CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Robson Figueiredo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015
Resumo: Este artigo constitui um desdobramento da exposição dos autores, em um dos encontros promovidos no âmbito do projeto “Diálogos pertinentes” cuja temática foi a reflexão sobre a questão das novas tecnologias, tendo em vista os avanços decorrentes da Inteligência Artificial (IA), cada vez mais presente em nossa vida. O foco do estudo recairá sobre a interação dos sujeitos universitários com os objetos do conhecimento, frente às possibilidades trazidas pelas ferramentas de geração de textos. Pretendemos examinar possíveis repercussões de usos da ferramenta ChatGPT no processo de formação acadêmica e profissional, e refletir sobre as implicações dos recursos de geração de textos na constituição autoral do sujeito universitário. Ancoramo-nos em estudos de perspectiva enunciativa que concebem as práticas discursivas em interação, ou seja, sob uma ótica discursiva marcada pela alteridade, pelo dialogismo e pela responsividade. Para examinar as práticas enunciativas e autorais dos sujeitos no diálogo entre linguagem e discurso, estabelecemos uma interface entre o quadro discursivo dialógico e as contribuições de pesquisadores alinhados à Análise do Discurso (AD). Por fim, apontamos para um desafio: ler esse “arquivo” de inteligência artificial sob o prisma da comunidade universitária sempre em interface com os saberes que dela se descortinam.
id PUC_MG-2_0d0705c5b28d449f2649fe1af35d9840
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31015
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIALDiscursoSujeitoAutoriaModelo de linguagemInteligência ArtificialEste artigo constitui um desdobramento da exposição dos autores, em um dos encontros promovidos no âmbito do projeto “Diálogos pertinentes” cuja temática foi a reflexão sobre a questão das novas tecnologias, tendo em vista os avanços decorrentes da Inteligência Artificial (IA), cada vez mais presente em nossa vida. O foco do estudo recairá sobre a interação dos sujeitos universitários com os objetos do conhecimento, frente às possibilidades trazidas pelas ferramentas de geração de textos. Pretendemos examinar possíveis repercussões de usos da ferramenta ChatGPT no processo de formação acadêmica e profissional, e refletir sobre as implicações dos recursos de geração de textos na constituição autoral do sujeito universitário. Ancoramo-nos em estudos de perspectiva enunciativa que concebem as práticas discursivas em interação, ou seja, sob uma ótica discursiva marcada pela alteridade, pelo dialogismo e pela responsividade. Para examinar as práticas enunciativas e autorais dos sujeitos no diálogo entre linguagem e discurso, estabelecemos uma interface entre o quadro discursivo dialógico e as contribuições de pesquisadores alinhados à Análise do Discurso (AD). Por fim, apontamos para um desafio: ler esse “arquivo” de inteligência artificial sob o prisma da comunidade universitária sempre em interface com os saberes que dela se descortinam.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2023-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/3101510.5752/P.2177-6342.2023v14n27p54-75Sapere Aude; v. 14 n. 27 (2023): FILOSOFIA, LITERATURA E NOVAS LINGUAGENS; 54-75Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 14 No 27 (2023): FILOSOFIA, LITERATURA E NOVAS LINGUAGENS; 54-752177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015/20977Copyright (c) 2023 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Robson Figueiredo Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira 2023-08-02T19:50:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31015Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-08-02T19:50:51Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
title CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
spellingShingle CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Brito, Robson Figueiredo
Discurso
Sujeito
Autoria
Modelo de linguagem
Inteligência Artificial
title_short CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
title_full CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
title_fullStr CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
title_full_unstemmed CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
title_sort CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
author Brito, Robson Figueiredo
author_facet Brito, Robson Figueiredo
Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira
author_role author
author2 Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Robson Figueiredo
Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Sujeito
Autoria
Modelo de linguagem
Inteligência Artificial
topic Discurso
Sujeito
Autoria
Modelo de linguagem
Inteligência Artificial
description Este artigo constitui um desdobramento da exposição dos autores, em um dos encontros promovidos no âmbito do projeto “Diálogos pertinentes” cuja temática foi a reflexão sobre a questão das novas tecnologias, tendo em vista os avanços decorrentes da Inteligência Artificial (IA), cada vez mais presente em nossa vida. O foco do estudo recairá sobre a interação dos sujeitos universitários com os objetos do conhecimento, frente às possibilidades trazidas pelas ferramentas de geração de textos. Pretendemos examinar possíveis repercussões de usos da ferramenta ChatGPT no processo de formação acadêmica e profissional, e refletir sobre as implicações dos recursos de geração de textos na constituição autoral do sujeito universitário. Ancoramo-nos em estudos de perspectiva enunciativa que concebem as práticas discursivas em interação, ou seja, sob uma ótica discursiva marcada pela alteridade, pelo dialogismo e pela responsividade. Para examinar as práticas enunciativas e autorais dos sujeitos no diálogo entre linguagem e discurso, estabelecemos uma interface entre o quadro discursivo dialógico e as contribuições de pesquisadores alinhados à Análise do Discurso (AD). Por fim, apontamos para um desafio: ler esse “arquivo” de inteligência artificial sob o prisma da comunidade universitária sempre em interface com os saberes que dela se descortinam.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015
10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p54-75
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015
identifier_str_mv 10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p54-75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015/20977
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Sapere Aude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Sapere Aude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 14 n. 27 (2023): FILOSOFIA, LITERATURA E NOVAS LINGUAGENS; 54-75
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 14 No 27 (2023): FILOSOFIA, LITERATURA E NOVAS LINGUAGENS; 54-75
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042344241496064