada pelas empresas é por meio da exportação. Assim, o objetivo proposto para este artigo é analisar o comportamento histórico das exportações das empresas alimentícias da região de Marília (SP), no período de 2001 a 2015, com base na evolução do número de empresas exportadoras, na constância com que essas empresas se mantêm no mercado internacional e no intervalo de valor das exportações em que essas organizações se encontravam no mesmo período. Para esta análise, utilizou-se a base de dados da Secretária de Comércio Exterior (SECEX). A partir da análise descritiva dos dados, percebeu-se um acréscimo do número total de empresas que antes não exportavam e passaram a acessar o mercado internacional anualmente. Foi possível observar também que a maioria das empresas não consegue estabelecer uma constância em suas exportações, tendo uma atuação inconstante ou pontual no mercado externo. Parte desse comportamento pode estar relacionada a alterações do cenário econômico nacional (câmbio e consumo interno) e internacional (crise no final da década).Editora PUC Minas2016-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p12610.5752/P.1984-6606.2016v16n43p126Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 43 (2016): E&G ABR/JUN; 126-1511984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p126/9931Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPigatto, GessuirRibeiro, Bianca Caroline dos SantosNegreti, Amanda dos Santos2018-06-08T14:48:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12038Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T14:48:24Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP
title INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP
spellingShingle INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP
Pigatto, Gessuir
Internacionalização
Exportação
Empresas Alimentícias
Marilia (SP)
title_short INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP
title_full INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP
title_fullStr INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP
title_full_unstemmed INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP
title_sort INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP
author Pigatto, Gessuir
author_facet Pigatto, Gessuir
Ribeiro, Bianca Caroline dos Santos
Negreti, Amanda dos Santos
author_role author
author2 Ribeiro, Bianca Caroline dos Santos
Negreti, Amanda dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pigatto, Gessuir
Ribeiro, Bianca Caroline dos Santos
Negreti, Amanda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Exportação
Empresas Alimentícias
Marilia (SP)
topic Internacionalização
Exportação
Empresas Alimentícias
Marilia (SP)
description A internacionalização é uma das estratégias utilizadas pelas empresas na busca por maior competitividade através da expansão dos mercados de atuação, sendo que a alternativa mais comum adotada pelas empresas é por meio da exportação. Assim, o objetivo proposto para este artigo é analisar o comportamento histórico das exportações das empresas alimentícias da região de Marília (SP), no período de 2001 a 2015, com base na evolução do número de empresas exportadoras, na constância com que essas empresas se mantêm no mercado internacional e no intervalo de valor das exportações em que essas organizações se encontravam no mesmo período. Para esta análise, utilizou-se a base de dados da Secretária de Comércio Exterior (SECEX). A partir da análise descritiva dos dados, percebeu-se um acréscimo do número total de empresas que antes não exportavam e passaram a acessar o mercado internacional anualmente. Foi possível observar também que a maioria das empresas não consegue estabelecer uma constância em suas exportações, tendo uma atuação inconstante ou pontual no mercado externo. Parte desse comportamento pode estar relacionada a alterações do cenário econômico nacional (câmbio e consumo interno) e internacional (crise no final da década).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p126
10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p126
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p126
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p126/9931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 43 (2016): E&G ABR/JUN; 126-151
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124679722532864