Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309 |
Resumo: | No campo dos estudos organizacionais o simbolismo e a cultura da organização apresentamse como fontes esclarecedoras de questões gerenciais, permitindo explicar e gerenciar o irracional e o subjetivo. O presente artigo apresenta o simbolismo organizacional expresso na vestimenta profissional e na marca como elementos de análise nas relações intra e interorganizacionais. Investigando duas empresas do segmento siderúrgico, a pesquisa mostra que os objetos-símbolos denotam significados representativos para as diferentes esferas funcionais, tanto na construção da identidade de cada organização, quanto nos processos de junção das empresas. O estudo revela como os impactos dos artefatos visíveis variam nas comunidades do entorno das unidades pesquisadas. Contribui para enriquecer o debate sobre o papel dos símbolos na construção da prática e da teoria organizacional, abrindo caminhos para que a interpretação da simbologia organizacional seja estendida ao processo de incorporação de empresas. |
id |
PUC_MG-1_f4007af4028ee2b55cbc74d3df3ebb01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionaisFormação culturalSimbolismo organizacionalUniformeMarcaRelações interorganizacionais.No campo dos estudos organizacionais o simbolismo e a cultura da organização apresentamse como fontes esclarecedoras de questões gerenciais, permitindo explicar e gerenciar o irracional e o subjetivo. O presente artigo apresenta o simbolismo organizacional expresso na vestimenta profissional e na marca como elementos de análise nas relações intra e interorganizacionais. Investigando duas empresas do segmento siderúrgico, a pesquisa mostra que os objetos-símbolos denotam significados representativos para as diferentes esferas funcionais, tanto na construção da identidade de cada organização, quanto nos processos de junção das empresas. O estudo revela como os impactos dos artefatos visíveis variam nas comunidades do entorno das unidades pesquisadas. Contribui para enriquecer o debate sobre o papel dos símbolos na construção da prática e da teoria organizacional, abrindo caminhos para que a interpretação da simbologia organizacional seja estendida ao processo de incorporação de empresas.Editora PUC Minas2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 17 (2008): E&G - MAIO/AGO (2008); 51-691984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309/316Pardini, Daniel JardimGonçalves, Carlos AlbertoKilimnik, Zélia Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais |
title |
Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais |
spellingShingle |
Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais Pardini, Daniel Jardim Formação cultural Simbolismo organizacional Uniforme Marca Relações interorganizacionais. |
title_short |
Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais |
title_full |
Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais |
title_fullStr |
Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais |
title_full_unstemmed |
Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais |
title_sort |
Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais |
author |
Pardini, Daniel Jardim |
author_facet |
Pardini, Daniel Jardim Gonçalves, Carlos Alberto Kilimnik, Zélia Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Carlos Alberto Kilimnik, Zélia Miranda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pardini, Daniel Jardim Gonçalves, Carlos Alberto Kilimnik, Zélia Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação cultural Simbolismo organizacional Uniforme Marca Relações interorganizacionais. |
topic |
Formação cultural Simbolismo organizacional Uniforme Marca Relações interorganizacionais. |
description |
No campo dos estudos organizacionais o simbolismo e a cultura da organização apresentamse como fontes esclarecedoras de questões gerenciais, permitindo explicar e gerenciar o irracional e o subjetivo. O presente artigo apresenta o simbolismo organizacional expresso na vestimenta profissional e na marca como elementos de análise nas relações intra e interorganizacionais. Investigando duas empresas do segmento siderúrgico, a pesquisa mostra que os objetos-símbolos denotam significados representativos para as diferentes esferas funcionais, tanto na construção da identidade de cada organização, quanto nos processos de junção das empresas. O estudo revela como os impactos dos artefatos visíveis variam nas comunidades do entorno das unidades pesquisadas. Contribui para enriquecer o debate sobre o papel dos símbolos na construção da prática e da teoria organizacional, abrindo caminhos para que a interpretação da simbologia organizacional seja estendida ao processo de incorporação de empresas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/309/316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 17 (2008): E&G - MAIO/AGO (2008); 51-69 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124675104604160 |