O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE DEFENSORES DA MARCA: SUAS REAÇÕES A NOTÍCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Wilian Ramalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Botelho, Delane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p117
Resumo: O nível de ligação emocional que o consumidor tem com uma marca pode fazer com que seucomportamento relativo a conteúdo sobre ela difira daquele de outros consumidores – elespodem transmitir mais conteúdo positivo e resistir, contestar ou até negar conteúdo negativo.São os defensores da marca, pois tem uma relação afetiva e ativa superior à média dos demaisclientes. O objetivo deste estudo é avaliar a resposta de defensores de marca a conteúdos comdiferentes valências e formatos (notícias, propagandas e conteúdos gerados por terceiros,amigos ou não). Para isso, foi concebido um experimento, no qual se apresentou uma série deconteúdos simulados, avaliando as respostas escritas dadas por defensores de marcadeclarados. O conteúdo das respostas, incluindo o tamanho, o tom e a escolha das palavrasforam avaliados por juízes, ao mesmo tempo que os próprios defensores os avaliaram. Emseguida, as avaliações foram comparadas. Observou-se que os conteúdos negativos foramatenuados nas respostas dos defensores, sobretudo quando tais conteúdos não se referiam arelação da marca com eles próprios. Porém, quando o conteúdo negativo era referente aospróprios, suas respostas foram agressivas, ainda que o próprio defensor não avaliasse oconteúdo tão negativamente. A contribuição deste estudo é identificar o comportamentoerrático de defensores de marca, que se sentem mais excitados, argumentam com intensidadee tendem a retirar da marca a responsabilidade de conteúdos negativos, que melhor avaliadosdo que o conteúdo de suas respostas transparece. Esse estudo auxilia gerencial e teoricamenteno estudo do relacionamento com o cliente, em especial em atividades como promoções, oatendimento online de clientes, na avaliação do impacto de notícias negativas e em casos derecuperação de clientes.
id PUC_MG-1_ecf193c64f026e6b93419ce27cd05e14
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9290
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE DEFENSORES DA MARCA: SUAS REAÇÕES A NOTÍCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117Defensores de marca. Excitação. Publicidade online. Engajamento.O nível de ligação emocional que o consumidor tem com uma marca pode fazer com que seucomportamento relativo a conteúdo sobre ela difira daquele de outros consumidores – elespodem transmitir mais conteúdo positivo e resistir, contestar ou até negar conteúdo negativo.São os defensores da marca, pois tem uma relação afetiva e ativa superior à média dos demaisclientes. O objetivo deste estudo é avaliar a resposta de defensores de marca a conteúdos comdiferentes valências e formatos (notícias, propagandas e conteúdos gerados por terceiros,amigos ou não). Para isso, foi concebido um experimento, no qual se apresentou uma série deconteúdos simulados, avaliando as respostas escritas dadas por defensores de marcadeclarados. O conteúdo das respostas, incluindo o tamanho, o tom e a escolha das palavrasforam avaliados por juízes, ao mesmo tempo que os próprios defensores os avaliaram. Emseguida, as avaliações foram comparadas. Observou-se que os conteúdos negativos foramatenuados nas respostas dos defensores, sobretudo quando tais conteúdos não se referiam arelação da marca com eles próprios. Porém, quando o conteúdo negativo era referente aospróprios, suas respostas foram agressivas, ainda que o próprio defensor não avaliasse oconteúdo tão negativamente. A contribuição deste estudo é identificar o comportamentoerrático de defensores de marca, que se sentem mais excitados, argumentam com intensidadee tendem a retirar da marca a responsabilidade de conteúdos negativos, que melhor avaliadosdo que o conteúdo de suas respostas transparece. Esse estudo auxilia gerencial e teoricamenteno estudo do relacionamento com o cliente, em especial em atividades como promoções, oatendimento online de clientes, na avaliação do impacto de notícias negativas e em casos derecuperação de clientes.Editora PUC Minas2015-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p11710.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 40 (2015): E&G JUL/SET; 117-1411984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p117/8713Feitosa, Wilian RamalhoBotelho, Delaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T14:28:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9290Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T14:28:16Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE DEFENSORES DA MARCA: SUAS REAÇÕES A NOTÍCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117
title O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE DEFENSORES DA MARCA: SUAS REAÇÕES A NOTÍCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117
spellingShingle O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE DEFENSORES DA MARCA: SUAS REAÇÕES A NOTÍCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117
Feitosa, Wilian Ramalho
Defensores de marca. Excitação. Publicidade online. Engajamento.
title_short O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE DEFENSORES DA MARCA: SUAS REAÇÕES A NOTÍCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117
title_full O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE DEFENSORES DA MARCA: SUAS REAÇÕES A NOTÍCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117
title_fullStr O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE DEFENSORES DA MARCA: SUAS REAÇÕES A NOTÍCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117
title_full_unstemmed O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE DEFENSORES DA MARCA: SUAS REAÇÕES A NOTÍCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117
title_sort O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE DEFENSORES DA MARCA: SUAS REAÇÕES A NOTÍCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117
author Feitosa, Wilian Ramalho
author_facet Feitosa, Wilian Ramalho
Botelho, Delane
author_role author
author2 Botelho, Delane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Wilian Ramalho
Botelho, Delane
dc.subject.por.fl_str_mv Defensores de marca. Excitação. Publicidade online. Engajamento.
topic Defensores de marca. Excitação. Publicidade online. Engajamento.
description O nível de ligação emocional que o consumidor tem com uma marca pode fazer com que seucomportamento relativo a conteúdo sobre ela difira daquele de outros consumidores – elespodem transmitir mais conteúdo positivo e resistir, contestar ou até negar conteúdo negativo.São os defensores da marca, pois tem uma relação afetiva e ativa superior à média dos demaisclientes. O objetivo deste estudo é avaliar a resposta de defensores de marca a conteúdos comdiferentes valências e formatos (notícias, propagandas e conteúdos gerados por terceiros,amigos ou não). Para isso, foi concebido um experimento, no qual se apresentou uma série deconteúdos simulados, avaliando as respostas escritas dadas por defensores de marcadeclarados. O conteúdo das respostas, incluindo o tamanho, o tom e a escolha das palavrasforam avaliados por juízes, ao mesmo tempo que os próprios defensores os avaliaram. Emseguida, as avaliações foram comparadas. Observou-se que os conteúdos negativos foramatenuados nas respostas dos defensores, sobretudo quando tais conteúdos não se referiam arelação da marca com eles próprios. Porém, quando o conteúdo negativo era referente aospróprios, suas respostas foram agressivas, ainda que o próprio defensor não avaliasse oconteúdo tão negativamente. A contribuição deste estudo é identificar o comportamentoerrático de defensores de marca, que se sentem mais excitados, argumentam com intensidadee tendem a retirar da marca a responsabilidade de conteúdos negativos, que melhor avaliadosdo que o conteúdo de suas respostas transparece. Esse estudo auxilia gerencial e teoricamenteno estudo do relacionamento com o cliente, em especial em atividades como promoções, oatendimento online de clientes, na avaliação do impacto de notícias negativas e em casos derecuperação de clientes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p117
10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p117
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p117/8713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 40 (2015): E&G JUL/SET; 117-141
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124678469484544