Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Gilson R. de M.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Andrade,Maria da Conceição L. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100011
Resumo: A partir da análise de reportagens publicadas em duas revistas semanais de grande circulação nacional, esta pesquisa investiga as formas assumidas pelas pré-noções acionadas por agentes do campo jornalístico na produção e difusão de informações e pontos de vista sobre a educação. Parte-se da hipótese segundo a qual, em razão da posição ocupada pelo campo jornalístico na economia geral de bens simbólicos, as práticas educativas de professores e demais agentes sociais são conformadas por uma determinada construção social da realidade, isto é, por princípios de visão da educação impostos por jornalistas, o mais das vezes sutilmente, tanto ao campo educacional quanto ao espaço social geral.
id EAA-1_8ea98ca14fd5da438580ac5d1a74d9fd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782005000100011
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educaçãoeducaçãojornalismopré-noçõesA partir da análise de reportagens publicadas em duas revistas semanais de grande circulação nacional, esta pesquisa investiga as formas assumidas pelas pré-noções acionadas por agentes do campo jornalístico na produção e difusão de informações e pontos de vista sobre a educação. Parte-se da hipótese segundo a qual, em razão da posição ocupada pelo campo jornalístico na economia geral de bens simbólicos, as práticas educativas de professores e demais agentes sociais são conformadas por uma determinada construção social da realidade, isto é, por princípios de visão da educação impostos por jornalistas, o mais das vezes sutilmente, tanto ao campo educacional quanto ao espaço social geral.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100011Revista Brasileira de Educação n.28 2005reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782005000100011info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Gilson R. de M.Andrade,Maria da Conceição L. depor2005-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782005000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2005-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação
title Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação
spellingShingle Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação
Pereira,Gilson R. de M.
educação
jornalismo
pré-noções
title_short Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação
title_full Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação
title_fullStr Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação
title_full_unstemmed Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação
title_sort Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação
author Pereira,Gilson R. de M.
author_facet Pereira,Gilson R. de M.
Andrade,Maria da Conceição L. de
author_role author
author2 Andrade,Maria da Conceição L. de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Gilson R. de M.
Andrade,Maria da Conceição L. de
dc.subject.por.fl_str_mv educação
jornalismo
pré-noções
topic educação
jornalismo
pré-noções
description A partir da análise de reportagens publicadas em duas revistas semanais de grande circulação nacional, esta pesquisa investiga as formas assumidas pelas pré-noções acionadas por agentes do campo jornalístico na produção e difusão de informações e pontos de vista sobre a educação. Parte-se da hipótese segundo a qual, em razão da posição ocupada pelo campo jornalístico na economia geral de bens simbólicos, as práticas educativas de professores e demais agentes sociais são conformadas por uma determinada construção social da realidade, isto é, por princípios de visão da educação impostos por jornalistas, o mais das vezes sutilmente, tanto ao campo educacional quanto ao espaço social geral.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782005000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.28 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490114736128