DIREITO E ESTADO NA QUESTÃO DA TOLERÂNCIA EM MONTESQUIEU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Igor Moraes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31885
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar as ligações entre direito, Estado e tolerância no pensamento de Montesquieu, a partir de suas análises acerca das religiões da Antiguidade. Mais especificamente, pretende-se apurar se, para ele, o direito exerce algum papel junto ao Estado no jogo de equilíbrio entre religião e política. Para tanto, examinar-se-á diversos escritos do autor, a começar pela sua Dissertação sobre a política dos romanos na religião, passando por textos célebres como Cartas Persas e O espírito das leis, de modo a aferir como ele direciona a história de Roma para uma crítica às pretensões políticas do cristianismo na Modernidade, em um contexto de recorrentes conflitos religiosos na Europa. Nesse trajeto, verificar-se-á que, embora os preceitos religiosos sejam convenientes para fins de regulação social, a lei civil é invocada para traçar limites às intenções expansivas e exclusivistas das religiões, em especial as monoteístas e, em particular, a cristã. Nesse sentido, concluir-se-á que o direito atua como instrumento dos Estados modernos para balizar as religiões, que devem ser toleradas dentro dos limites da lei, e assim efetivar um mínimo de tolerância religiosa que permita garantir o respeito às liberdades individuais.
id PUC_MG-2_4aee0cf3eca2f3744a5bfab5955d3d24
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31885
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling DIREITO E ESTADO NA QUESTÃO DA TOLERÂNCIA EM MONTESQUIEUMontesquieureligiãodireitoEstadopolíticatolerânciaO presente artigo tem como objetivo investigar as ligações entre direito, Estado e tolerância no pensamento de Montesquieu, a partir de suas análises acerca das religiões da Antiguidade. Mais especificamente, pretende-se apurar se, para ele, o direito exerce algum papel junto ao Estado no jogo de equilíbrio entre religião e política. Para tanto, examinar-se-á diversos escritos do autor, a começar pela sua Dissertação sobre a política dos romanos na religião, passando por textos célebres como Cartas Persas e O espírito das leis, de modo a aferir como ele direciona a história de Roma para uma crítica às pretensões políticas do cristianismo na Modernidade, em um contexto de recorrentes conflitos religiosos na Europa. Nesse trajeto, verificar-se-á que, embora os preceitos religiosos sejam convenientes para fins de regulação social, a lei civil é invocada para traçar limites às intenções expansivas e exclusivistas das religiões, em especial as monoteístas e, em particular, a cristã. Nesse sentido, concluir-se-á que o direito atua como instrumento dos Estados modernos para balizar as religiões, que devem ser toleradas dentro dos limites da lei, e assim efetivar um mínimo de tolerância religiosa que permita garantir o respeito às liberdades individuais.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2023-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/3188510.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p195-219Sapere Aude; v. 1 n. 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL: LUZES; 195-219Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 1 No 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL: LUZES; 195-2192177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31885/21540Copyright (c) 2023 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Igor Moraes 2023-12-06T17:59:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31885Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-12-06T17:59:10Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv DIREITO E ESTADO NA QUESTÃO DA TOLERÂNCIA EM MONTESQUIEU
title DIREITO E ESTADO NA QUESTÃO DA TOLERÂNCIA EM MONTESQUIEU
spellingShingle DIREITO E ESTADO NA QUESTÃO DA TOLERÂNCIA EM MONTESQUIEU
Santos, Igor Moraes
Montesquieu
religião
direito
Estado
política
tolerância
title_short DIREITO E ESTADO NA QUESTÃO DA TOLERÂNCIA EM MONTESQUIEU
title_full DIREITO E ESTADO NA QUESTÃO DA TOLERÂNCIA EM MONTESQUIEU
title_fullStr DIREITO E ESTADO NA QUESTÃO DA TOLERÂNCIA EM MONTESQUIEU
title_full_unstemmed DIREITO E ESTADO NA QUESTÃO DA TOLERÂNCIA EM MONTESQUIEU
title_sort DIREITO E ESTADO NA QUESTÃO DA TOLERÂNCIA EM MONTESQUIEU
author Santos, Igor Moraes
author_facet Santos, Igor Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Igor Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Montesquieu
religião
direito
Estado
política
tolerância
topic Montesquieu
religião
direito
Estado
política
tolerância
description O presente artigo tem como objetivo investigar as ligações entre direito, Estado e tolerância no pensamento de Montesquieu, a partir de suas análises acerca das religiões da Antiguidade. Mais especificamente, pretende-se apurar se, para ele, o direito exerce algum papel junto ao Estado no jogo de equilíbrio entre religião e política. Para tanto, examinar-se-á diversos escritos do autor, a começar pela sua Dissertação sobre a política dos romanos na religião, passando por textos célebres como Cartas Persas e O espírito das leis, de modo a aferir como ele direciona a história de Roma para uma crítica às pretensões políticas do cristianismo na Modernidade, em um contexto de recorrentes conflitos religiosos na Europa. Nesse trajeto, verificar-se-á que, embora os preceitos religiosos sejam convenientes para fins de regulação social, a lei civil é invocada para traçar limites às intenções expansivas e exclusivistas das religiões, em especial as monoteístas e, em particular, a cristã. Nesse sentido, concluir-se-á que o direito atua como instrumento dos Estados modernos para balizar as religiões, que devem ser toleradas dentro dos limites da lei, e assim efetivar um mínimo de tolerância religiosa que permita garantir o respeito às liberdades individuais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31885
10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p195-219
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31885
identifier_str_mv 10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p195-219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31885/21540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Sapere Aude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Sapere Aude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 1 n. 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL: LUZES; 195-219
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 1 No 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL: LUZES; 195-219
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042344561311744