FILOSOFIA MORAL E TEORIA DA JUSTIÇA:
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/27516 |
Resumo: | Este trabalho defende, à luz da filosofia moral presente na obra Uma Teoria da Justiça de John Rawls, a possibilidade de convergência entre a deontologia procedimental e o teleologismo substancial em duas perspectivas: dentro da própria lógica rawlsiana, na qual haveria uma complementaridade entre o justo e o bem, conforme exposto por Denis Silveira, e na ótica da ética kantiana reivindicada por Rawls, a qual, segundo Gustavo França, possui estrutura teleológica. Demonstra-se a possibilidade de superação do embate subjacente nessa filosofia moral, enfrentado por Rawls, entre o universalismo (liberal) e o particularismo (comunitarista). Como base na pesquisa bibliográfica como metodologia, afirma-se que a busca legítima e autônoma dos indivíduos pelos bens que entendam valiosos coaduna-se com os bens e deveres devidos à comunidade, conforme a racionalidade prática da ética da virtude elucidada por Cruz Prados. Isso pode representar uma contribuição para a concretização da justiça igualitária pretendida por Rawls. |
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FILOSOFIA MORAL E TEORIA DA JUSTIÇA: deontologismo; teoria da justiça; ética da virtude; metafísica realistaEste trabalho defende, à luz da filosofia moral presente na obra Uma Teoria da Justiça de John Rawls, a possibilidade de convergência entre a deontologia procedimental e o teleologismo substancial em duas perspectivas: dentro da própria lógica rawlsiana, na qual haveria uma complementaridade entre o justo e o bem, conforme exposto por Denis Silveira, e na ótica da ética kantiana reivindicada por Rawls, a qual, segundo Gustavo França, possui estrutura teleológica. Demonstra-se a possibilidade de superação do embate subjacente nessa filosofia moral, enfrentado por Rawls, entre o universalismo (liberal) e o particularismo (comunitarista). Como base na pesquisa bibliográfica como metodologia, afirma-se que a busca legítima e autônoma dos indivíduos pelos bens que entendam valiosos coaduna-se com os bens e deveres devidos à comunidade, conforme a racionalidade prática da ética da virtude elucidada por Cruz Prados. Isso pode representar uma contribuição para a concretização da justiça igualitária pretendida por Rawls.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2751610.5752/P.2177-6342.2021v12n24p538-558Sapere Aude; v. 12 n. 24 (2021): FILOSOFIA, EXISTÊNCIA E LIBERDADE; 538-558Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 12 No 24 (2021): FILOSOFIA, EXISTÊNCIA E LIBERDADE; 538-5582177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/27516/19172Copyright (c) 2021 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, ChiaraPinheiro, Victor Sales 2022-06-14T14:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27516Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2022-06-14T14:52:05Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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