Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1094 |
Resumo: | RESUMO O presente artigo discorre sobre a questão: “para que filosofia?” e sobre os impasses encontrados pelos professores de filosofia no ensino de disciplinas filosóficas para cursos de outras áreas. Reflete sobre a filosofia como sintoma e remédio, as dificuldades junto às instituições de ensino e seus diversos atores, bem como sobre impasses na relação professor-aluno em sala-de-aula. Sugere, no decorrer do texto, algumas alternativas metodológicas para o processo de ensino de disciplinas filosóficas. Palavras-chave: Educação; ensino de filosofia. ABSTRACT The paper is concerned with the question: "What is philosophy good for?", and with the difficulties related to the teaching of philosophyto other branches of knowledge. A critial thought is taken over the role of philosophy as symptom and medicine, the difficulties with the learning institutions and its several characters, and with the relation student-teacher in the process of learning. It is suggested, throughout the paper, some methodological alternatives to the learning process of philosophical subjects. Keywords: Education; teaching of philosophy. |
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Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.Palavras-chaveEducaçãoensino de filosofia.RESUMO O presente artigo discorre sobre a questão: “para que filosofia?” e sobre os impasses encontrados pelos professores de filosofia no ensino de disciplinas filosóficas para cursos de outras áreas. Reflete sobre a filosofia como sintoma e remédio, as dificuldades junto às instituições de ensino e seus diversos atores, bem como sobre impasses na relação professor-aluno em sala-de-aula. Sugere, no decorrer do texto, algumas alternativas metodológicas para o processo de ensino de disciplinas filosóficas. Palavras-chave: Educação; ensino de filosofia. ABSTRACT The paper is concerned with the question: "What is philosophy good for?", and with the difficulties related to the teaching of philosophyto other branches of knowledge. A critial thought is taken over the role of philosophy as symptom and medicine, the difficulties with the learning institutions and its several characters, and with the relation student-teacher in the process of learning. It is suggested, throughout the paper, some methodological alternatives to the learning process of philosophical subjects. Keywords: Education; teaching of philosophy.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2010-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1094Sapere Aude; v. 1 n. 1 (2010); 55 - 65Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 1 No 1 (2010); 55 - 652177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1094/1051Reis, Maria Dulceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T02:31:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1094Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T02:31:21Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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