KANT E O IDEALISMO: A RELAÇÃO DO EU PENSO COM A FUNÇÃO DE TODA A CIÊNCIA NO PENSAMENTO ALEMÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19393 |
Resumo: | Este artigo descreve a evolução da consciência no pensamento moderno alemão. A evolução do problema sobre a fundação da ciência é discutida com base na descoberta de Descartes e seu desenvolvimento na filosofia de Kant. A retomada do princípio de certeza pelos Idealistas até o espírito absoluto de Hegel constitui o centro da investigação, que se conclui com a superação total do mundo objetivo. As polêmicas que surgiram depois que Kant limitou a razão humana é o centro dos debates para o mais importante grupo de filósofos modernos. Fichte, que começou respondendo aos ataques provenientes do ceticismo, aboliu partes destes limites e reinaugurou o pensar ilimitado. Schelling, que nunca se sentiu à vontade com a limitação “preguiçosa” do intelecto, lançou para frente e para o alto as capacidades do saber humano. Por fim, Hegel, concluindo esse caminho, demonstrará que nenhuma ciência se funda fora do pensar humano, e buscará na metafísica mais alta de Aristóteles a referência para o pensamento que pensa a si mesmo. |
id |
PUC_MG-2_861299d61e6399f6f1a68a7da43bb047 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19393 |
network_acronym_str |
PUC_MG-2 |
network_name_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
KANT E O IDEALISMO: A RELAÇÃO DO EU PENSO COM A FUNÇÃO DE TODA A CIÊNCIA NO PENSAMENTO ALEMÃOcogitociênciafundamentoideiaconsciênciaEste artigo descreve a evolução da consciência no pensamento moderno alemão. A evolução do problema sobre a fundação da ciência é discutida com base na descoberta de Descartes e seu desenvolvimento na filosofia de Kant. A retomada do princípio de certeza pelos Idealistas até o espírito absoluto de Hegel constitui o centro da investigação, que se conclui com a superação total do mundo objetivo. As polêmicas que surgiram depois que Kant limitou a razão humana é o centro dos debates para o mais importante grupo de filósofos modernos. Fichte, que começou respondendo aos ataques provenientes do ceticismo, aboliu partes destes limites e reinaugurou o pensar ilimitado. Schelling, que nunca se sentiu à vontade com a limitação “preguiçosa” do intelecto, lançou para frente e para o alto as capacidades do saber humano. Por fim, Hegel, concluindo esse caminho, demonstrará que nenhuma ciência se funda fora do pensar humano, e buscará na metafísica mais alta de Aristóteles a referência para o pensamento que pensa a si mesmo.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2019-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1939310.5752/P.2177-6342.2019v10n19p203-220Sapere Aude; v. 10 n. 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 203-220Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 10 No 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 203-2202177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19393/14969Copyright (c) 2019 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha Mota, Lindomar2019-09-16T03:22:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19393Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2019-09-16T03:22:24Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
KANT E O IDEALISMO: A RELAÇÃO DO EU PENSO COM A FUNÇÃO DE TODA A CIÊNCIA NO PENSAMENTO ALEMÃO |
title |
KANT E O IDEALISMO: A RELAÇÃO DO EU PENSO COM A FUNÇÃO DE TODA A CIÊNCIA NO PENSAMENTO ALEMÃO |
spellingShingle |
KANT E O IDEALISMO: A RELAÇÃO DO EU PENSO COM A FUNÇÃO DE TODA A CIÊNCIA NO PENSAMENTO ALEMÃO Rocha Mota, Lindomar cogito ciência fundamento ideia consciência |
title_short |
KANT E O IDEALISMO: A RELAÇÃO DO EU PENSO COM A FUNÇÃO DE TODA A CIÊNCIA NO PENSAMENTO ALEMÃO |
title_full |
KANT E O IDEALISMO: A RELAÇÃO DO EU PENSO COM A FUNÇÃO DE TODA A CIÊNCIA NO PENSAMENTO ALEMÃO |
title_fullStr |
KANT E O IDEALISMO: A RELAÇÃO DO EU PENSO COM A FUNÇÃO DE TODA A CIÊNCIA NO PENSAMENTO ALEMÃO |
title_full_unstemmed |
KANT E O IDEALISMO: A RELAÇÃO DO EU PENSO COM A FUNÇÃO DE TODA A CIÊNCIA NO PENSAMENTO ALEMÃO |
title_sort |
KANT E O IDEALISMO: A RELAÇÃO DO EU PENSO COM A FUNÇÃO DE TODA A CIÊNCIA NO PENSAMENTO ALEMÃO |
author |
Rocha Mota, Lindomar |
author_facet |
Rocha Mota, Lindomar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Mota, Lindomar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cogito ciência fundamento ideia consciência |
topic |
cogito ciência fundamento ideia consciência |
description |
Este artigo descreve a evolução da consciência no pensamento moderno alemão. A evolução do problema sobre a fundação da ciência é discutida com base na descoberta de Descartes e seu desenvolvimento na filosofia de Kant. A retomada do princípio de certeza pelos Idealistas até o espírito absoluto de Hegel constitui o centro da investigação, que se conclui com a superação total do mundo objetivo. As polêmicas que surgiram depois que Kant limitou a razão humana é o centro dos debates para o mais importante grupo de filósofos modernos. Fichte, que começou respondendo aos ataques provenientes do ceticismo, aboliu partes destes limites e reinaugurou o pensar ilimitado. Schelling, que nunca se sentiu à vontade com a limitação “preguiçosa” do intelecto, lançou para frente e para o alto as capacidades do saber humano. Por fim, Hegel, concluindo esse caminho, demonstrará que nenhuma ciência se funda fora do pensar humano, e buscará na metafísica mais alta de Aristóteles a referência para o pensamento que pensa a si mesmo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19393 10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p203-220 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19393 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p203-220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19393/14969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sapere Aude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sapere Aude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sapere Aude; v. 10 n. 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 203-220 Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 10 No 19 (2019): DOSSIÊ: PAIXÕES NA FILOSOFIA ANTIGA; 203-220 2177-6342 2176-2708 reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MG |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MG |
institution |
PUC_MG |
reponame_str |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br |
_version_ |
1798042345381298176 |