Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Juliene Madureira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vectore, Celia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p155
Resumo: Estudo exploratório, objetivando conhecer os possíveis efeitos de umaprática mediada, a partir da utilização dos contos de fadas, na construçãode repertórios cognitivos em crianças pré-escolares, conforme previstono instrumento “Dynamic assessment and intervention: improvingchildren’s narrative habilities”. Participaram da pesquisa cinco criançasde 5 anos. Para a coleta dos dados, foram organizadas oficinas semanais,num total de seis. A mediação foi realizada considerando os critériosmediacionais, “focalização, expansão, afetividade, recompensa eregulação do comportamento”. O trabalho foi dividido em quatroetapas: (1) rapport e apresentação do conto de fada sem mediação;(2) desenho e avaliação pré-teste; (3) apresentação do conto de fadacom mediação; e (4) desenho e avaliação pós-teste. A comparação dosresultados revelou que a mediação, por meio da narrativa de contos defadas, pode ser uma relevante estratégia para a construção de repertórioscognitivos de crianças, uma vez que todos os itens avaliados com base noFormulário do Protocolo do Estudante sofreram alterações positivas até ofim do trabalho.
id PUC_MG-3_06a13bf27e389d9a5ec863f794a90289
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3586
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativasIntervenção mediacional. Contos de fada. Repertórios cognitivos. Narrativas.Estudo exploratório, objetivando conhecer os possíveis efeitos de umaprática mediada, a partir da utilização dos contos de fadas, na construçãode repertórios cognitivos em crianças pré-escolares, conforme previstono instrumento “Dynamic assessment and intervention: improvingchildren’s narrative habilities”. Participaram da pesquisa cinco criançasde 5 anos. Para a coleta dos dados, foram organizadas oficinas semanais,num total de seis. A mediação foi realizada considerando os critériosmediacionais, “focalização, expansão, afetividade, recompensa eregulação do comportamento”. O trabalho foi dividido em quatroetapas: (1) rapport e apresentação do conto de fada sem mediação;(2) desenho e avaliação pré-teste; (3) apresentação do conto de fadacom mediação; e (4) desenho e avaliação pós-teste. A comparação dosresultados revelou que a mediação, por meio da narrativa de contos defadas, pode ser uma relevante estratégia para a construção de repertórioscognitivos de crianças, uma vez que todos os itens avaliados com base noFormulário do Protocolo do Estudante sofreram alterações positivas até ofim do trabalho.Editora PUC Minas2014-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p15510.5752/P.1678-9523.2014v20n1p155Psicologia em Revista; v. 20 n. 1 (2014): Psicologia em Revista; 155-1761678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p155/7151http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p155/15332Ferreira, Juliene MadureiraVectore, Celiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3586Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas
title Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas
spellingShingle Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas
Ferreira, Juliene Madureira
Intervenção mediacional. Contos de fada. Repertórios cognitivos. Narrativas.
title_short Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas
title_full Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas
title_fullStr Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas
title_full_unstemmed Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas
title_sort Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas
author Ferreira, Juliene Madureira
author_facet Ferreira, Juliene Madureira
Vectore, Celia
author_role author
author2 Vectore, Celia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Juliene Madureira
Vectore, Celia
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção mediacional. Contos de fada. Repertórios cognitivos. Narrativas.
topic Intervenção mediacional. Contos de fada. Repertórios cognitivos. Narrativas.
description Estudo exploratório, objetivando conhecer os possíveis efeitos de umaprática mediada, a partir da utilização dos contos de fadas, na construçãode repertórios cognitivos em crianças pré-escolares, conforme previstono instrumento “Dynamic assessment and intervention: improvingchildren’s narrative habilities”. Participaram da pesquisa cinco criançasde 5 anos. Para a coleta dos dados, foram organizadas oficinas semanais,num total de seis. A mediação foi realizada considerando os critériosmediacionais, “focalização, expansão, afetividade, recompensa eregulação do comportamento”. O trabalho foi dividido em quatroetapas: (1) rapport e apresentação do conto de fada sem mediação;(2) desenho e avaliação pré-teste; (3) apresentação do conto de fadacom mediação; e (4) desenho e avaliação pós-teste. A comparação dosresultados revelou que a mediação, por meio da narrativa de contos defadas, pode ser uma relevante estratégia para a construção de repertórioscognitivos de crianças, uma vez que todos os itens avaliados com base noFormulário do Protocolo do Estudante sofreram alterações positivas até ofim do trabalho.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p155
10.5752/P.1678-9523.2014v20n1p155
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p155
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2014v20n1p155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p155/7151
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n1p155/15332
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 20 n. 1 (2014): Psicologia em Revista; 155-176
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688272263053312