Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Gisele Roberta
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Campos, Juliane Ap. de Paula Perez, Benitez, Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555
Resumo: O envolvimento dos pais na trajetória acadêmica dos filhos pode favorecer maior desempenho social e acadêmico deles, especialmente, filhos com deficiência intelectual (DI). Uma forma de propiciar esse envolvimento pode ser com base em informações levantadas pelos pais em relação às trajetórias dos seus filhos. O objetivo foi caracterizar o processo de inclusão no percurso escolar de crianças com deficiência intelectual, a partir da percepção dos pais sobre a trajetória escolar dos seus filhos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três pais de crianças com DI matriculados na escola regular, de modo a contemplar a trajetória escolar dos alunos com DI. A análise do discurso dos pais identificou a necessidade de um profissional para acompanhar a criança com DI, durante a realização das atividades acadêmicas na sala de aula, e o estabelecimento de uma parceria colaborativa entre a díade escola especial e regular. São propostas discussões sobre as práticas inclusivas identificadas, com base nos relatos dos pais. 
id PUC_MG-3_0fc52cf3a07ca38e444bc8d45fd34546
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6555
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectualdeficiência intelectualeducação especialfamíliainclusão escolartrajetória escolarRelação família-escolainclusão escolarO envolvimento dos pais na trajetória acadêmica dos filhos pode favorecer maior desempenho social e acadêmico deles, especialmente, filhos com deficiência intelectual (DI). Uma forma de propiciar esse envolvimento pode ser com base em informações levantadas pelos pais em relação às trajetórias dos seus filhos. O objetivo foi caracterizar o processo de inclusão no percurso escolar de crianças com deficiência intelectual, a partir da percepção dos pais sobre a trajetória escolar dos seus filhos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três pais de crianças com DI matriculados na escola regular, de modo a contemplar a trajetória escolar dos alunos com DI. A análise do discurso dos pais identificou a necessidade de um profissional para acompanhar a criança com DI, durante a realização das atividades acadêmicas na sala de aula, e o estabelecimento de uma parceria colaborativa entre a díade escola especial e regular. São propostas discussões sobre as práticas inclusivas identificadas, com base nos relatos dos pais. Editora PUC Minas2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/655510.5752/P.1678-9563.2017v23n1p22-41Psicologia em Revista; v. 23 n. 1 (2017): Psicologia em Revista + Dossiê - Psicossociologia do Trabalho; 22-411678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/12631http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/15447http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/15448https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Gisele RobertaCampos, Juliane Ap. de Paula PerezBenitez, Priscila2019-09-16T03:16:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6555Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:16:40Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual
title Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual
spellingShingle Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual
Coelho, Gisele Roberta
deficiência intelectual
educação especial
família
inclusão escolar
trajetória escolar
Relação família-escola
inclusão escolar
title_short Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual
title_full Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual
title_fullStr Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual
title_full_unstemmed Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual
title_sort Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual
author Coelho, Gisele Roberta
author_facet Coelho, Gisele Roberta
Campos, Juliane Ap. de Paula Perez
Benitez, Priscila
author_role author
author2 Campos, Juliane Ap. de Paula Perez
Benitez, Priscila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Gisele Roberta
Campos, Juliane Ap. de Paula Perez
Benitez, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv deficiência intelectual
educação especial
família
inclusão escolar
trajetória escolar
Relação família-escola
inclusão escolar
topic deficiência intelectual
educação especial
família
inclusão escolar
trajetória escolar
Relação família-escola
inclusão escolar
description O envolvimento dos pais na trajetória acadêmica dos filhos pode favorecer maior desempenho social e acadêmico deles, especialmente, filhos com deficiência intelectual (DI). Uma forma de propiciar esse envolvimento pode ser com base em informações levantadas pelos pais em relação às trajetórias dos seus filhos. O objetivo foi caracterizar o processo de inclusão no percurso escolar de crianças com deficiência intelectual, a partir da percepção dos pais sobre a trajetória escolar dos seus filhos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três pais de crianças com DI matriculados na escola regular, de modo a contemplar a trajetória escolar dos alunos com DI. A análise do discurso dos pais identificou a necessidade de um profissional para acompanhar a criança com DI, durante a realização das atividades acadêmicas na sala de aula, e o estabelecimento de uma parceria colaborativa entre a díade escola especial e regular. São propostas discussões sobre as práticas inclusivas identificadas, com base nos relatos dos pais. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555
10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p22-41
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p22-41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/12631
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/15447
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/15448
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 23 n. 1 (2017): Psicologia em Revista + Dossiê - Psicossociologia do Trabalho; 22-41
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688272745398272