VIDA, ESTUDO E TRABALHO: DISCUTINDO AS TRAJETÓRIAS DOS JOVENS BRASILEIROS A PARTIR DA TEORIA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL FRANCESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: moraes, jhony pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: rocha-de-oliveira, sidinei, andrade, arthur gehrke martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18055
Resumo: Este estudo objetiva realizar uma aproximação entre a teoria de inserção profissional francesa e a juventude brasileira. Os pontos centrais de análise são a vida, o estudo e o trabalho, uma vez que a inserção profissional francesa considera os aspectos individuais, institucionais e sócio-históricos de um grupo social, sendo extensiva a diferentes contextos sociais. O estreitamento dessa teoria com a juventude brasileira é evidenciado pelo cenário formado por jovens franceses com elevada qualificação e grandes dificuldades de inserção no mercado - com atenção aos casos de desemprego e disposição de relações de trabalho precarizadas - algo semelhante ao que vem acontecendo com os jovens brasileiros nos últimos anos, apesar da expansão do ensino superior (considerando a influência de políticas públicas de acesso e programas de financiamento da educação superior). 
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