A história como catástrofe em Walter Benjamin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832 |
Resumo: | Em Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origem do drama barroco alemão) Walter Benjamin elabora uma reflexão crítica sobre um certo dizer (a concepção de história do século XVII) para compreender um outro - sua própria época, a Alemanha dos anos 20. Analisa textos dos dramas barrocos em seus elementos compositivos – os temas dos dramas, as exigências para a formação de um dramaturgo no século XVII, os elementos cênicos, as personagens, a linguagem, o cenário, etc. Nossa proposta é, a partir desse trabalho benjaminiano apresentar o vínculo entre o drama barroco (Trauerspiel) e os acontecimentos históricos seiscentistas marcados pela violência que se concretiza numa sucessão de catástrofes – naturais e históricas. O conteúdo do Trauerspiel está indissoluvelmente relacionado com a forma fragmentada da exposição alegórica. Indica a história humana como experiência da morte, da ruína, da catástrofe. O homem encontra-se desolado entre os objetos mortos e apenas na alegoria descobre uma possibilidade de redenção. É este o cenário para a compreensão da história como catástrofe em Walter Benjamin, que nos propomos a apresentar. In Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origin of German Tragic Drama) Walter Benjamin elaborates a critical reflection on a certain saying (the idea of history from the seventeenth century) to understand another one - their own time, the Germany from the 20s. The philosopher examines drama texts in its baroque compositional elements - the themes of the dramas, the requirements for the formation of a playwright in the seventeenth century, the scenic elements, the characters, the language, the setting, etc. Our proposal, from Benjamin's work, is to provide the link between the Baroque drama (Trauerspiel) and the seventeenth-century historical events marked by violence that is concretized in a succession of disasters - natural and historical. The content of Trauerspiel is inextricably associated with the fragmented form of allegorical exposition. It indicates human history as the experience of death, ruin, and catastrophe. The man lies desolate among the dead objects and only in allegory finds a chance for redemption. This is the scenario for the understanding of history as catastrophe in Walter Benjamin, which we propose to submit. |
id |
PUC_MG-2_0f1cf314d98147875ed596a5a06abc20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8832 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A história como catástrofe em Walter BenjaminEm Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origem do drama barroco alemão) Walter Benjamin elabora uma reflexão crítica sobre um certo dizer (a concepção de história do século XVII) para compreender um outro - sua própria época, a Alemanha dos anos 20. Analisa textos dos dramas barrocos em seus elementos compositivos – os temas dos dramas, as exigências para a formação de um dramaturgo no século XVII, os elementos cênicos, as personagens, a linguagem, o cenário, etc. Nossa proposta é, a partir desse trabalho benjaminiano apresentar o vínculo entre o drama barroco (Trauerspiel) e os acontecimentos históricos seiscentistas marcados pela violência que se concretiza numa sucessão de catástrofes – naturais e históricas. O conteúdo do Trauerspiel está indissoluvelmente relacionado com a forma fragmentada da exposição alegórica. Indica a história humana como experiência da morte, da ruína, da catástrofe. O homem encontra-se desolado entre os objetos mortos e apenas na alegoria descobre uma possibilidade de redenção. É este o cenário para a compreensão da história como catástrofe em Walter Benjamin, que nos propomos a apresentar. In Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origin of German Tragic Drama) Walter Benjamin elaborates a critical reflection on a certain saying (the idea of history from the seventeenth century) to understand another one - their own time, the Germany from the 20s. The philosopher examines drama texts in its baroque compositional elements - the themes of the dramas, the requirements for the formation of a playwright in the seventeenth century, the scenic elements, the characters, the language, the setting, etc. Our proposal, from Benjamin's work, is to provide the link between the Baroque drama (Trauerspiel) and the seventeenth-century historical events marked by violence that is concretized in a succession of disasters - natural and historical. The content of Trauerspiel is inextricably associated with the fragmented form of allegorical exposition. It indicates human history as the experience of death, ruin, and catastrophe. The man lies desolate among the dead objects and only in allegory finds a chance for redemption. This is the scenario for the understanding of history as catastrophe in Walter Benjamin, which we propose to submit.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832Sapere Aude; v. 5 n. 10 (2014): DOSSIÊ METAFÍSICA E CONTEMPORANEIDADE; 168-185Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 5 No 10 (2014): DOSSIÊ METAFÍSICA E CONTEMPORANEIDADE; 168-1852177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832/pdfSalles, Vanessa Madrona Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T03:04:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8832Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T03:04:50Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história como catástrofe em Walter Benjamin |
title |
A história como catástrofe em Walter Benjamin |
spellingShingle |
A história como catástrofe em Walter Benjamin Salles, Vanessa Madrona Moreira |
title_short |
A história como catástrofe em Walter Benjamin |
title_full |
A história como catástrofe em Walter Benjamin |
title_fullStr |
A história como catástrofe em Walter Benjamin |
title_full_unstemmed |
A história como catástrofe em Walter Benjamin |
title_sort |
A história como catástrofe em Walter Benjamin |
author |
Salles, Vanessa Madrona Moreira |
author_facet |
Salles, Vanessa Madrona Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salles, Vanessa Madrona Moreira |
description |
Em Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origem do drama barroco alemão) Walter Benjamin elabora uma reflexão crítica sobre um certo dizer (a concepção de história do século XVII) para compreender um outro - sua própria época, a Alemanha dos anos 20. Analisa textos dos dramas barrocos em seus elementos compositivos – os temas dos dramas, as exigências para a formação de um dramaturgo no século XVII, os elementos cênicos, as personagens, a linguagem, o cenário, etc. Nossa proposta é, a partir desse trabalho benjaminiano apresentar o vínculo entre o drama barroco (Trauerspiel) e os acontecimentos históricos seiscentistas marcados pela violência que se concretiza numa sucessão de catástrofes – naturais e históricas. O conteúdo do Trauerspiel está indissoluvelmente relacionado com a forma fragmentada da exposição alegórica. Indica a história humana como experiência da morte, da ruína, da catástrofe. O homem encontra-se desolado entre os objetos mortos e apenas na alegoria descobre uma possibilidade de redenção. É este o cenário para a compreensão da história como catástrofe em Walter Benjamin, que nos propomos a apresentar. In Ursprung der deutschen Trauerspiel (Origin of German Tragic Drama) Walter Benjamin elaborates a critical reflection on a certain saying (the idea of history from the seventeenth century) to understand another one - their own time, the Germany from the 20s. The philosopher examines drama texts in its baroque compositional elements - the themes of the dramas, the requirements for the formation of a playwright in the seventeenth century, the scenic elements, the characters, the language, the setting, etc. Our proposal, from Benjamin's work, is to provide the link between the Baroque drama (Trauerspiel) and the seventeenth-century historical events marked by violence that is concretized in a succession of disasters - natural and historical. The content of Trauerspiel is inextricably associated with the fragmented form of allegorical exposition. It indicates human history as the experience of death, ruin, and catastrophe. The man lies desolate among the dead objects and only in allegory finds a chance for redemption. This is the scenario for the understanding of history as catastrophe in Walter Benjamin, which we propose to submit. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/8832/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 5 n. 10 (2014): DOSSIÊ METAFÍSICA E CONTEMPORANEIDADE; 168-185 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 5 No 10 (2014): DOSSIÊ METAFÍSICA E CONTEMPORANEIDADE; 168-185 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042343684702208 |