EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/10121 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo verificar a relação entre o nível de educação financeira de diferentes grupos acadêmicos com as características individuais e o comportamento financeiro desses alunos. A amostra da pesquisa foi composta de 188 alunos do curso de Ciências Contábeis (Para efeito deste artigo foram denominados grupo acadêmico 1) e alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia e serviço social (Grupo acadêmico 2). A amostra foi definida a partir dos componentes curriculares dos cursos. Verificou-se que 68 alunos eram do gênero masculino e 120 do gênero feminino, 86% dos pesquisados afirmaram ser solteiros, 53,7% possui idade entre 20 e 26 anos e 53,19% são do curso de Ciências Contábeis. Verificou-se ainda que existe uma relação estatística significativa com relação à graduação e os conhecimentos financeiros, também foi possível perceber essa relação quanto ao gênero dos pesquisado. Verificou-se ainda que os alunos atribuem importância a temas como planejamento financeiro, orçamento, poupança e investimento, entretanto não foi encontrada relações estatísticas com o nível de educação financeira dos alunos. Também foi possível verificar que os alunos mais educados financeiramente demonstram ter mais confiança para gerir as próprias finanças. |
id |
PUC_MG-1_e68c548c88f7185d51630ee805e46b16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10121 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOSEducação financeira. Finanças pessoais. Decisões financeiras.O presente trabalho teve por objetivo verificar a relação entre o nível de educação financeira de diferentes grupos acadêmicos com as características individuais e o comportamento financeiro desses alunos. A amostra da pesquisa foi composta de 188 alunos do curso de Ciências Contábeis (Para efeito deste artigo foram denominados grupo acadêmico 1) e alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia e serviço social (Grupo acadêmico 2). A amostra foi definida a partir dos componentes curriculares dos cursos. Verificou-se que 68 alunos eram do gênero masculino e 120 do gênero feminino, 86% dos pesquisados afirmaram ser solteiros, 53,7% possui idade entre 20 e 26 anos e 53,19% são do curso de Ciências Contábeis. Verificou-se ainda que existe uma relação estatística significativa com relação à graduação e os conhecimentos financeiros, também foi possível perceber essa relação quanto ao gênero dos pesquisado. Verificou-se ainda que os alunos atribuem importância a temas como planejamento financeiro, orçamento, poupança e investimento, entretanto não foi encontrada relações estatísticas com o nível de educação financeira dos alunos. Também foi possível verificar que os alunos mais educados financeiramente demonstram ter mais confiança para gerir as próprias finanças.Editora PUC Minas2018-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1012110.5752/P.1984-6606.2018v18n49p103-121Revista Economia & Gestão; v. 18 n. 49 (2018): E&G - JAN/ABR; 103-1211984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/10121/13487Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Jefferson PereiraLucena, Wenner Glaucio Lopes2019-09-16T02:51:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10121Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2019-09-16T02:51:52Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS |
title |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS Andrade, Jefferson Pereira Educação financeira. Finanças pessoais. Decisões financeiras. |
title_short |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS |
title_full |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS |
title_sort |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS |
author |
Andrade, Jefferson Pereira |
author_facet |
Andrade, Jefferson Pereira Lucena, Wenner Glaucio Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Lucena, Wenner Glaucio Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Jefferson Pereira Lucena, Wenner Glaucio Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação financeira. Finanças pessoais. Decisões financeiras. |
topic |
Educação financeira. Finanças pessoais. Decisões financeiras. |
description |
O presente trabalho teve por objetivo verificar a relação entre o nível de educação financeira de diferentes grupos acadêmicos com as características individuais e o comportamento financeiro desses alunos. A amostra da pesquisa foi composta de 188 alunos do curso de Ciências Contábeis (Para efeito deste artigo foram denominados grupo acadêmico 1) e alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia e serviço social (Grupo acadêmico 2). A amostra foi definida a partir dos componentes curriculares dos cursos. Verificou-se que 68 alunos eram do gênero masculino e 120 do gênero feminino, 86% dos pesquisados afirmaram ser solteiros, 53,7% possui idade entre 20 e 26 anos e 53,19% são do curso de Ciências Contábeis. Verificou-se ainda que existe uma relação estatística significativa com relação à graduação e os conhecimentos financeiros, também foi possível perceber essa relação quanto ao gênero dos pesquisado. Verificou-se ainda que os alunos atribuem importância a temas como planejamento financeiro, orçamento, poupança e investimento, entretanto não foi encontrada relações estatísticas com o nível de educação financeira dos alunos. Também foi possível verificar que os alunos mais educados financeiramente demonstram ter mais confiança para gerir as próprias finanças. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/10121 10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p103-121 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/10121 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p103-121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/10121/13487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Economia & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 18 n. 49 (2018): E&G - JAN/ABR; 103-121 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124679692124160 |