Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555 |
Resumo: | O envolvimento dos pais na trajetória acadêmica dos filhos pode favorecer maior desempenho social e acadêmico deles, especialmente, filhos com deficiência intelectual (DI). Uma forma de propiciar esse envolvimento pode ser com base em informações levantadas pelos pais em relação às trajetórias dos seus filhos. O objetivo foi caracterizar o processo de inclusão no percurso escolar de crianças com deficiência intelectual, a partir da percepção dos pais sobre a trajetória escolar dos seus filhos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três pais de crianças com DI matriculados na escola regular, de modo a contemplar a trajetória escolar dos alunos com DI. A análise do discurso dos pais identificou a necessidade de um profissional para acompanhar a criança com DI, durante a realização das atividades acadêmicas na sala de aula, e o estabelecimento de uma parceria colaborativa entre a díade escola especial e regular. São propostas discussões sobre as práticas inclusivas identificadas, com base nos relatos dos pais. |
id |
PUC_MG-3_0fc52cf3a07ca38e444bc8d45fd34546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6555 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectualdeficiência intelectualeducação especialfamíliainclusão escolartrajetória escolarRelação família-escolainclusão escolarO envolvimento dos pais na trajetória acadêmica dos filhos pode favorecer maior desempenho social e acadêmico deles, especialmente, filhos com deficiência intelectual (DI). Uma forma de propiciar esse envolvimento pode ser com base em informações levantadas pelos pais em relação às trajetórias dos seus filhos. O objetivo foi caracterizar o processo de inclusão no percurso escolar de crianças com deficiência intelectual, a partir da percepção dos pais sobre a trajetória escolar dos seus filhos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três pais de crianças com DI matriculados na escola regular, de modo a contemplar a trajetória escolar dos alunos com DI. A análise do discurso dos pais identificou a necessidade de um profissional para acompanhar a criança com DI, durante a realização das atividades acadêmicas na sala de aula, e o estabelecimento de uma parceria colaborativa entre a díade escola especial e regular. São propostas discussões sobre as práticas inclusivas identificadas, com base nos relatos dos pais. Editora PUC Minas2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/655510.5752/P.1678-9563.2017v23n1p22-41Psicologia em Revista; v. 23 n. 1 (2017): Psicologia em Revista + Dossiê - Psicossociologia do Trabalho; 22-411678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/12631http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/15447http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/15448https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Gisele RobertaCampos, Juliane Ap. de Paula PerezBenitez, Priscila2019-09-16T03:16:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6555Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:16:40Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual |
title |
Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual |
spellingShingle |
Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual Coelho, Gisele Roberta deficiência intelectual educação especial família inclusão escolar trajetória escolar Relação família-escola inclusão escolar |
title_short |
Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual |
title_full |
Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual |
title_fullStr |
Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual |
title_sort |
Relatos de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual |
author |
Coelho, Gisele Roberta |
author_facet |
Coelho, Gisele Roberta Campos, Juliane Ap. de Paula Perez Benitez, Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Juliane Ap. de Paula Perez Benitez, Priscila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Gisele Roberta Campos, Juliane Ap. de Paula Perez Benitez, Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
deficiência intelectual educação especial família inclusão escolar trajetória escolar Relação família-escola inclusão escolar |
topic |
deficiência intelectual educação especial família inclusão escolar trajetória escolar Relação família-escola inclusão escolar |
description |
O envolvimento dos pais na trajetória acadêmica dos filhos pode favorecer maior desempenho social e acadêmico deles, especialmente, filhos com deficiência intelectual (DI). Uma forma de propiciar esse envolvimento pode ser com base em informações levantadas pelos pais em relação às trajetórias dos seus filhos. O objetivo foi caracterizar o processo de inclusão no percurso escolar de crianças com deficiência intelectual, a partir da percepção dos pais sobre a trajetória escolar dos seus filhos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com três pais de crianças com DI matriculados na escola regular, de modo a contemplar a trajetória escolar dos alunos com DI. A análise do discurso dos pais identificou a necessidade de um profissional para acompanhar a criança com DI, durante a realização das atividades acadêmicas na sala de aula, e o estabelecimento de uma parceria colaborativa entre a díade escola especial e regular. São propostas discussões sobre as práticas inclusivas identificadas, com base nos relatos dos pais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555 10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p22-41 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p22-41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/12631 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/15447 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555/15448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 23 n. 1 (2017): Psicologia em Revista + Dossiê - Psicossociologia do Trabalho; 22-41 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272745398272 |