Fenótipo Neuropsicológico de Crianças com Síndrome de Down
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p354 |
Resumo: | A Síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual, com incidência aproximada de um para cada 800 nascimentos vivos. A presença do cromossomo extra 21 (ou de regiões críticas dele) associada a esta síndrome, e a consequente alteração na dosagem gênica, são responsáveis por diversas anormalidades estruturais e funcionais no sistema nervoso destas crianças, evidenciadas pelo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e comprometimento da capacidade intelectiva. Alterações nos domínios da linguagem e memória são acentuadas e acabam dificultando a aprendizagem. Por outro lado, habilidades visuoespaciais são apontadas como pontos fortes destas crianças. Os aspectos supracitados constituem um padrão de alterações e capacidades característicos da SD denominado fenótipo neuropsicológico. Neste artigo será apresentada uma revisão de literatura das pesquisas que têm sido desenvolvidas acerca dos aspectos neuropsicológicos da SD, e que vêm contribuindo para caracterizar o fenótipo neuropsicológico de crianças com esta síndrome. |
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Fenótipo Neuropsicológico de Crianças com Síndrome de DownSíndrome de DownFenótipo NeuropsicológicoAvaliação Neuropsicológica.A Síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual, com incidência aproximada de um para cada 800 nascimentos vivos. A presença do cromossomo extra 21 (ou de regiões críticas dele) associada a esta síndrome, e a consequente alteração na dosagem gênica, são responsáveis por diversas anormalidades estruturais e funcionais no sistema nervoso destas crianças, evidenciadas pelo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e comprometimento da capacidade intelectiva. Alterações nos domínios da linguagem e memória são acentuadas e acabam dificultando a aprendizagem. Por outro lado, habilidades visuoespaciais são apontadas como pontos fortes destas crianças. Os aspectos supracitados constituem um padrão de alterações e capacidades característicos da SD denominado fenótipo neuropsicológico. Neste artigo será apresentada uma revisão de literatura das pesquisas que têm sido desenvolvidas acerca dos aspectos neuropsicológicos da SD, e que vêm contribuindo para caracterizar o fenótipo neuropsicológico de crianças com esta síndrome.Editora PUC Minas2013-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p35410.5752/P.1678-9563.2012v18n3p354Psicologia em Revista; v. 18 n. 3 (2012): PSICOLOGIA EM REVISTA; 354-3721678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p354/5265Freire, Rosália Carmen de LimaDuarte, Nietsnie de SouzaHazin, Izabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3124Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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