Ensino de filosofia para surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trilhas Filosóficas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2607 |
Resumo: | Este artigo busca analisar como se dá o processo de inclusão da pessoa surda no contexto escolar do Ensino Médio, no sentido de entender e contribuir ao esclarecimento do (da) surdo (a) e do (da) ouvinte, como sendo sujeitos da própria realidade vivida e construída, viabilizando assim, uma convivência mais justa e harmônica. Nesse sentido, espera-se que esta pesquisa venha contribuir de forma relevante para a formação e conscientização dos (as) alunos (as) e do corpo integrante da comunidade escolar, devendo assim, abrir no ambiente educacional, possibilidades de discussões e mobilizações no intuito de incentivar a interação entre os estudantes independentemente das diferenças, construindo um espaço de diálogo na sociedade, para com isso desenvolver uma nova consciência, a partir das contribuições da filosofia e seu ensino com alunos (as) surdos (a), na tentativa de aproximação da cultura surda com os múltiplos acontecimentos cotidianos, a partir das possibilidades de encontros entre as diferenças. |
id |
UERN-3_8c86b820e4f8652253789c6a854ad7e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2607 |
network_acronym_str |
UERN-3 |
network_name_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de filosofia para surdosPalavras-chave: Inclusão. Surdos. Ensino de Filosofia.Este artigo busca analisar como se dá o processo de inclusão da pessoa surda no contexto escolar do Ensino Médio, no sentido de entender e contribuir ao esclarecimento do (da) surdo (a) e do (da) ouvinte, como sendo sujeitos da própria realidade vivida e construída, viabilizando assim, uma convivência mais justa e harmônica. Nesse sentido, espera-se que esta pesquisa venha contribuir de forma relevante para a formação e conscientização dos (as) alunos (as) e do corpo integrante da comunidade escolar, devendo assim, abrir no ambiente educacional, possibilidades de discussões e mobilizações no intuito de incentivar a interação entre os estudantes independentemente das diferenças, construindo um espaço de diálogo na sociedade, para com isso desenvolver uma nova consciência, a partir das contribuições da filosofia e seu ensino com alunos (as) surdos (a), na tentativa de aproximação da cultura surda com os múltiplos acontecimentos cotidianos, a partir das possibilidades de encontros entre as diferenças.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/260710.25244/tf.v13i2.2607Trilhas Filosóficas; v. 13 n. 2 (2020): Trilhas Filosóficas: DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020); 141-1531984-556110.25244/tf.v13i2reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2607/3167Copyright (c) 2022 Danilma Medeiros Garcia Garcia, Valter Ferreira Rodrigues Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Danilma Medeiros GarciaRodrigues, Valter Ferreira Rodrigues2022-11-23T00:41:18Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2607Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2022-11-23T00:41:18Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de filosofia para surdos |
title |
Ensino de filosofia para surdos |
spellingShingle |
Ensino de filosofia para surdos Garcia, Danilma Medeiros Garcia Palavras-chave: Inclusão. Surdos. Ensino de Filosofia. |
title_short |
Ensino de filosofia para surdos |
title_full |
Ensino de filosofia para surdos |
title_fullStr |
Ensino de filosofia para surdos |
title_full_unstemmed |
Ensino de filosofia para surdos |
title_sort |
Ensino de filosofia para surdos |
author |
Garcia, Danilma Medeiros Garcia |
author_facet |
Garcia, Danilma Medeiros Garcia Rodrigues, Valter Ferreira Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Valter Ferreira Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Danilma Medeiros Garcia Rodrigues, Valter Ferreira Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Inclusão. Surdos. Ensino de Filosofia. |
topic |
Palavras-chave: Inclusão. Surdos. Ensino de Filosofia. |
description |
Este artigo busca analisar como se dá o processo de inclusão da pessoa surda no contexto escolar do Ensino Médio, no sentido de entender e contribuir ao esclarecimento do (da) surdo (a) e do (da) ouvinte, como sendo sujeitos da própria realidade vivida e construída, viabilizando assim, uma convivência mais justa e harmônica. Nesse sentido, espera-se que esta pesquisa venha contribuir de forma relevante para a formação e conscientização dos (as) alunos (as) e do corpo integrante da comunidade escolar, devendo assim, abrir no ambiente educacional, possibilidades de discussões e mobilizações no intuito de incentivar a interação entre os estudantes independentemente das diferenças, construindo um espaço de diálogo na sociedade, para com isso desenvolver uma nova consciência, a partir das contribuições da filosofia e seu ensino com alunos (as) surdos (a), na tentativa de aproximação da cultura surda com os múltiplos acontecimentos cotidianos, a partir das possibilidades de encontros entre as diferenças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2607 10.25244/tf.v13i2.2607 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2607 |
identifier_str_mv |
10.25244/tf.v13i2.2607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2607/3167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Danilma Medeiros Garcia Garcia, Valter Ferreira Rodrigues Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Danilma Medeiros Garcia Garcia, Valter Ferreira Rodrigues Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas; v. 13 n. 2 (2020): Trilhas Filosóficas: DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020); 141-153 1984-5561 10.25244/tf.v13i2 reponame:Trilhas Filosóficas (Online) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
collection |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br |
_version_ |
1797240255896616960 |