Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pardini, Daniel Jardim
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gonçalves, Carlos Alberto, Kilimnik, Zélia Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309
Resumo: No campo dos estudos organizacionais o simbolismo e a cultura da organização apresentamse como fontes esclarecedoras de questões gerenciais, permitindo explicar e gerenciar o irracional e o subjetivo. O presente artigo apresenta o simbolismo organizacional expresso na vestimenta profissional e na marca como elementos de análise nas relações intra e interorganizacionais. Investigando duas empresas do segmento siderúrgico, a pesquisa mostra que os objetos-símbolos denotam significados representativos para as diferentes esferas funcionais, tanto na construção da identidade de cada organização, quanto nos processos de junção das empresas. O estudo revela como os impactos dos artefatos visíveis variam nas comunidades do entorno das unidades pesquisadas. Contribui para enriquecer o debate sobre o papel dos símbolos na construção da prática e da teoria organizacional, abrindo caminhos para que a interpretação da simbologia organizacional seja estendida ao processo de incorporação de empresas.
id PUC_MG-1_f4007af4028ee2b55cbc74d3df3ebb01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionaisFormação culturalSimbolismo organizacionalUniformeMarcaRelações interorganizacionais.No campo dos estudos organizacionais o simbolismo e a cultura da organização apresentamse como fontes esclarecedoras de questões gerenciais, permitindo explicar e gerenciar o irracional e o subjetivo. O presente artigo apresenta o simbolismo organizacional expresso na vestimenta profissional e na marca como elementos de análise nas relações intra e interorganizacionais. Investigando duas empresas do segmento siderúrgico, a pesquisa mostra que os objetos-símbolos denotam significados representativos para as diferentes esferas funcionais, tanto na construção da identidade de cada organização, quanto nos processos de junção das empresas. O estudo revela como os impactos dos artefatos visíveis variam nas comunidades do entorno das unidades pesquisadas. Contribui para enriquecer o debate sobre o papel dos símbolos na construção da prática e da teoria organizacional, abrindo caminhos para que a interpretação da simbologia organizacional seja estendida ao processo de incorporação de empresas.Editora PUC Minas2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 17 (2008): E&G - MAIO/AGO (2008); 51-691984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309/316Pardini, Daniel JardimGonçalves, Carlos AlbertoKilimnik, Zélia Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais
title Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais
spellingShingle Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais
Pardini, Daniel Jardim
Formação cultural
Simbolismo organizacional
Uniforme
Marca
Relações interorganizacionais.
title_short Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais
title_full Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais
title_fullStr Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais
title_full_unstemmed Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais
title_sort Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais
author Pardini, Daniel Jardim
author_facet Pardini, Daniel Jardim
Gonçalves, Carlos Alberto
Kilimnik, Zélia Miranda
author_role author
author2 Gonçalves, Carlos Alberto
Kilimnik, Zélia Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pardini, Daniel Jardim
Gonçalves, Carlos Alberto
Kilimnik, Zélia Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação cultural
Simbolismo organizacional
Uniforme
Marca
Relações interorganizacionais.
topic Formação cultural
Simbolismo organizacional
Uniforme
Marca
Relações interorganizacionais.
description No campo dos estudos organizacionais o simbolismo e a cultura da organização apresentamse como fontes esclarecedoras de questões gerenciais, permitindo explicar e gerenciar o irracional e o subjetivo. O presente artigo apresenta o simbolismo organizacional expresso na vestimenta profissional e na marca como elementos de análise nas relações intra e interorganizacionais. Investigando duas empresas do segmento siderúrgico, a pesquisa mostra que os objetos-símbolos denotam significados representativos para as diferentes esferas funcionais, tanto na construção da identidade de cada organização, quanto nos processos de junção das empresas. O estudo revela como os impactos dos artefatos visíveis variam nas comunidades do entorno das unidades pesquisadas. Contribui para enriquecer o debate sobre o papel dos símbolos na construção da prática e da teoria organizacional, abrindo caminhos para que a interpretação da simbologia organizacional seja estendida ao processo de incorporação de empresas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309/316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 17 (2008): E&G - MAIO/AGO (2008); 51-69
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124675104604160