O A PRIORI HISTÓRICO DA DEDUÇÃO TRANSCENDENTAL KANTIANA: UM APORTE FOUCAULTIANO À LEITURA DE DIETER HENRICH
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/21225 |
Resumo: | Pretendemos investigar, a partir de um comentário de D. Henrich publicado em 1989 sobre o aspecto jurídico da Dedução transcendental, avançar alguns apontamentos sobre sua relação com o jusnaturalismo. Propusemo-nos uma estratégia diversa tanto da análise genética quanto da exegese estrutural, detendo-nos sobretudo em questões implícitas que se mostraram inevitáveis à compreensão do princípio admitido pela Dedução transcendental, o qual, por ser, segundo o próprio Kant, apenas um único e mesmo, não pode ser subtraído ao domínio especulativo da razão, donde a necessidade de estender suas implicações à razão prática. Por fim, invocando Foucault, tentamos mostrar que, pelo fato do jusnaturalismo de Kant ser diverso daquele atribuído ao pensamento clássico, o seu argumento não pode ser compreendido segundo os mesmos parâmetros daquele. |
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O A PRIORI HISTÓRICO DA DEDUÇÃO TRANSCENDENTAL KANTIANA: UM APORTE FOUCAULTIANO À LEITURA DE DIETER HENRICHDedução transcendentaljuridicidadejusnaturalismoa priori histórico.Pretendemos investigar, a partir de um comentário de D. Henrich publicado em 1989 sobre o aspecto jurídico da Dedução transcendental, avançar alguns apontamentos sobre sua relação com o jusnaturalismo. Propusemo-nos uma estratégia diversa tanto da análise genética quanto da exegese estrutural, detendo-nos sobretudo em questões implícitas que se mostraram inevitáveis à compreensão do princípio admitido pela Dedução transcendental, o qual, por ser, segundo o próprio Kant, apenas um único e mesmo, não pode ser subtraído ao domínio especulativo da razão, donde a necessidade de estender suas implicações à razão prática. Por fim, invocando Foucault, tentamos mostrar que, pelo fato do jusnaturalismo de Kant ser diverso daquele atribuído ao pensamento clássico, o seu argumento não pode ser compreendido segundo os mesmos parâmetros daquele.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2122510.5752/P.2177-6342.2019v10n20p662-680Sapere Aude; v. 10 n. 20 (2019): LINGUAGENS, INTOLERÂNCIA E DIALOGIA; 662-680Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 10 No 20 (2019): LINGUAGENS, INTOLERÂNCIA E DIALOGIA; 662-6802177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/21225/16297Copyright (c) 2019 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto, CaioGimbo, Fernando2021-01-06T15:20:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21225Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2021-01-06T15:20:27Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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