Fenótipo Neuropsicológico de Crianças com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Rosália Carmen de Lima
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Duarte, Nietsnie de Souza, Hazin, Izabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p354
Resumo: A Síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual, com incidência aproximada de um para cada 800 nascimentos vivos. A presença do cromossomo extra 21 (ou de regiões críticas dele) associada a esta síndrome, e a consequente alteração na dosagem gênica, são responsáveis por diversas anormalidades estruturais e funcionais no sistema nervoso destas crianças, evidenciadas pelo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e comprometimento da capacidade intelectiva. Alterações nos domínios da linguagem e memória são acentuadas e acabam dificultando a aprendizagem. Por outro lado, habilidades visuoespaciais são apontadas como pontos fortes destas crianças. Os aspectos supracitados constituem um padrão de alterações e capacidades característicos da SD denominado fenótipo neuropsicológico. Neste artigo será apresentada uma revisão de literatura das pesquisas que têm sido desenvolvidas acerca dos aspectos neuropsicológicos da SD, e que vêm contribuindo para caracterizar o fenótipo neuropsicológico de crianças com esta síndrome.
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