Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100011 |
Resumo: | A partir da análise de reportagens publicadas em duas revistas semanais de grande circulação nacional, esta pesquisa investiga as formas assumidas pelas pré-noções acionadas por agentes do campo jornalístico na produção e difusão de informações e pontos de vista sobre a educação. Parte-se da hipótese segundo a qual, em razão da posição ocupada pelo campo jornalístico na economia geral de bens simbólicos, as práticas educativas de professores e demais agentes sociais são conformadas por uma determinada construção social da realidade, isto é, por princípios de visão da educação impostos por jornalistas, o mais das vezes sutilmente, tanto ao campo educacional quanto ao espaço social geral. |
id |
EAA-1_8ea98ca14fd5da438580ac5d1a74d9fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782005000100011 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educaçãoeducaçãojornalismopré-noçõesA partir da análise de reportagens publicadas em duas revistas semanais de grande circulação nacional, esta pesquisa investiga as formas assumidas pelas pré-noções acionadas por agentes do campo jornalístico na produção e difusão de informações e pontos de vista sobre a educação. Parte-se da hipótese segundo a qual, em razão da posição ocupada pelo campo jornalístico na economia geral de bens simbólicos, as práticas educativas de professores e demais agentes sociais são conformadas por uma determinada construção social da realidade, isto é, por princípios de visão da educação impostos por jornalistas, o mais das vezes sutilmente, tanto ao campo educacional quanto ao espaço social geral.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100011Revista Brasileira de Educação n.28 2005reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782005000100011info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Gilson R. de M.Andrade,Maria da Conceição L. depor2005-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782005000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2005-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação |
title |
Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação |
spellingShingle |
Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação Pereira,Gilson R. de M. educação jornalismo pré-noções |
title_short |
Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação |
title_full |
Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação |
title_fullStr |
Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação |
title_full_unstemmed |
Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação |
title_sort |
Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação |
author |
Pereira,Gilson R. de M. |
author_facet |
Pereira,Gilson R. de M. Andrade,Maria da Conceição L. de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade,Maria da Conceição L. de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Gilson R. de M. Andrade,Maria da Conceição L. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação jornalismo pré-noções |
topic |
educação jornalismo pré-noções |
description |
A partir da análise de reportagens publicadas em duas revistas semanais de grande circulação nacional, esta pesquisa investiga as formas assumidas pelas pré-noções acionadas por agentes do campo jornalístico na produção e difusão de informações e pontos de vista sobre a educação. Parte-se da hipótese segundo a qual, em razão da posição ocupada pelo campo jornalístico na economia geral de bens simbólicos, as práticas educativas de professores e demais agentes sociais são conformadas por uma determinada construção social da realidade, isto é, por princípios de visão da educação impostos por jornalistas, o mais das vezes sutilmente, tanto ao campo educacional quanto ao espaço social geral. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782005000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.28 2005 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490114736128 |