CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015 |
Resumo: | Este artigo constitui um desdobramento da exposição dos autores, em um dos encontros promovidos no âmbito do projeto “Diálogos pertinentes” cuja temática foi a reflexão sobre a questão das novas tecnologias, tendo em vista os avanços decorrentes da Inteligência Artificial (IA), cada vez mais presente em nossa vida. O foco do estudo recairá sobre a interação dos sujeitos universitários com os objetos do conhecimento, frente às possibilidades trazidas pelas ferramentas de geração de textos. Pretendemos examinar possíveis repercussões de usos da ferramenta ChatGPT no processo de formação acadêmica e profissional, e refletir sobre as implicações dos recursos de geração de textos na constituição autoral do sujeito universitário. Ancoramo-nos em estudos de perspectiva enunciativa que concebem as práticas discursivas em interação, ou seja, sob uma ótica discursiva marcada pela alteridade, pelo dialogismo e pela responsividade. Para examinar as práticas enunciativas e autorais dos sujeitos no diálogo entre linguagem e discurso, estabelecemos uma interface entre o quadro discursivo dialógico e as contribuições de pesquisadores alinhados à Análise do Discurso (AD). Por fim, apontamos para um desafio: ler esse “arquivo” de inteligência artificial sob o prisma da comunidade universitária sempre em interface com os saberes que dela se descortinam. |
id |
PUC_MG-2_0d0705c5b28d449f2649fe1af35d9840 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31015 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIALDiscursoSujeitoAutoriaModelo de linguagemInteligência ArtificialEste artigo constitui um desdobramento da exposição dos autores, em um dos encontros promovidos no âmbito do projeto “Diálogos pertinentes” cuja temática foi a reflexão sobre a questão das novas tecnologias, tendo em vista os avanços decorrentes da Inteligência Artificial (IA), cada vez mais presente em nossa vida. O foco do estudo recairá sobre a interação dos sujeitos universitários com os objetos do conhecimento, frente às possibilidades trazidas pelas ferramentas de geração de textos. Pretendemos examinar possíveis repercussões de usos da ferramenta ChatGPT no processo de formação acadêmica e profissional, e refletir sobre as implicações dos recursos de geração de textos na constituição autoral do sujeito universitário. Ancoramo-nos em estudos de perspectiva enunciativa que concebem as práticas discursivas em interação, ou seja, sob uma ótica discursiva marcada pela alteridade, pelo dialogismo e pela responsividade. Para examinar as práticas enunciativas e autorais dos sujeitos no diálogo entre linguagem e discurso, estabelecemos uma interface entre o quadro discursivo dialógico e as contribuições de pesquisadores alinhados à Análise do Discurso (AD). Por fim, apontamos para um desafio: ler esse “arquivo” de inteligência artificial sob o prisma da comunidade universitária sempre em interface com os saberes que dela se descortinam.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2023-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/3101510.5752/P.2177-6342.2023v14n27p54-75Sapere Aude; v. 14 n. 27 (2023): FILOSOFIA, LITERATURA E NOVAS LINGUAGENS; 54-75Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 14 No 27 (2023): FILOSOFIA, LITERATURA E NOVAS LINGUAGENS; 54-752177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015/20977Copyright (c) 2023 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Robson Figueiredo Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira 2023-08-02T19:50:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31015Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-08-02T19:50:51Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
title |
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
spellingShingle |
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Brito, Robson Figueiredo Discurso Sujeito Autoria Modelo de linguagem Inteligência Artificial |
title_short |
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
title_full |
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
title_fullStr |
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
title_full_unstemmed |
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
title_sort |
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
author |
Brito, Robson Figueiredo |
author_facet |
Brito, Robson Figueiredo Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Robson Figueiredo Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Sujeito Autoria Modelo de linguagem Inteligência Artificial |
topic |
Discurso Sujeito Autoria Modelo de linguagem Inteligência Artificial |
description |
Este artigo constitui um desdobramento da exposição dos autores, em um dos encontros promovidos no âmbito do projeto “Diálogos pertinentes” cuja temática foi a reflexão sobre a questão das novas tecnologias, tendo em vista os avanços decorrentes da Inteligência Artificial (IA), cada vez mais presente em nossa vida. O foco do estudo recairá sobre a interação dos sujeitos universitários com os objetos do conhecimento, frente às possibilidades trazidas pelas ferramentas de geração de textos. Pretendemos examinar possíveis repercussões de usos da ferramenta ChatGPT no processo de formação acadêmica e profissional, e refletir sobre as implicações dos recursos de geração de textos na constituição autoral do sujeito universitário. Ancoramo-nos em estudos de perspectiva enunciativa que concebem as práticas discursivas em interação, ou seja, sob uma ótica discursiva marcada pela alteridade, pelo dialogismo e pela responsividade. Para examinar as práticas enunciativas e autorais dos sujeitos no diálogo entre linguagem e discurso, estabelecemos uma interface entre o quadro discursivo dialógico e as contribuições de pesquisadores alinhados à Análise do Discurso (AD). Por fim, apontamos para um desafio: ler esse “arquivo” de inteligência artificial sob o prisma da comunidade universitária sempre em interface com os saberes que dela se descortinam. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015 10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p54-75 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p54-75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015/20977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Sapere Aude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Sapere Aude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 14 n. 27 (2023): FILOSOFIA, LITERATURA E NOVAS LINGUAGENS; 54-75 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 14 No 27 (2023): FILOSOFIA, LITERATURA E NOVAS LINGUAGENS; 54-75 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042344241496064 |