A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069 |
Resumo: | Baseada no referencial sistêmico novo paradigmático proposto por Vasconcellos (2003), esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva parental quanto à transmissão de valores aos filhos diante do processo de educá-los. Trata-se de um estudo realizado com base em entrevistas com quatro casais casados, com ao menos um filho de idade entre 4 e 6 anos. As entrevistas ocorreram separadamente, com o intuito de captar possíveis diferenças no relacionamento dos pais com as crianças. A análise qualitativa e interpretativa utilizada visou a compreender os significados atribuídos pelos pais aos valores que orientam e sustentam a tarefa educativa, os quais estão intimamente relacionados à subjetividade e, por conta disso, há grande dificuldade dos pais em nomear, com clareza, aqueles que alicerçam suas atitudes e comportamentos. Os participantes afirmam que amor, responsabilidade, compreensão, criatividade e ética permeiam essa tarefa, realçando que o mais difícil é assumir atitudes não autoritárias e pautadas no diálogo. |
id |
PUC_MG-3_054f7b6631a604d9af556e4b5eba3854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9069 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parentalEducaçãoFilhosFamíliaValoresParentalidadeEducação em valoresBaseada no referencial sistêmico novo paradigmático proposto por Vasconcellos (2003), esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva parental quanto à transmissão de valores aos filhos diante do processo de educá-los. Trata-se de um estudo realizado com base em entrevistas com quatro casais casados, com ao menos um filho de idade entre 4 e 6 anos. As entrevistas ocorreram separadamente, com o intuito de captar possíveis diferenças no relacionamento dos pais com as crianças. A análise qualitativa e interpretativa utilizada visou a compreender os significados atribuídos pelos pais aos valores que orientam e sustentam a tarefa educativa, os quais estão intimamente relacionados à subjetividade e, por conta disso, há grande dificuldade dos pais em nomear, com clareza, aqueles que alicerçam suas atitudes e comportamentos. Os participantes afirmam que amor, responsabilidade, compreensão, criatividade e ética permeiam essa tarefa, realçando que o mais difícil é assumir atitudes não autoritárias e pautadas no diálogo. Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo Qualitativoapplication/pdfapplication/zipapplication/mswordapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/zipapplication/mswordapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/906910.5752/P.1678-9563.2018v24n2p381-401Psicologia em Revista; v. 24 n. 2 (2018): Psicologia em Revista; 381-4011678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/14054http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15558http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15559http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15560http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15561http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15562http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15603http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15636http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15637https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCacciacarro, Mariana FilippiniMacedo, Rosa Maria Stefanini de2019-09-16T03:14:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9069Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:14:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental |
title |
A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental |
spellingShingle |
A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental Cacciacarro, Mariana Filippini Educação Filhos Família Valores Parentalidade Educação em valores |
title_short |
A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental |
title_full |
A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental |
title_fullStr |
A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental |
title_full_unstemmed |
A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental |
title_sort |
A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental |
author |
Cacciacarro, Mariana Filippini |
author_facet |
Cacciacarro, Mariana Filippini Macedo, Rosa Maria Stefanini de |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Rosa Maria Stefanini de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cacciacarro, Mariana Filippini Macedo, Rosa Maria Stefanini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filhos Família Valores Parentalidade Educação em valores |
topic |
Educação Filhos Família Valores Parentalidade Educação em valores |
description |
Baseada no referencial sistêmico novo paradigmático proposto por Vasconcellos (2003), esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva parental quanto à transmissão de valores aos filhos diante do processo de educá-los. Trata-se de um estudo realizado com base em entrevistas com quatro casais casados, com ao menos um filho de idade entre 4 e 6 anos. As entrevistas ocorreram separadamente, com o intuito de captar possíveis diferenças no relacionamento dos pais com as crianças. A análise qualitativa e interpretativa utilizada visou a compreender os significados atribuídos pelos pais aos valores que orientam e sustentam a tarefa educativa, os quais estão intimamente relacionados à subjetividade e, por conta disso, há grande dificuldade dos pais em nomear, com clareza, aqueles que alicerçam suas atitudes e comportamentos. Os participantes afirmam que amor, responsabilidade, compreensão, criatividade e ética permeiam essa tarefa, realçando que o mais difícil é assumir atitudes não autoritárias e pautadas no diálogo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069 10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p381-401 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p381-401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/14054 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15558 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15559 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15560 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15561 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15562 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15603 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15636 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9069/15637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip application/msword application/pdf application/msword application/msword application/zip application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 24 n. 2 (2018): Psicologia em Revista; 381-401 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273116594176 |