JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes,Jhony Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha-de-Oliveira,Sidinei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100309
Resumo: RESUMO Este ensaio apresenta e discute as teorias de inserção profissional francesa e school-to-work. A discussão embasa a exploração dos aspectos de convergência das teorias, buscando ampliar o debate no Brasil, de modo a contemplar as particularidades do país. Em síntese, quatro pontos se destacaram: as reconfigurações do processo de inserção decorrentes das transformações estruturais do Ensino Superior brasileiro; a relação entre o ingresso de diferentes grupos étnicos e econômicos juvenis no Ensino Superior e os impasses ou avanços nas condições laborais; o risco do rebaixamento dos diplomas como consequência da ampliação do número de diplomados e a possível estratificação sócio-ocupacional; e a centralidade das instituições de educação superior na vida laboral dos jovens.
id CEDES-1_b650514dee47b3ade41ef0aa2392872f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302021000100309
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORKInserção profissionalSchool-to-workJuventudeMercado de trabalhoRESUMO Este ensaio apresenta e discute as teorias de inserção profissional francesa e school-to-work. A discussão embasa a exploração dos aspectos de convergência das teorias, buscando ampliar o debate no Brasil, de modo a contemplar as particularidades do país. Em síntese, quatro pontos se destacaram: as reconfigurações do processo de inserção decorrentes das transformações estruturais do Ensino Superior brasileiro; a relação entre o ingresso de diferentes grupos étnicos e econômicos juvenis no Ensino Superior e os impasses ou avanços nas condições laborais; o risco do rebaixamento dos diplomas como consequência da ampliação do número de diplomados e a possível estratificação sócio-ocupacional; e a centralidade das instituições de educação superior na vida laboral dos jovens.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100309Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.223807info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Jhony PereiraRocha-de-Oliveira,Sidineipor2021-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100309Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-04-08T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK
title JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK
spellingShingle JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK
Moraes,Jhony Pereira
Inserção profissional
School-to-work
Juventude
Mercado de trabalho
title_short JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK
title_full JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK
title_fullStr JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK
title_full_unstemmed JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK
title_sort JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK
author Moraes,Jhony Pereira
author_facet Moraes,Jhony Pereira
Rocha-de-Oliveira,Sidinei
author_role author
author2 Rocha-de-Oliveira,Sidinei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes,Jhony Pereira
Rocha-de-Oliveira,Sidinei
dc.subject.por.fl_str_mv Inserção profissional
School-to-work
Juventude
Mercado de trabalho
topic Inserção profissional
School-to-work
Juventude
Mercado de trabalho
description RESUMO Este ensaio apresenta e discute as teorias de inserção profissional francesa e school-to-work. A discussão embasa a exploração dos aspectos de convergência das teorias, buscando ampliar o debate no Brasil, de modo a contemplar as particularidades do país. Em síntese, quatro pontos se destacaram: as reconfigurações do processo de inserção decorrentes das transformações estruturais do Ensino Superior brasileiro; a relação entre o ingresso de diferentes grupos étnicos e econômicos juvenis no Ensino Superior e os impasses ou avanços nas condições laborais; o risco do rebaixamento dos diplomas como consequência da ampliação do número de diplomados e a possível estratificação sócio-ocupacional; e a centralidade das instituições de educação superior na vida laboral dos jovens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100309
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.223807
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.42 2021
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557378789376