A CAVERNA DE PLATÃO EM TRÊS ATOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/16312 |
Resumo: | O texto que segue tem como objetivo ensaiar uma reconstrução dramática da Alegoria da Caverna, presente no sétimo livro da República de Platão. Proporemos uma divisão em três atos, sendo o primeiro composto pela descrição (i) do lugar da encenação como uma prisão e (ii) a condição das personagens como prisioneiros; o segundo, composto pela descrição (i) da instância de libertação de um dos cativos e (ii) dos avatares do caminho para fora da caverna por ele percorrido; o terceiro, composto pela descrição do processo que leva à volta à caverna. Proporemos, nesta base, um esboço do arco de transformação da personagem do prisioneiro liberado na sequência (i) prisioneiro, (ii) liberto, (iii) sujeito esclarecido, (iv) redentor e, finalmente, (v) mártir. Sugeriremos a existência de (i) dois pontos de giro da trama e (ii) dois deus ex machina, procurando destacar o caráter trágico da construção. |
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A CAVERNA DE PLATÃO EM TRÊS ATOSConhecimento. Ignorância. Modelo. Cópia.O texto que segue tem como objetivo ensaiar uma reconstrução dramática da Alegoria da Caverna, presente no sétimo livro da República de Platão. Proporemos uma divisão em três atos, sendo o primeiro composto pela descrição (i) do lugar da encenação como uma prisão e (ii) a condição das personagens como prisioneiros; o segundo, composto pela descrição (i) da instância de libertação de um dos cativos e (ii) dos avatares do caminho para fora da caverna por ele percorrido; o terceiro, composto pela descrição do processo que leva à volta à caverna. Proporemos, nesta base, um esboço do arco de transformação da personagem do prisioneiro liberado na sequência (i) prisioneiro, (ii) liberto, (iii) sujeito esclarecido, (iv) redentor e, finalmente, (v) mártir. Sugeriremos a existência de (i) dois pontos de giro da trama e (ii) dois deus ex machina, procurando destacar o caráter trágico da construção.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2018-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1631210.5752/P.2177-6342.2018v9n17p303-308Sapere Aude; v. 9 n. 17 (2018): DOSSIÊ: DEMOCRACIA EM CRISE; 303-308Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 9 No 17 (2018): DOSSIÊ: DEMOCRACIA EM CRISE; 303-3082177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/16312/13412Copyright (c) 2018 Sapere Aude - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Rugnitz, Natalia2019-09-13T19:35:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16312Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2019-09-13T19:35:42Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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