Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmona, Daniele Rodrigues Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Batista, Cássia Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46
Resumo: O estudo, desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade privadade Belo Horizonte, visou a conhecer as concepções de saúde e a formaçãoprofissional construídas na trajetória acadêmica dos estudantes. De cunhoexploratório, realizou-se aplicação de questionários e grupo focal nosdiscentes veteranos de Psicologia. Os estudantes tomam a definição de saúdeda OMS como referência em seus discursos sobre a concepção de saúde;identificam um conjunto de cenários de aprendizagem em saúde presentesna formação, em que se destacam os estágios supervisionados e algumasdisciplinas em detrimento de outros espaços menos vivenciados, como apesquisa e a extensão; observam que as temáticas da saúde mais presentes naformação em Psicologia são “saúde mental” seguida de “saúde e trabalho”.A trajetória dos estudantes pesquisados demonstra as dimensões formaispresentes na graduação bem como os aspectos instituintes em andamento,especificamente no ensino-aprendizagem em saúde, incentivadasprincipalmente pelo programa Pró-Saúde.
id PUC_MG-3_210f8ee8ac0264b3202f1f96844f7a41
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4496
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formaçãoFormação em saúdeCurso de psicologiaCenários de aprendizagemNoções de saúde.Formação de RH para o campo da saúde públicaO estudo, desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade privadade Belo Horizonte, visou a conhecer as concepções de saúde e a formaçãoprofissional construídas na trajetória acadêmica dos estudantes. De cunhoexploratório, realizou-se aplicação de questionários e grupo focal nosdiscentes veteranos de Psicologia. Os estudantes tomam a definição de saúdeda OMS como referência em seus discursos sobre a concepção de saúde;identificam um conjunto de cenários de aprendizagem em saúde presentesna formação, em que se destacam os estágios supervisionados e algumasdisciplinas em detrimento de outros espaços menos vivenciados, como apesquisa e a extensão; observam que as temáticas da saúde mais presentes naformação em Psicologia são “saúde mental” seguida de “saúde e trabalho”.A trajetória dos estudantes pesquisados demonstra as dimensões formaispresentes na graduação bem como os aspectos instituintes em andamento,especificamente no ensino-aprendizagem em saúde, incentivadasprincipalmente pelo programa Pró-Saúde.Editora PUC Minas2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P4610.5752/P.1678-9523.2016V22N1P46Psicologia em Revista; v. 22 n. 1 (2016): Psicologia em Revista; 46-681678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46/10180http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46/15351Copyright (c) 2016 Daniele Rodrigues Souza Carmona, Cássia Beatriz Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmona, Daniele Rodrigues SouzaBatista, Cássia Beatriz2017-03-20T10:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4496Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2017-03-20T10:32:53Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação
title Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação
spellingShingle Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação
Carmona, Daniele Rodrigues Souza
Formação em saúde
Curso de psicologia
Cenários de aprendizagem
Noções de saúde.
Formação de RH para o campo da saúde pública
title_short Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação
title_full Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação
title_fullStr Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação
title_full_unstemmed Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação
title_sort Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação
author Carmona, Daniele Rodrigues Souza
author_facet Carmona, Daniele Rodrigues Souza
Batista, Cássia Beatriz
author_role author
author2 Batista, Cássia Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmona, Daniele Rodrigues Souza
Batista, Cássia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em saúde
Curso de psicologia
Cenários de aprendizagem
Noções de saúde.
Formação de RH para o campo da saúde pública
topic Formação em saúde
Curso de psicologia
Cenários de aprendizagem
Noções de saúde.
Formação de RH para o campo da saúde pública
description O estudo, desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade privadade Belo Horizonte, visou a conhecer as concepções de saúde e a formaçãoprofissional construídas na trajetória acadêmica dos estudantes. De cunhoexploratório, realizou-se aplicação de questionários e grupo focal nosdiscentes veteranos de Psicologia. Os estudantes tomam a definição de saúdeda OMS como referência em seus discursos sobre a concepção de saúde;identificam um conjunto de cenários de aprendizagem em saúde presentesna formação, em que se destacam os estágios supervisionados e algumasdisciplinas em detrimento de outros espaços menos vivenciados, como apesquisa e a extensão; observam que as temáticas da saúde mais presentes naformação em Psicologia são “saúde mental” seguida de “saúde e trabalho”.A trajetória dos estudantes pesquisados demonstra as dimensões formaispresentes na graduação bem como os aspectos instituintes em andamento,especificamente no ensino-aprendizagem em saúde, incentivadasprincipalmente pelo programa Pró-Saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46
10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P46
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46/10180
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P46/15351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Daniele Rodrigues Souza Carmona, Cássia Beatriz Batista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Daniele Rodrigues Souza Carmona, Cássia Beatriz Batista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 22 n. 1 (2016): Psicologia em Revista; 46-68
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688272310239232