JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100309 |
Resumo: | RESUMO Este ensaio apresenta e discute as teorias de inserção profissional francesa e school-to-work. A discussão embasa a exploração dos aspectos de convergência das teorias, buscando ampliar o debate no Brasil, de modo a contemplar as particularidades do país. Em síntese, quatro pontos se destacaram: as reconfigurações do processo de inserção decorrentes das transformações estruturais do Ensino Superior brasileiro; a relação entre o ingresso de diferentes grupos étnicos e econômicos juvenis no Ensino Superior e os impasses ou avanços nas condições laborais; o risco do rebaixamento dos diplomas como consequência da ampliação do número de diplomados e a possível estratificação sócio-ocupacional; e a centralidade das instituições de educação superior na vida laboral dos jovens. |
id |
CEDES-1_b650514dee47b3ade41ef0aa2392872f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302021000100309 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORKInserção profissionalSchool-to-workJuventudeMercado de trabalhoRESUMO Este ensaio apresenta e discute as teorias de inserção profissional francesa e school-to-work. A discussão embasa a exploração dos aspectos de convergência das teorias, buscando ampliar o debate no Brasil, de modo a contemplar as particularidades do país. Em síntese, quatro pontos se destacaram: as reconfigurações do processo de inserção decorrentes das transformações estruturais do Ensino Superior brasileiro; a relação entre o ingresso de diferentes grupos étnicos e econômicos juvenis no Ensino Superior e os impasses ou avanços nas condições laborais; o risco do rebaixamento dos diplomas como consequência da ampliação do número de diplomados e a possível estratificação sócio-ocupacional; e a centralidade das instituições de educação superior na vida laboral dos jovens.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100309Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.223807info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Jhony PereiraRocha-de-Oliveira,Sidineipor2021-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100309Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-04-08T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK |
title |
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK |
spellingShingle |
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK Moraes,Jhony Pereira Inserção profissional School-to-work Juventude Mercado de trabalho |
title_short |
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK |
title_full |
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK |
title_fullStr |
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK |
title_full_unstemmed |
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK |
title_sort |
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK |
author |
Moraes,Jhony Pereira |
author_facet |
Moraes,Jhony Pereira Rocha-de-Oliveira,Sidinei |
author_role |
author |
author2 |
Rocha-de-Oliveira,Sidinei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes,Jhony Pereira Rocha-de-Oliveira,Sidinei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inserção profissional School-to-work Juventude Mercado de trabalho |
topic |
Inserção profissional School-to-work Juventude Mercado de trabalho |
description |
RESUMO Este ensaio apresenta e discute as teorias de inserção profissional francesa e school-to-work. A discussão embasa a exploração dos aspectos de convergência das teorias, buscando ampliar o debate no Brasil, de modo a contemplar as particularidades do país. Em síntese, quatro pontos se destacaram: as reconfigurações do processo de inserção decorrentes das transformações estruturais do Ensino Superior brasileiro; a relação entre o ingresso de diferentes grupos étnicos e econômicos juvenis no Ensino Superior e os impasses ou avanços nas condições laborais; o risco do rebaixamento dos diplomas como consequência da ampliação do número de diplomados e a possível estratificação sócio-ocupacional; e a centralidade das instituições de educação superior na vida laboral dos jovens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100309 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.223807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.42 2021 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557378789376 |