O trabalho do aluno é aprender [com arte]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Flavia Amaral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675
Resumo: O fazer para a Matética de Papert não é um fazer qualquer, é um fazer com arte, uma experiência estética. O princípio matético central sugere deixar o aluno “fazer algo de seu interesse”, pois o trabalho do aluno é aprender, aprender com arte. Neste sentido, faz-se necessário conceituar o trabalho para o desenvolvimento do Ser e do Ser Social, em seus aspectos teleológicos, no significado dos processos de tomada de decisão durante o fazer para realizar um determinado fim e suas implicações para a consciência humana para transpormos o paradigma do Fazer e Compreender (cognitivista e epistêmico) para integrar numa única unidade do Fazer ao Ser e Conviver para Compreender, resgatando a ontologia do ser humano em processos educativos. A Matética na abordagem da estética de Lukács adquire um novo significado: tanto o aprender como o ensinar, enquanto trabalhos de alunos e professores, propiciam o desenvolvimento do homem inteiramente. Ao fazer sua obra de arte, alunos (e professor) podem desenvolver a consciência de Si (aprender a ser) ao mesmo tempo que ascendem a consciência Para-Nós (aprender a conviver) para compreender. Simultaneamente a este processo de apropriação, o aluno/professor toma consciência de Si (sua potência e se empodera) e, simultaneamente, ao tomar consciência do valor adicionado de seu trabalho, toma consciência do Ser para-Nós, do sentido social de seu trabalho.
id PUC_MG-2_438e19b7eb1bb4a6a6a29e3d795c1cae
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9675
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O trabalho do aluno é aprender [com arte]Estética luckacsianaaprendizagemmatéticatrabalho socialconsciência.O fazer para a Matética de Papert não é um fazer qualquer, é um fazer com arte, uma experiência estética. O princípio matético central sugere deixar o aluno “fazer algo de seu interesse”, pois o trabalho do aluno é aprender, aprender com arte. Neste sentido, faz-se necessário conceituar o trabalho para o desenvolvimento do Ser e do Ser Social, em seus aspectos teleológicos, no significado dos processos de tomada de decisão durante o fazer para realizar um determinado fim e suas implicações para a consciência humana para transpormos o paradigma do Fazer e Compreender (cognitivista e epistêmico) para integrar numa única unidade do Fazer ao Ser e Conviver para Compreender, resgatando a ontologia do ser humano em processos educativos. A Matética na abordagem da estética de Lukács adquire um novo significado: tanto o aprender como o ensinar, enquanto trabalhos de alunos e professores, propiciam o desenvolvimento do homem inteiramente. Ao fazer sua obra de arte, alunos (e professor) podem desenvolver a consciência de Si (aprender a ser) ao mesmo tempo que ascendem a consciência Para-Nós (aprender a conviver) para compreender. Simultaneamente a este processo de apropriação, o aluno/professor toma consciência de Si (sua potência e se empodera) e, simultaneamente, ao tomar consciência do valor adicionado de seu trabalho, toma consciência do Ser para-Nós, do sentido social de seu trabalho.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2015-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675Sapere Aude; v. 6 n. 11 (2015): Dossiê Marxismo e Teoria Crítica; 338-348Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 6 No 11 (2015): Dossiê Marxismo e Teoria Crítica; 338-3482177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675/pdfRezende, Flavia Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T03:07:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9675Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T03:07:21Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho do aluno é aprender [com arte]
title O trabalho do aluno é aprender [com arte]
spellingShingle O trabalho do aluno é aprender [com arte]
Rezende, Flavia Amaral
Estética luckacsiana
aprendizagem
matética
trabalho social
consciência.
title_short O trabalho do aluno é aprender [com arte]
title_full O trabalho do aluno é aprender [com arte]
title_fullStr O trabalho do aluno é aprender [com arte]
title_full_unstemmed O trabalho do aluno é aprender [com arte]
title_sort O trabalho do aluno é aprender [com arte]
author Rezende, Flavia Amaral
author_facet Rezende, Flavia Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Flavia Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Estética luckacsiana
aprendizagem
matética
trabalho social
consciência.
topic Estética luckacsiana
aprendizagem
matética
trabalho social
consciência.
description O fazer para a Matética de Papert não é um fazer qualquer, é um fazer com arte, uma experiência estética. O princípio matético central sugere deixar o aluno “fazer algo de seu interesse”, pois o trabalho do aluno é aprender, aprender com arte. Neste sentido, faz-se necessário conceituar o trabalho para o desenvolvimento do Ser e do Ser Social, em seus aspectos teleológicos, no significado dos processos de tomada de decisão durante o fazer para realizar um determinado fim e suas implicações para a consciência humana para transpormos o paradigma do Fazer e Compreender (cognitivista e epistêmico) para integrar numa única unidade do Fazer ao Ser e Conviver para Compreender, resgatando a ontologia do ser humano em processos educativos. A Matética na abordagem da estética de Lukács adquire um novo significado: tanto o aprender como o ensinar, enquanto trabalhos de alunos e professores, propiciam o desenvolvimento do homem inteiramente. Ao fazer sua obra de arte, alunos (e professor) podem desenvolver a consciência de Si (aprender a ser) ao mesmo tempo que ascendem a consciência Para-Nós (aprender a conviver) para compreender. Simultaneamente a este processo de apropriação, o aluno/professor toma consciência de Si (sua potência e se empodera) e, simultaneamente, ao tomar consciência do valor adicionado de seu trabalho, toma consciência do Ser para-Nós, do sentido social de seu trabalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 6 n. 11 (2015): Dossiê Marxismo e Teoria Crítica; 338-348
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 6 No 11 (2015): Dossiê Marxismo e Teoria Crítica; 338-348
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042343698333696