Estudo comparativo do fenótipo cognitivo-comportamental entre meninos com a Síndrome de Down e a Síndrome do X Frágil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosot, Natália
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47317
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi
id UFPR_0f45736b23f055b78bbbaa30e5ca0180
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47317
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rosot, NatáliaFranco, VitorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRiechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sa, 1968-2020-06-18T21:40:46Z2020-06-18T21:40:46Z2017https://hdl.handle.net/1884/47317Orientadora: Profª Drª Tatiana Izabele Jaworski de Sá RiechiCoorientadora: Prof. Dr. Vitor FrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 30/03/2017Inclui referências : f. 62-71Resumo: A Síndrome do X Frágil (SXF) e a Síndrome de Down (SD), apesar de ambas serem síndromes com causa genética e com prejuízos no desempenho intelectual, possuem quadros clínicos diferentes tanto em relação às características fenotípicas quanto ao impacto na vida do indivíduo afetado, de sua família e sua rede de ensino. Este estudo teve como objetivo comparar o desempenho cognitivo e sócioadaptativo em meninos com a SD e SXF. Para isso, foram submetidos ao protocolo de avaliação neuropsicológica 10 meninos com idades entre 6 e 12 anos, distribuídos em dois grupos: n=5 diagnosticados com SXF (GXF) e n=5, com a SD (GSD). Foram utilizados instrumentos para a avaliação direta dos sujeitos e questionários para avaliação indireta, respondidos pelos pais e professores. As competências cognitivas avaliadas corresponderam a inteligência não verbal às funções executivas e foram avaliadas de maneira direta e indireta. Os instrumentos não apontaram diferenças significantes entre os dois grupos em nenhum dos aspectos cognitivos avaliados, sendo eles inteligência não verbal e funções executivas relacionadas à atenção seletiva e alternada, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e emocional, iniciativa, memória operacional, planejamento e monitoramento. Em relação aos comportamentos sócio-adaptativos ponderados, referentes aos problemas comportamentais e desordens psiquiátricas relacionadas à sociabilidade, a análise dos dados indicou uma maior frequência de comportamentos agressivos e características autísticas em meninos com a SXF. As avaliações dos aspectos comportamentais indicaram uma quantidade expressivamente maior de problemas comportamentais do GXF, comparado ao GSD. Não houve diferenças significantes no desempenho dos dois grupos considerando o constructo resiliência materna. A amostra contou com um número reduzido de participantes, trazendo como consequência a pouca fidedignidade dos dados e impossibilidade de generalização para a população geral. Porém, o estudo apontou para diferenças importantes entre os perfis das duas síndromes genéticas comparadas em relação aos aspectos comportamentais e contribui para a reflexão sobre a necessidade de um maior investimento em programas de atenção e intervenção precoce e aconselhamento genético. Além disso, é necessária a capacitação de profissionais da saúde e da educação para que se atentem às diferenças individuais em intervenções com crianças com necessidades especiais. Palavras-chave: Síndrome do X Frágil, Síndrome de Down, fenótipo cognitivocomportamental, funções executivas, comportamento sócio-adaptativo.Abstract: Fragile X Syndrome and Down Syndrome, although both are syndromes with a genetic cause and impairment in intellectual performance, have different clinical settings both in relation to the phenotypic characteristics and in the impact on the individual's life, their family and their educational network. This study aimed to compare cognitive and socio-adaptive performance in boys with DS and FXS. For this, 10 boys aged 6 to 12 years were divided into two groups: those who were diagnosed with FXS (GXF) and n= 5 with DS (GSD). Instruments were used for the direct evaluation of subjects and questionnaires answered by parents and teachers were used for indirect evaluation. The cognitive competences evaluated corresponded to the non-verbal intelligence and to the executive functions and they were evaluated in a direct and indirect way. The instruments did not indicate significant differences between the two groups in any of the cognitive aspects evaluated, being nonverbal intelligence and executive functions related to selective and alternating attention, cognitive flexibility, inhibitory and emotional control, initiative, operational memory, planning and monitoring. About the social adaptive behaviors related to behavioral problems and psychiatric disorders related to sociability, data analysis indicated a higher frequency of aggressive behaviors and autistic characteristics in boys with SXF. Evaluations of behavioral aspects indicated a significantly greater amount of GXF behavioral problems compared to GSD. There were no significant differences in the performance of the two groups considering the maternal resilience construct. The sample had a reduced number of participants, resulting in poor reliability of the data and their impossibility of generalization for the general population. However, the study pointed to important differences between the profiles of the two genetic syndromes compared to the behavioral aspects and contributes to the reflection on the need for a greater investment in attention programs and early intervention and genetic counseling. In addition, training of health and education professionals is needed to address individual differences in interventions with children with special needs. Keywords: Fragile X Syndrome, Down Syndrome, cognitive-behavioral phenotype, executive functions, social adaptive behavior.92 f. : il. tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaFenótipoDown, Síndrome deSíndrome do cromossomo x frágilEstudo comparativo do fenótipo cognitivo-comportamental entre meninos com a Síndrome de Down e a Síndrome do X Frágilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NATALIA ROSOT.pdfapplication/pdf1171553https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47317/1/R%20-%20D%20-%20NATALIA%20ROSOT.pdfbc920992d0e037afe0d6da50aa252ad4MD51open access1884/473172020-06-18 18:40:46.511open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47317Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-18T21:40:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo comparativo do fenótipo cognitivo-comportamental entre meninos com a Síndrome de Down e a Síndrome do X Frágil
title Estudo comparativo do fenótipo cognitivo-comportamental entre meninos com a Síndrome de Down e a Síndrome do X Frágil
spellingShingle Estudo comparativo do fenótipo cognitivo-comportamental entre meninos com a Síndrome de Down e a Síndrome do X Frágil
Rosot, Natália
Psicologia
Fenótipo
Down, Síndrome de
Síndrome do cromossomo x frágil
title_short Estudo comparativo do fenótipo cognitivo-comportamental entre meninos com a Síndrome de Down e a Síndrome do X Frágil
title_full Estudo comparativo do fenótipo cognitivo-comportamental entre meninos com a Síndrome de Down e a Síndrome do X Frágil
title_fullStr Estudo comparativo do fenótipo cognitivo-comportamental entre meninos com a Síndrome de Down e a Síndrome do X Frágil
title_full_unstemmed Estudo comparativo do fenótipo cognitivo-comportamental entre meninos com a Síndrome de Down e a Síndrome do X Frágil
title_sort Estudo comparativo do fenótipo cognitivo-comportamental entre meninos com a Síndrome de Down e a Síndrome do X Frágil
author Rosot, Natália
author_facet Rosot, Natália
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Franco, Vitor
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosot, Natália
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Riechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sa, 1968-
contributor_str_mv Riechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sa, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Fenótipo
Down, Síndrome de
Síndrome do cromossomo x frágil
topic Psicologia
Fenótipo
Down, Síndrome de
Síndrome do cromossomo x frágil
description Orientadora: Profª Drª Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-18T21:40:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-18T21:40:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47317
url https://hdl.handle.net/1884/47317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 92 f. : il. tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47317/1/R%20-%20D%20-%20NATALIA%20ROSOT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bc920992d0e037afe0d6da50aa252ad4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898826132488192