A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cacciacarro, Mariana Filippini
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Macedo, Rosa Maria Stefanini de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069
Resumo: Baseada no referencial sistêmico novo paradigmático proposto por Vasconcellos (2003), esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva parental quanto à transmissão de valores aos filhos diante do processo de educá-los. Trata-se de um estudo realizado com base em entrevistas com quatro casais casados, com ao menos um filho de idade entre 4 e 6 anos. As entrevistas ocorreram separadamente, com o intuito de captar possíveis diferenças no relacionamento dos pais com as crianças. A análise qualitativa e interpretativa utilizada visou a compreender os significados atribuídos pelos pais aos valores que orientam e sustentam a tarefa educativa, os quais estão intimamente relacionados à subjetividade e, por conta disso, há grande dificuldade dos pais em nomear, com clareza, aqueles que alicerçam suas atitudes e comportamentos. Os participantes afirmam que amor, responsabilidade, compreensão, criatividade e ética permeiam essa tarefa, realçando que o mais difícil é assumir atitudes não autoritárias e pautadas no diálogo. 
id PUC_MG-3_054f7b6631a604d9af556e4b5eba3854
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9069
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parentalEducaçãoFilhosFamíliaValoresParentalidadeEducação em valoresBaseada no referencial sistêmico novo paradigmático proposto por Vasconcellos (2003), esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva parental quanto à transmissão de valores aos filhos diante do processo de educá-los. Trata-se de um estudo realizado com base em entrevistas com quatro casais casados, com ao menos um filho de idade entre 4 e 6 anos. As entrevistas ocorreram separadamente, com o intuito de captar possíveis diferenças no relacionamento dos pais com as crianças. A análise qualitativa e interpretativa utilizada visou a compreender os significados atribuídos pelos pais aos valores que orientam e sustentam a tarefa educativa, os quais estão intimamente relacionados à subjetividade e, por conta disso, há grande dificuldade dos pais em nomear, com clareza, aqueles que alicerçam suas atitudes e comportamentos. Os participantes afirmam que amor, responsabilidade, compreensão, criatividade e ética permeiam essa tarefa, realçando que o mais difícil é assumir atitudes não autoritárias e pautadas no diálogo. Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo Qualitativoapplication/pdfapplication/zipapplication/mswordapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/zipapplication/mswordapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/906910.5752/P.1678-9563.2018v24n2p381-401Psicologia em Revista; v. 24 n. 2 (2018): Psicologia em Revista; 381-4011678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/14054http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15558http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15559http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15560http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15561http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15562http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15603http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15636http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15637https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCacciacarro, Mariana FilippiniMacedo, Rosa Maria Stefanini de2019-09-16T03:14:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9069Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:14:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental
title A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental
spellingShingle A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental
Cacciacarro, Mariana Filippini
Educação
Filhos
Família
Valores
Parentalidade
Educação em valores
title_short A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental
title_full A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental
title_fullStr A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental
title_full_unstemmed A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental
title_sort A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental
author Cacciacarro, Mariana Filippini
author_facet Cacciacarro, Mariana Filippini
Macedo, Rosa Maria Stefanini de
author_role author
author2 Macedo, Rosa Maria Stefanini de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cacciacarro, Mariana Filippini
Macedo, Rosa Maria Stefanini de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filhos
Família
Valores
Parentalidade
Educação em valores
topic Educação
Filhos
Família
Valores
Parentalidade
Educação em valores
description Baseada no referencial sistêmico novo paradigmático proposto por Vasconcellos (2003), esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva parental quanto à transmissão de valores aos filhos diante do processo de educá-los. Trata-se de um estudo realizado com base em entrevistas com quatro casais casados, com ao menos um filho de idade entre 4 e 6 anos. As entrevistas ocorreram separadamente, com o intuito de captar possíveis diferenças no relacionamento dos pais com as crianças. A análise qualitativa e interpretativa utilizada visou a compreender os significados atribuídos pelos pais aos valores que orientam e sustentam a tarefa educativa, os quais estão intimamente relacionados à subjetividade e, por conta disso, há grande dificuldade dos pais em nomear, com clareza, aqueles que alicerçam suas atitudes e comportamentos. Os participantes afirmam que amor, responsabilidade, compreensão, criatividade e ética permeiam essa tarefa, realçando que o mais difícil é assumir atitudes não autoritárias e pautadas no diálogo. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069
10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p381-401
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p381-401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/14054
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15558
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15559
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15560
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15561
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15562
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15603
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15636
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15637
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
application/msword
application/pdf
application/msword
application/msword
application/zip
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 24 n. 2 (2018): Psicologia em Revista; 381-401
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273116594176