Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Maria Dulce
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1094
Resumo: RESUMO O presente artigo discorre sobre a questão: “para que filosofia?” e sobre os impasses encontrados pelos professores de filosofia no ensino de disciplinas filosóficas para cursos de outras áreas. Reflete sobre a filosofia como sintoma e remédio, as dificuldades junto às instituições de ensino e seus diversos atores, bem como sobre impasses na relação professor-aluno em sala-de-aula. Sugere, no decorrer do texto, algumas alternativas metodológicas para o processo de ensino de disciplinas filosóficas.  Palavras-chave: Educação; ensino de filosofia.  ABSTRACT The paper is concerned with the question: "What is philosophy good for?", and with the difficulties related to the teaching of philosophyto other branches of knowledge. A critial thought is taken over the role of philosophy as symptom and medicine, the difficulties with the learning institutions and its several characters, and with the relation student-teacher in the process of learning. It is suggested, throughout the paper, some methodological alternatives to the learning process of philosophical subjects.  Keywords: Education; teaching of philosophy.
id PUC_MG-2_d9807c24274ae52bda8888ace23a9ff2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1094
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.Palavras-chaveEducaçãoensino de filosofia.RESUMO O presente artigo discorre sobre a questão: “para que filosofia?” e sobre os impasses encontrados pelos professores de filosofia no ensino de disciplinas filosóficas para cursos de outras áreas. Reflete sobre a filosofia como sintoma e remédio, as dificuldades junto às instituições de ensino e seus diversos atores, bem como sobre impasses na relação professor-aluno em sala-de-aula. Sugere, no decorrer do texto, algumas alternativas metodológicas para o processo de ensino de disciplinas filosóficas.  Palavras-chave: Educação; ensino de filosofia.  ABSTRACT The paper is concerned with the question: "What is philosophy good for?", and with the difficulties related to the teaching of philosophyto other branches of knowledge. A critial thought is taken over the role of philosophy as symptom and medicine, the difficulties with the learning institutions and its several characters, and with the relation student-teacher in the process of learning. It is suggested, throughout the paper, some methodological alternatives to the learning process of philosophical subjects.  Keywords: Education; teaching of philosophy.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2010-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1094Sapere Aude; v. 1 n. 1 (2010); 55 - 65Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 1 No 1 (2010); 55 - 652177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1094/1051Reis, Maria Dulceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T02:31:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1094Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T02:31:21Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.
title Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.
spellingShingle Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.
Reis, Maria Dulce
Palavras-chave
Educação
ensino de filosofia.
title_short Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.
title_full Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.
title_fullStr Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.
title_full_unstemmed Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.
title_sort Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.
author Reis, Maria Dulce
author_facet Reis, Maria Dulce
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Maria Dulce
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Educação
ensino de filosofia.
topic Palavras-chave
Educação
ensino de filosofia.
description RESUMO O presente artigo discorre sobre a questão: “para que filosofia?” e sobre os impasses encontrados pelos professores de filosofia no ensino de disciplinas filosóficas para cursos de outras áreas. Reflete sobre a filosofia como sintoma e remédio, as dificuldades junto às instituições de ensino e seus diversos atores, bem como sobre impasses na relação professor-aluno em sala-de-aula. Sugere, no decorrer do texto, algumas alternativas metodológicas para o processo de ensino de disciplinas filosóficas.  Palavras-chave: Educação; ensino de filosofia.  ABSTRACT The paper is concerned with the question: "What is philosophy good for?", and with the difficulties related to the teaching of philosophyto other branches of knowledge. A critial thought is taken over the role of philosophy as symptom and medicine, the difficulties with the learning institutions and its several characters, and with the relation student-teacher in the process of learning. It is suggested, throughout the paper, some methodological alternatives to the learning process of philosophical subjects.  Keywords: Education; teaching of philosophy.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1094
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1094/1051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 1 n. 1 (2010); 55 - 65
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 1 No 1 (2010); 55 - 65
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042342861570048