AÇÕES COLETIVAS PARA A PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DO SETOR APÍCOLA BRASILEIRO: O CASO DA ASSOCIAÇÃO ABEMEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Josivania Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Miranda, Luiza Mariana Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p116
Resumo: Este trabalho discute, segundo a ótica de membros da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), as contribuições das ações coletivas para a solução de barreiras à promoção das exportações do setor apícola brasileiro. No marco teórico, apontam-se as redes, as ações coletivas, a internacionalização, as exportações e suas principais barreiras. Trata-se de um estudo de caso de abordagem predominantemente qualitativa. A unidade de análise é a ABEMEL, composta por 32 membros, com sede em Rio Claro, São Paulo. Destaca-se como entidade representativa do setor apícola brasileiro. Para a coleta das evidências empíricas utilizaram-se questionário fechado e roteiro de entrevista aplicados via e-mail, com a participação de 10 respondentes do questionário e quatro entrevistados, além de entrevista com representante da gerência da ABEMEL e de análise documental. Procedeu-se à análise de conteúdo com categorização a priori e em pequena etapa quantitativa extraíram-se médias e desvio-padrão. Concluiu-se que os associados percebem ganhos advindos de ações coletivas mediadas pela associação, que atua como um dos atores relevantes para estruturação do setor apícola. Entretanto, são percebidos desafios ainda maiores que envolvem esforços contundentes por parte de atores governamentais e empresariais.
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