A história como catástrofe em Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Vanessa Madrona Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832
Resumo: Em Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origem do drama barroco alemão) Walter Benjamin elabora uma reflexão crítica sobre um certo dizer (a concepção de história do século XVII) para compreender um outro - sua própria época, a Alemanha dos anos 20. Analisa textos dos dramas barrocos em seus elementos compositivos – os temas dos dramas, as exigências para a formação de um dramaturgo no século XVII, os elementos cênicos, as personagens, a linguagem, o cenário, etc. Nossa proposta é, a partir desse trabalho benjaminiano apresentar o vínculo entre o drama barroco (Trauerspiel) e os acontecimentos históricos seiscentistas marcados pela violência que se concretiza numa sucessão de catástrofes – naturais e históricas. O conteúdo do Trauerspiel está indissoluvelmente relacionado com a forma fragmentada da exposição alegórica. Indica a história humana como experiência da morte, da ruína, da catástrofe. O homem encontra-se desolado entre os objetos mortos e apenas na alegoria descobre uma possibilidade de redenção. É este o cenário para a compreensão da história como catástrofe em Walter Benjamin, que nos propomos a apresentar. In Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origin of German Tragic Drama) Walter Benjamin elaborates a critical reflection on a certain saying (the idea of history from the seventeenth century) to understand another one - their own time, the Germany from the 20s. The philosopher examines drama texts in its baroque compositional elements - the themes of the dramas, the requirements for the formation of a playwright in the seventeenth century, the scenic elements, the characters, the language, the setting, etc. Our proposal, from Benjamin's work, is to provide the link between the Baroque drama (Trauerspiel) and the seventeenth-century historical events marked by violence that is concretized in a succession of disasters - natural and historical. The content of Trauerspiel is inextricably associated with the fragmented form of allegorical exposition. It indicates human history as the experience of death, ruin, and catastrophe. The man lies desolate among the dead objects and only in allegory finds a chance for redemption. This is the scenario for the understanding of history as catastrophe in Walter Benjamin, which we propose to submit.
id PUC_MG-2_0f1cf314d98147875ed596a5a06abc20
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8832
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A história como catástrofe em Walter BenjaminEm Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origem do drama barroco alemão) Walter Benjamin elabora uma reflexão crítica sobre um certo dizer (a concepção de história do século XVII) para compreender um outro - sua própria época, a Alemanha dos anos 20. Analisa textos dos dramas barrocos em seus elementos compositivos – os temas dos dramas, as exigências para a formação de um dramaturgo no século XVII, os elementos cênicos, as personagens, a linguagem, o cenário, etc. Nossa proposta é, a partir desse trabalho benjaminiano apresentar o vínculo entre o drama barroco (Trauerspiel) e os acontecimentos históricos seiscentistas marcados pela violência que se concretiza numa sucessão de catástrofes – naturais e históricas. O conteúdo do Trauerspiel está indissoluvelmente relacionado com a forma fragmentada da exposição alegórica. Indica a história humana como experiência da morte, da ruína, da catástrofe. O homem encontra-se desolado entre os objetos mortos e apenas na alegoria descobre uma possibilidade de redenção. É este o cenário para a compreensão da história como catástrofe em Walter Benjamin, que nos propomos a apresentar. In Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origin of German Tragic Drama) Walter Benjamin elaborates a critical reflection on a certain saying (the idea of history from the seventeenth century) to understand another one - their own time, the Germany from the 20s. The philosopher examines drama texts in its baroque compositional elements - the themes of the dramas, the requirements for the formation of a playwright in the seventeenth century, the scenic elements, the characters, the language, the setting, etc. Our proposal, from Benjamin's work, is to provide the link between the Baroque drama (Trauerspiel) and the seventeenth-century historical events marked by violence that is concretized in a succession of disasters - natural and historical. The content of Trauerspiel is inextricably associated with the fragmented form of allegorical exposition. It indicates human history as the experience of death, ruin, and catastrophe. The man lies desolate among the dead objects and only in allegory finds a chance for redemption. This is the scenario for the understanding of history as catastrophe in Walter Benjamin, which we propose to submit.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832Sapere Aude; v. 5 n. 10 (2014): DOSSIÊ METAFÍSICA E CONTEMPORANEIDADE; 168-185Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 5 No 10 (2014): DOSSIÊ METAFÍSICA E CONTEMPORANEIDADE; 168-1852177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832/pdfSalles, Vanessa Madrona Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T03:04:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8832Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T03:04:50Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A história como catástrofe em Walter Benjamin
title A história como catástrofe em Walter Benjamin
spellingShingle A história como catástrofe em Walter Benjamin
Salles, Vanessa Madrona Moreira
title_short A história como catástrofe em Walter Benjamin
title_full A história como catástrofe em Walter Benjamin
title_fullStr A história como catástrofe em Walter Benjamin
title_full_unstemmed A história como catástrofe em Walter Benjamin
title_sort A história como catástrofe em Walter Benjamin
author Salles, Vanessa Madrona Moreira
author_facet Salles, Vanessa Madrona Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Vanessa Madrona Moreira
description Em Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origem do drama barroco alemão) Walter Benjamin elabora uma reflexão crítica sobre um certo dizer (a concepção de história do século XVII) para compreender um outro - sua própria época, a Alemanha dos anos 20. Analisa textos dos dramas barrocos em seus elementos compositivos – os temas dos dramas, as exigências para a formação de um dramaturgo no século XVII, os elementos cênicos, as personagens, a linguagem, o cenário, etc. Nossa proposta é, a partir desse trabalho benjaminiano apresentar o vínculo entre o drama barroco (Trauerspiel) e os acontecimentos históricos seiscentistas marcados pela violência que se concretiza numa sucessão de catástrofes – naturais e históricas. O conteúdo do Trauerspiel está indissoluvelmente relacionado com a forma fragmentada da exposição alegórica. Indica a história humana como experiência da morte, da ruína, da catástrofe. O homem encontra-se desolado entre os objetos mortos e apenas na alegoria descobre uma possibilidade de redenção. É este o cenário para a compreensão da história como catástrofe em Walter Benjamin, que nos propomos a apresentar. In Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origin of German Tragic Drama) Walter Benjamin elaborates a critical reflection on a certain saying (the idea of history from the seventeenth century) to understand another one - their own time, the Germany from the 20s. The philosopher examines drama texts in its baroque compositional elements - the themes of the dramas, the requirements for the formation of a playwright in the seventeenth century, the scenic elements, the characters, the language, the setting, etc. Our proposal, from Benjamin's work, is to provide the link between the Baroque drama (Trauerspiel) and the seventeenth-century historical events marked by violence that is concretized in a succession of disasters - natural and historical. The content of Trauerspiel is inextricably associated with the fragmented form of allegorical exposition. It indicates human history as the experience of death, ruin, and catastrophe. The man lies desolate among the dead objects and only in allegory finds a chance for redemption. This is the scenario for the understanding of history as catastrophe in Walter Benjamin, which we propose to submit.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 5 n. 10 (2014): DOSSIÊ METAFÍSICA E CONTEMPORANEIDADE; 168-185
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 5 No 10 (2014): DOSSIÊ METAFÍSICA E CONTEMPORANEIDADE; 168-185
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042343684702208