O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10898 |
Resumo: | O segundo ano de vida é um período de significativa importância no desenvolvimento infantil devido às rápidas conquistas que acontecem nessa época. Este estudo teve como objetivo explorar as aquisições de desenvolvimento percebidas pelas mães em crianças que haviam completado dois anos de vida. O estudo configurou-se como qualitativo, tendo participado dele cinco díades mães-filhos, cujas crianças estavam na faixa etária entre 23 e 26 meses. As participantes responderam a um questionário de contextualização familiar e a uma entrevista semiestruturada e foram realizados dois momentos de observação da relação mãe-filho. Os resultados foram analisados conforme o método de análise de conteúdo, através das seguintes categorias: linguagem, habilidades cognitivas, habilidades motoras e habilidades socioemocionais. Os resultados apontaram o desenvolvimento dentro do esperado para essa faixa etária e o olhar atento das mães acerca do desenvolvimento de seus filhos. |
id |
PUC_MG-3_236f7e16d587404fdb0c47bf07cbd328 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10898 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantildesenvolvimento infantilrelações familiaresinfânciaO segundo ano de vida é um período de significativa importância no desenvolvimento infantil devido às rápidas conquistas que acontecem nessa época. Este estudo teve como objetivo explorar as aquisições de desenvolvimento percebidas pelas mães em crianças que haviam completado dois anos de vida. O estudo configurou-se como qualitativo, tendo participado dele cinco díades mães-filhos, cujas crianças estavam na faixa etária entre 23 e 26 meses. As participantes responderam a um questionário de contextualização familiar e a uma entrevista semiestruturada e foram realizados dois momentos de observação da relação mãe-filho. Os resultados foram analisados conforme o método de análise de conteúdo, através das seguintes categorias: linguagem, habilidades cognitivas, habilidades motoras e habilidades socioemocionais. Os resultados apontaram o desenvolvimento dentro do esperado para essa faixa etária e o olhar atento das mães acerca do desenvolvimento de seus filhos.Editora PUC Minas2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1089810.5752/P.1678-9563.2019v25n1p40-59Psicologia em Revista; v. 25 n. 1 (2019): Psicologia em Revista; 40-591678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10898/16064Copyright (c) 2019 Carolina Sarzi Ledur, Edinara Zanatta, Caroline Rubin Rossato Pereira, Dorian Mônica Arpini, Maria Lucia Macari, Patrícia Jovasque da Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSarzi Ledur, CarolinaZanatta, EdinaraRubin Rossato Pereira, CarolineArpini, Dorian MônicaMacari, Maria LuciaJovasque da Rocha, Patrícia2019-12-13T20:12:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10898Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-12-13T20:12:57Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil |
title |
O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil |
spellingShingle |
O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil Sarzi Ledur, Carolina desenvolvimento infantil relações familiares infância |
title_short |
O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil |
title_full |
O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil |
title_fullStr |
O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil |
title_sort |
O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil |
author |
Sarzi Ledur, Carolina |
author_facet |
Sarzi Ledur, Carolina Zanatta, Edinara Rubin Rossato Pereira, Caroline Arpini, Dorian Mônica Macari, Maria Lucia Jovasque da Rocha, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Zanatta, Edinara Rubin Rossato Pereira, Caroline Arpini, Dorian Mônica Macari, Maria Lucia Jovasque da Rocha, Patrícia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarzi Ledur, Carolina Zanatta, Edinara Rubin Rossato Pereira, Caroline Arpini, Dorian Mônica Macari, Maria Lucia Jovasque da Rocha, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento infantil relações familiares infância |
topic |
desenvolvimento infantil relações familiares infância |
description |
O segundo ano de vida é um período de significativa importância no desenvolvimento infantil devido às rápidas conquistas que acontecem nessa época. Este estudo teve como objetivo explorar as aquisições de desenvolvimento percebidas pelas mães em crianças que haviam completado dois anos de vida. O estudo configurou-se como qualitativo, tendo participado dele cinco díades mães-filhos, cujas crianças estavam na faixa etária entre 23 e 26 meses. As participantes responderam a um questionário de contextualização familiar e a uma entrevista semiestruturada e foram realizados dois momentos de observação da relação mãe-filho. Os resultados foram analisados conforme o método de análise de conteúdo, através das seguintes categorias: linguagem, habilidades cognitivas, habilidades motoras e habilidades socioemocionais. Os resultados apontaram o desenvolvimento dentro do esperado para essa faixa etária e o olhar atento das mães acerca do desenvolvimento de seus filhos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10898 10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p40-59 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10898 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p40-59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10898/16064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 25 n. 1 (2019): Psicologia em Revista; 40-59 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273169022976 |