PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Sandro Vinicius Sales
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gênero
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31194
Resumo: O artigo apresenta as percepções, interpretações e negociações das relações de gênero vividas por crianças na Educação Infantil. O estudo articula os estudos de gênero e da sociologia da infância como forma de captar a complexidade e densidade das relações de gênero vivenciadas por meninos e meninas. O trabalho, de abordagem qualitativa, apresenta um inventário das representações de gênero, que envolvem as crianças e demonstra como meninos e meninas decodificam tais representações e realizam uma apropriação das representações de gênero de modo mais interpretativo do que meramente reprodutivo, ora refutando alguns referenciais, ora se apoiando neles
id UFF-8_350b8a9a99fff5603f895bac62ef2bb6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31194
network_acronym_str UFF-8
network_name_str Gênero
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTILRelações de gêneroEducação InfantilCrianças e infânciaO artigo apresenta as percepções, interpretações e negociações das relações de gênero vividas por crianças na Educação Infantil. O estudo articula os estudos de gênero e da sociologia da infância como forma de captar a complexidade e densidade das relações de gênero vivenciadas por meninos e meninas. O trabalho, de abordagem qualitativa, apresenta um inventário das representações de gênero, que envolvem as crianças e demonstra como meninos e meninas decodificam tais representações e realizam uma apropriação das representações de gênero de modo mais interpretativo do que meramente reprodutivo, ora refutando alguns referenciais, ora se apoiando nelesABEC2016-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3119410.22409/rg.v14i2.627Revista Gênero; v. 14 n. 2 (2014): REVISTA GÊNERO2316-11081517-969910.22409/rg.v14i2reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31194/18283Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Sandro Vinicius Sales2019-08-16T15:26:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31194Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T15:26:47Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
dos Santos, Sandro Vinicius Sales
Relações de gênero
Educação Infantil
Crianças e infância
title_short PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author dos Santos, Sandro Vinicius Sales
author_facet dos Santos, Sandro Vinicius Sales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Sandro Vinicius Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de gênero
Educação Infantil
Crianças e infância
topic Relações de gênero
Educação Infantil
Crianças e infância
description O artigo apresenta as percepções, interpretações e negociações das relações de gênero vividas por crianças na Educação Infantil. O estudo articula os estudos de gênero e da sociologia da infância como forma de captar a complexidade e densidade das relações de gênero vivenciadas por meninos e meninas. O trabalho, de abordagem qualitativa, apresenta um inventário das representações de gênero, que envolvem as crianças e demonstra como meninos e meninas decodificam tais representações e realizam uma apropriação das representações de gênero de modo mais interpretativo do que meramente reprodutivo, ora refutando alguns referenciais, ora se apoiando neles
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31194
10.22409/rg.v14i2.627
url https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31194
identifier_str_mv 10.22409/rg.v14i2.627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31194/18283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gênero; v. 14 n. 2 (2014): REVISTA GÊNERO
2316-1108
1517-9699
10.22409/rg.v14i2
reponame:Gênero
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Gênero
collection Gênero
repository.name.fl_str_mv Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br
_version_ 1799319678253793280