Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46 |
Resumo: | O estudo, desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade privadade Belo Horizonte, visou a conhecer as concepções de saúde e a formaçãoprofissional construídas na trajetória acadêmica dos estudantes. De cunhoexploratório, realizou-se aplicação de questionários e grupo focal nosdiscentes veteranos de Psicologia. Os estudantes tomam a definição de saúdeda OMS como referência em seus discursos sobre a concepção de saúde;identificam um conjunto de cenários de aprendizagem em saúde presentesna formação, em que se destacam os estágios supervisionados e algumasdisciplinas em detrimento de outros espaços menos vivenciados, como apesquisa e a extensão; observam que as temáticas da saúde mais presentes naformação em Psicologia são “saúde mental” seguida de “saúde e trabalho”.A trajetória dos estudantes pesquisados demonstra as dimensões formaispresentes na graduação bem como os aspectos instituintes em andamento,especificamente no ensino-aprendizagem em saúde, incentivadasprincipalmente pelo programa Pró-Saúde. |
id |
PUC_MG-3_210f8ee8ac0264b3202f1f96844f7a41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4496 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formaçãoFormação em saúdeCurso de psicologiaCenários de aprendizagemNoções de saúde.Formação de RH para o campo da saúde públicaO estudo, desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade privadade Belo Horizonte, visou a conhecer as concepções de saúde e a formaçãoprofissional construídas na trajetória acadêmica dos estudantes. De cunhoexploratório, realizou-se aplicação de questionários e grupo focal nosdiscentes veteranos de Psicologia. Os estudantes tomam a definição de saúdeda OMS como referência em seus discursos sobre a concepção de saúde;identificam um conjunto de cenários de aprendizagem em saúde presentesna formação, em que se destacam os estágios supervisionados e algumasdisciplinas em detrimento de outros espaços menos vivenciados, como apesquisa e a extensão; observam que as temáticas da saúde mais presentes naformação em Psicologia são “saúde mental” seguida de “saúde e trabalho”.A trajetória dos estudantes pesquisados demonstra as dimensões formaispresentes na graduação bem como os aspectos instituintes em andamento,especificamente no ensino-aprendizagem em saúde, incentivadasprincipalmente pelo programa Pró-Saúde.Editora PUC Minas2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P4610.5752/P.1678-9523.2016V22N1P46Psicologia em Revista; v. 22 n. 1 (2016): Psicologia em Revista; 46-681678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46/10180http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46/15351Copyright (c) 2016 Daniele Rodrigues Souza Carmona, Cássia Beatriz Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmona, Daniele Rodrigues SouzaBatista, Cássia Beatriz2017-03-20T10:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4496Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2017-03-20T10:32:53Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação |
title |
Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação |
spellingShingle |
Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação Carmona, Daniele Rodrigues Souza Formação em saúde Curso de psicologia Cenários de aprendizagem Noções de saúde. Formação de RH para o campo da saúde pública |
title_short |
Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação |
title_full |
Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação |
title_fullStr |
Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação |
title_full_unstemmed |
Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação |
title_sort |
Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação |
author |
Carmona, Daniele Rodrigues Souza |
author_facet |
Carmona, Daniele Rodrigues Souza Batista, Cássia Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Cássia Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmona, Daniele Rodrigues Souza Batista, Cássia Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em saúde Curso de psicologia Cenários de aprendizagem Noções de saúde. Formação de RH para o campo da saúde pública |
topic |
Formação em saúde Curso de psicologia Cenários de aprendizagem Noções de saúde. Formação de RH para o campo da saúde pública |
description |
O estudo, desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade privadade Belo Horizonte, visou a conhecer as concepções de saúde e a formaçãoprofissional construídas na trajetória acadêmica dos estudantes. De cunhoexploratório, realizou-se aplicação de questionários e grupo focal nosdiscentes veteranos de Psicologia. Os estudantes tomam a definição de saúdeda OMS como referência em seus discursos sobre a concepção de saúde;identificam um conjunto de cenários de aprendizagem em saúde presentesna formação, em que se destacam os estágios supervisionados e algumasdisciplinas em detrimento de outros espaços menos vivenciados, como apesquisa e a extensão; observam que as temáticas da saúde mais presentes naformação em Psicologia são “saúde mental” seguida de “saúde e trabalho”.A trajetória dos estudantes pesquisados demonstra as dimensões formaispresentes na graduação bem como os aspectos instituintes em andamento,especificamente no ensino-aprendizagem em saúde, incentivadasprincipalmente pelo programa Pró-Saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46 10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P46 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46/10180 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46/15351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Daniele Rodrigues Souza Carmona, Cássia Beatriz Batista https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Daniele Rodrigues Souza Carmona, Cássia Beatriz Batista https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 22 n. 1 (2016): Psicologia em Revista; 46-68 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272310239232 |