DA POSSIBILIDADE DA FORMAÇÃO DE “CONHECIMENTOS NOVOS” POR PARTE DA “ALMA SEPARADA”, NO “ESTADO POST-MORTEM”, SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/25318 |
Resumo: | É sabido que Tomás de Aquino é adepto da antropologia aristotélica, segunda a qual o homem é concebido como uma “unidade substancial” de corpo e alma. Entretanto, como cristão, Tomás de Aquino se afasta do Mestre no que se refere ao destino final da alma, afirmando a sua imortalidade. O presente artigo se propõe a averiguar e demonstrar não simplesmente, ou propriamente, se a alma sobrevive pós-morte do corpo. Este já é um pressuposto dado. O que queremos demonstrar é que, em Tomás de Aquino, para além de uma sobrevivência, no “estado post-mortem”, a alma (i) tem consciência de si mesma; (ii) que por reconhecer a si mesma, ela está de posse das suas faculdades intelectivas; (iii) que tem ciência de si e de seu intelecto, por isso opera ou compõe “conhecimentos novos”, a partir compõe “conhecimentos novos”, seja a partir dos “novos conhecimentos” já adquiridos quando de sua união com o corpo, mas não só isso, pois chega até a admitir que ela possa construir “conhecimentos novos” a partir da inter-relação espiritual com outras almas, no além. |
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DA POSSIBILIDADE DA FORMAÇÃO DE “CONHECIMENTOS NOVOS” POR PARTE DA “ALMA SEPARADA”, NO “ESTADO POST-MORTEM”, SEGUNDO TOMÁS DE AQUINOTomás de AquinoEstado post-mortemAlma separadaConhecimentos novosÉ sabido que Tomás de Aquino é adepto da antropologia aristotélica, segunda a qual o homem é concebido como uma “unidade substancial” de corpo e alma. Entretanto, como cristão, Tomás de Aquino se afasta do Mestre no que se refere ao destino final da alma, afirmando a sua imortalidade. O presente artigo se propõe a averiguar e demonstrar não simplesmente, ou propriamente, se a alma sobrevive pós-morte do corpo. Este já é um pressuposto dado. O que queremos demonstrar é que, em Tomás de Aquino, para além de uma sobrevivência, no “estado post-mortem”, a alma (i) tem consciência de si mesma; (ii) que por reconhecer a si mesma, ela está de posse das suas faculdades intelectivas; (iii) que tem ciência de si e de seu intelecto, por isso opera ou compõe “conhecimentos novos”, a partir compõe “conhecimentos novos”, seja a partir dos “novos conhecimentos” já adquiridos quando de sua união com o corpo, mas não só isso, pois chega até a admitir que ela possa construir “conhecimentos novos” a partir da inter-relação espiritual com outras almas, no além. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2531810.5752/P.2177-6342.2020v11n22p366-378Sapere Aude; v. 11 n. 22 (2020): FILOSOFIA MEDIEVAL: CONHECIMENTO, VONTADE E ARTE; 366-378Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 11 No 22 (2020): FILOSOFIA MEDIEVAL: CONHECIMENTO, VONTADE E ARTE; 366-3782177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/25318/17624Silva, Edson Gonçalves Costa, Marcos Roberto Nunes info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:33:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25318Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2021-01-06T17:33:29Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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