Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p155 |
Resumo: | Estudo exploratório, objetivando conhecer os possíveis efeitos de umaprática mediada, a partir da utilização dos contos de fadas, na construçãode repertórios cognitivos em crianças pré-escolares, conforme previstono instrumento “Dynamic assessment and intervention: improvingchildren’s narrative habilities”. Participaram da pesquisa cinco criançasde 5 anos. Para a coleta dos dados, foram organizadas oficinas semanais,num total de seis. A mediação foi realizada considerando os critériosmediacionais, “focalização, expansão, afetividade, recompensa eregulação do comportamento”. O trabalho foi dividido em quatroetapas: (1) rapport e apresentação do conto de fada sem mediação;(2) desenho e avaliação pré-teste; (3) apresentação do conto de fadacom mediação; e (4) desenho e avaliação pós-teste. A comparação dosresultados revelou que a mediação, por meio da narrativa de contos defadas, pode ser uma relevante estratégia para a construção de repertórioscognitivos de crianças, uma vez que todos os itens avaliados com base noFormulário do Protocolo do Estudante sofreram alterações positivas até ofim do trabalho. |
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Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativasIntervenção mediacional. Contos de fada. Repertórios cognitivos. Narrativas.Estudo exploratório, objetivando conhecer os possíveis efeitos de umaprática mediada, a partir da utilização dos contos de fadas, na construçãode repertórios cognitivos em crianças pré-escolares, conforme previstono instrumento “Dynamic assessment and intervention: improvingchildren’s narrative habilities”. Participaram da pesquisa cinco criançasde 5 anos. Para a coleta dos dados, foram organizadas oficinas semanais,num total de seis. A mediação foi realizada considerando os critériosmediacionais, “focalização, expansão, afetividade, recompensa eregulação do comportamento”. O trabalho foi dividido em quatroetapas: (1) rapport e apresentação do conto de fada sem mediação;(2) desenho e avaliação pré-teste; (3) apresentação do conto de fadacom mediação; e (4) desenho e avaliação pós-teste. A comparação dosresultados revelou que a mediação, por meio da narrativa de contos defadas, pode ser uma relevante estratégia para a construção de repertórioscognitivos de crianças, uma vez que todos os itens avaliados com base noFormulário do Protocolo do Estudante sofreram alterações positivas até ofim do trabalho.Editora PUC Minas2014-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p15510.5752/P.1678-9523.2014v20n1p155Psicologia em Revista; v. 20 n. 1 (2014): Psicologia em Revista; 155-1761678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p155/7151http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p155/15332Ferreira, Juliene MadureiraVectore, Celiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3586Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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