O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarzi Ledur, Carolina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zanatta, Edinara, Rubin Rossato Pereira, Caroline, Arpini, Dorian Mônica, Macari, Maria Lucia, Jovasque da Rocha, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10898
Resumo: O segundo ano de vida é um período de significativa importância no desenvolvimento infantil devido às rápidas conquistas que acontecem nessa época. Este estudo teve como objetivo explorar as aquisições de desenvolvimento percebidas pelas mães em crianças que haviam completado dois anos de vida. O estudo configurou-se como qualitativo, tendo participado dele cinco díades mães-filhos, cujas crianças estavam na faixa etária entre 23 e 26 meses. As participantes responderam a um questionário de contextualização familiar e a uma entrevista semiestruturada e foram realizados dois momentos de observação da relação mãe-filho. Os resultados foram analisados conforme o método de análise de conteúdo, através das seguintes categorias: linguagem, habilidades cognitivas, habilidades motoras e habilidades socioemocionais. Os resultados apontaram o desenvolvimento dentro do esperado para essa faixa etária e o olhar atento das mães acerca do desenvolvimento de seus filhos.
id PUC_MG-3_236f7e16d587404fdb0c47bf07cbd328
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10898
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantildesenvolvimento infantilrelações familiaresinfânciaO segundo ano de vida é um período de significativa importância no desenvolvimento infantil devido às rápidas conquistas que acontecem nessa época. Este estudo teve como objetivo explorar as aquisições de desenvolvimento percebidas pelas mães em crianças que haviam completado dois anos de vida. O estudo configurou-se como qualitativo, tendo participado dele cinco díades mães-filhos, cujas crianças estavam na faixa etária entre 23 e 26 meses. As participantes responderam a um questionário de contextualização familiar e a uma entrevista semiestruturada e foram realizados dois momentos de observação da relação mãe-filho. Os resultados foram analisados conforme o método de análise de conteúdo, através das seguintes categorias: linguagem, habilidades cognitivas, habilidades motoras e habilidades socioemocionais. Os resultados apontaram o desenvolvimento dentro do esperado para essa faixa etária e o olhar atento das mães acerca do desenvolvimento de seus filhos.Editora PUC Minas2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1089810.5752/P.1678-9563.2019v25n1p40-59Psicologia em Revista; v. 25 n. 1 (2019): Psicologia em Revista; 40-591678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10898/16064Copyright (c) 2019 Carolina Sarzi Ledur, Edinara Zanatta, Caroline Rubin Rossato Pereira, Dorian Mônica Arpini, Maria Lucia Macari, Patrícia Jovasque da Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSarzi Ledur, CarolinaZanatta, EdinaraRubin Rossato Pereira, CarolineArpini, Dorian MônicaMacari, Maria LuciaJovasque da Rocha, Patrícia2019-12-13T20:12:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10898Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-12-13T20:12:57Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil
title O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil
spellingShingle O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil
Sarzi Ledur, Carolina
desenvolvimento infantil
relações familiares
infância
title_short O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil
title_full O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil
title_fullStr O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil
title_full_unstemmed O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil
title_sort O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil
author Sarzi Ledur, Carolina
author_facet Sarzi Ledur, Carolina
Zanatta, Edinara
Rubin Rossato Pereira, Caroline
Arpini, Dorian Mônica
Macari, Maria Lucia
Jovasque da Rocha, Patrícia
author_role author
author2 Zanatta, Edinara
Rubin Rossato Pereira, Caroline
Arpini, Dorian Mônica
Macari, Maria Lucia
Jovasque da Rocha, Patrícia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarzi Ledur, Carolina
Zanatta, Edinara
Rubin Rossato Pereira, Caroline
Arpini, Dorian Mônica
Macari, Maria Lucia
Jovasque da Rocha, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento infantil
relações familiares
infância
topic desenvolvimento infantil
relações familiares
infância
description O segundo ano de vida é um período de significativa importância no desenvolvimento infantil devido às rápidas conquistas que acontecem nessa época. Este estudo teve como objetivo explorar as aquisições de desenvolvimento percebidas pelas mães em crianças que haviam completado dois anos de vida. O estudo configurou-se como qualitativo, tendo participado dele cinco díades mães-filhos, cujas crianças estavam na faixa etária entre 23 e 26 meses. As participantes responderam a um questionário de contextualização familiar e a uma entrevista semiestruturada e foram realizados dois momentos de observação da relação mãe-filho. Os resultados foram analisados conforme o método de análise de conteúdo, através das seguintes categorias: linguagem, habilidades cognitivas, habilidades motoras e habilidades socioemocionais. Os resultados apontaram o desenvolvimento dentro do esperado para essa faixa etária e o olhar atento das mães acerca do desenvolvimento de seus filhos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10898
10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p40-59
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10898
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p40-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10898/16064
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 25 n. 1 (2019): Psicologia em Revista; 40-59
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273169022976