MARXISMO OCIDENTAL: CAUSALIDADE E HISTÓRIA EM MERLEAU-PONTY
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/18759 |
Resumo: | Em As Aventuras da Dialética (1955) Merleau-Ponty cunhou o termo “Marxismo Ocidental” para designar certa perspectiva do materialismo histórico que afastava-se de leituras dogmáticas provenientes, principalmente, do partido soviético. Dessa forma, o artigo pretende, em primeiro lugar, revisitar a defesa que Merleau-Ponty faz da noção de práxis na década de 1940 ao apontá-la como conceito fundamental na articulação entre lógica e contingência na filosofia da história marxista. Em seguida, veremos como a aproximação inicial de Merleau-Ponty ao marxismo, na qual considerava-se o materialismo histórico como esquema teórico fundamental para desvelar a cadeia causal da história, ganha novos contornos durante os anos de 1950, quando uma reavaliação de suas posições (a partir do estruturalismo de Saussure) acaba por indicar o marxismo não como a única lente interpretativa da história, mas sim como uma perspectiva dentre outras, por mais privilegiada que seja. Dito isso, o artigo pretende, em sua conclusão, esboçar uma crítica a tal mudança de pensamento em Merleau-Ponty ao defendermos o materialismo histórico como a melhor teoria disponível para o desvelamento da causalidade histórica. |
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MARXISMO OCIDENTAL: CAUSALIDADE E HISTÓRIA EM MERLEAU-PONTYMarxismo. Marxismo Ocidental. Merleau-Ponty.Em As Aventuras da Dialética (1955) Merleau-Ponty cunhou o termo “Marxismo Ocidental” para designar certa perspectiva do materialismo histórico que afastava-se de leituras dogmáticas provenientes, principalmente, do partido soviético. Dessa forma, o artigo pretende, em primeiro lugar, revisitar a defesa que Merleau-Ponty faz da noção de práxis na década de 1940 ao apontá-la como conceito fundamental na articulação entre lógica e contingência na filosofia da história marxista. Em seguida, veremos como a aproximação inicial de Merleau-Ponty ao marxismo, na qual considerava-se o materialismo histórico como esquema teórico fundamental para desvelar a cadeia causal da história, ganha novos contornos durante os anos de 1950, quando uma reavaliação de suas posições (a partir do estruturalismo de Saussure) acaba por indicar o marxismo não como a única lente interpretativa da história, mas sim como uma perspectiva dentre outras, por mais privilegiada que seja. Dito isso, o artigo pretende, em sua conclusão, esboçar uma crítica a tal mudança de pensamento em Merleau-Ponty ao defendermos o materialismo histórico como a melhor teoria disponível para o desvelamento da causalidade histórica.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1875910.5752/P.2177-6342.2018v9n18p178-194Sapere Aude; v. 9 n. 18 (2018): DOSSIÊ: MARX 200 ANOS; 178-194Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 9 No 18 (2018): DOSSIÊ: MARX 200 ANOS; 178-1942177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/18759/14163Copyright (c) 2018 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenevides, Rodrigo Barbosa Gomes2019-09-13T19:35:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18759Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2019-09-13T19:35:17Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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