O trabalho do aluno é aprender [com arte]
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675 |
Resumo: | O fazer para a Matética de Papert não é um fazer qualquer, é um fazer com arte, uma experiência estética. O princípio matético central sugere deixar o aluno “fazer algo de seu interesse”, pois o trabalho do aluno é aprender, aprender com arte. Neste sentido, faz-se necessário conceituar o trabalho para o desenvolvimento do Ser e do Ser Social, em seus aspectos teleológicos, no significado dos processos de tomada de decisão durante o fazer para realizar um determinado fim e suas implicações para a consciência humana para transpormos o paradigma do Fazer e Compreender (cognitivista e epistêmico) para integrar numa única unidade do Fazer ao Ser e Conviver para Compreender, resgatando a ontologia do ser humano em processos educativos. A Matética na abordagem da estética de Lukács adquire um novo significado: tanto o aprender como o ensinar, enquanto trabalhos de alunos e professores, propiciam o desenvolvimento do homem inteiramente. Ao fazer sua obra de arte, alunos (e professor) podem desenvolver a consciência de Si (aprender a ser) ao mesmo tempo que ascendem a consciência Para-Nós (aprender a conviver) para compreender. Simultaneamente a este processo de apropriação, o aluno/professor toma consciência de Si (sua potência e se empodera) e, simultaneamente, ao tomar consciência do valor adicionado de seu trabalho, toma consciência do Ser para-Nós, do sentido social de seu trabalho. |
id |
PUC_MG-2_438e19b7eb1bb4a6a6a29e3d795c1cae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9675 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho do aluno é aprender [com arte]Estética luckacsianaaprendizagemmatéticatrabalho socialconsciência.O fazer para a Matética de Papert não é um fazer qualquer, é um fazer com arte, uma experiência estética. O princípio matético central sugere deixar o aluno “fazer algo de seu interesse”, pois o trabalho do aluno é aprender, aprender com arte. Neste sentido, faz-se necessário conceituar o trabalho para o desenvolvimento do Ser e do Ser Social, em seus aspectos teleológicos, no significado dos processos de tomada de decisão durante o fazer para realizar um determinado fim e suas implicações para a consciência humana para transpormos o paradigma do Fazer e Compreender (cognitivista e epistêmico) para integrar numa única unidade do Fazer ao Ser e Conviver para Compreender, resgatando a ontologia do ser humano em processos educativos. A Matética na abordagem da estética de Lukács adquire um novo significado: tanto o aprender como o ensinar, enquanto trabalhos de alunos e professores, propiciam o desenvolvimento do homem inteiramente. Ao fazer sua obra de arte, alunos (e professor) podem desenvolver a consciência de Si (aprender a ser) ao mesmo tempo que ascendem a consciência Para-Nós (aprender a conviver) para compreender. Simultaneamente a este processo de apropriação, o aluno/professor toma consciência de Si (sua potência e se empodera) e, simultaneamente, ao tomar consciência do valor adicionado de seu trabalho, toma consciência do Ser para-Nós, do sentido social de seu trabalho.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2015-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675Sapere Aude; v. 6 n. 11 (2015): Dossiê Marxismo e Teoria Crítica; 338-348Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 6 No 11 (2015): Dossiê Marxismo e Teoria Crítica; 338-3482177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675/pdfRezende, Flavia Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T03:07:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9675Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T03:07:21Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho do aluno é aprender [com arte] |
title |
O trabalho do aluno é aprender [com arte] |
spellingShingle |
O trabalho do aluno é aprender [com arte] Rezende, Flavia Amaral Estética luckacsiana aprendizagem matética trabalho social consciência. |
title_short |
O trabalho do aluno é aprender [com arte] |
title_full |
O trabalho do aluno é aprender [com arte] |
title_fullStr |
O trabalho do aluno é aprender [com arte] |
title_full_unstemmed |
O trabalho do aluno é aprender [com arte] |
title_sort |
O trabalho do aluno é aprender [com arte] |
author |
Rezende, Flavia Amaral |
author_facet |
Rezende, Flavia Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Flavia Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética luckacsiana aprendizagem matética trabalho social consciência. |
topic |
Estética luckacsiana aprendizagem matética trabalho social consciência. |
description |
O fazer para a Matética de Papert não é um fazer qualquer, é um fazer com arte, uma experiência estética. O princípio matético central sugere deixar o aluno “fazer algo de seu interesse”, pois o trabalho do aluno é aprender, aprender com arte. Neste sentido, faz-se necessário conceituar o trabalho para o desenvolvimento do Ser e do Ser Social, em seus aspectos teleológicos, no significado dos processos de tomada de decisão durante o fazer para realizar um determinado fim e suas implicações para a consciência humana para transpormos o paradigma do Fazer e Compreender (cognitivista e epistêmico) para integrar numa única unidade do Fazer ao Ser e Conviver para Compreender, resgatando a ontologia do ser humano em processos educativos. A Matética na abordagem da estética de Lukács adquire um novo significado: tanto o aprender como o ensinar, enquanto trabalhos de alunos e professores, propiciam o desenvolvimento do homem inteiramente. Ao fazer sua obra de arte, alunos (e professor) podem desenvolver a consciência de Si (aprender a ser) ao mesmo tempo que ascendem a consciência Para-Nós (aprender a conviver) para compreender. Simultaneamente a este processo de apropriação, o aluno/professor toma consciência de Si (sua potência e se empodera) e, simultaneamente, ao tomar consciência do valor adicionado de seu trabalho, toma consciência do Ser para-Nós, do sentido social de seu trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9675/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 6 n. 11 (2015): Dossiê Marxismo e Teoria Crítica; 338-348 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 6 No 11 (2015): Dossiê Marxismo e Teoria Crítica; 338-348 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042343698333696 |