TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Ivy Campista Campanha de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Célia Regina Rangel, Rossetti, Cláudia Broetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12360
Resumo: Apesar da importância da reciprocidade na construção da vinculação entre pais e filhos, a adoção tardia ainda é realizada no Brasil privilegiando apenas o discurso do adulto, de forma que os sentimentos e o desejo da criança geralmente não são levados em consideração num processo adotivo. Desse modo, o trabalho aqui apresentado teve como objetivo conhecer a visão da criança sobre o processo de tornar-se filho, filha de seus novos pais, num contexto de adoção tardia. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, elaboração do genograma e construção do livro biográfico. Com as intervenções realizadas, pôde-se concluir que a criança expressava com silenciamentos conteúdos que a remetiam a aspectos anteriores à chegada à família adotante, demonstrando não querer falar da vivência anterior à adoção, contudo evidenciou, por meio de relatos e desenhos, a construção do vínculo com a família adotiva e o sentir-se integrada ao novo ambiente familiar.
id PUC_MG-3_2cbf230d9ab7a7d08e4320ac7b23f843
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12360
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIABECOMING A CHILD: THE CHILD’S PERSPECTIVE IN THE LATE ADOPTION CONTEXTCONVERTIRSE EN UN HIJO: LA PERSPECTIVA DEL NIÑO EN EL CONTEXTO DE LA ADOPCIÓN TARDÍALate adoption. Adoptive family. Child’s perspective. Bond.Adopción tardía. Segunda familia. La perspectiva del niño. Vinculación.Adoção tardiafamília adotivaperspectiva da criançavinculação.Apesar da importância da reciprocidade na construção da vinculação entre pais e filhos, a adoção tardia ainda é realizada no Brasil privilegiando apenas o discurso do adulto, de forma que os sentimentos e o desejo da criança geralmente não são levados em consideração num processo adotivo. Desse modo, o trabalho aqui apresentado teve como objetivo conhecer a visão da criança sobre o processo de tornar-se filho, filha de seus novos pais, num contexto de adoção tardia. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, elaboração do genograma e construção do livro biográfico. Com as intervenções realizadas, pôde-se concluir que a criança expressava com silenciamentos conteúdos que a remetiam a aspectos anteriores à chegada à família adotante, demonstrando não querer falar da vivência anterior à adoção, contudo evidenciou, por meio de relatos e desenhos, a construção do vínculo com a família adotiva e o sentir-se integrada ao novo ambiente familiar.Despite the importance of reciprocity in the construction of the bond between parents and children, late adoption is still performed in Brazil favoring only the adult’s discourse, in such a way that the child’s feeling and desire are usually not taken into consideration in an adoption process. Thus, the study presented here aims to know the child’s perspective in the process of becoming a son/daughter to new parents, in a late adoption context. Our procedures to collect data included semi-structured interviews, development of a genogram and a biographical book. The interventions carried out made it possible to conclude that through silence the child expressed contents that reminded him/her of aspects previous to the arrival at the adoptive family, showing to be unwilling to talk about the experience before the adoption, however made it evident, through reports and drawings, the construction of the bond with the adoptive family and the feeling of being integrated into the new family environment.A pesar de la importancia de la reciprocidad en la construcción de la relación entre padres e hijos, la adopción tardía sigue ocurriendo en Brasil privilegiando el discurso de los adultos, de forma que los sentimientos y los deseos del niño no suelen tenerse en cuenta en un proceso adoptivo. Por lo tanto, el trabajo que aquí se presenta tiene como objetivo conocer la perspectiva del niño en el proceso de convertirse en hijo/hija de sus nuevos padres, en un contexto de adopción tardía. Entrevistas semiestructuradas, construcción del genograma y del libro-biográfico se realizaron como instrumentos de investigación. Se concluyó que, aunque el niño ha expresado con el silencio contenidos que se refieren a los aspectos anteriores a la llegada a la familia adoptiva, demostrando no querer hablar de experiencias previas a la adopción, él demostró, por medio de relatos y dibujos, sentirse integrado y vinculado al nuevo entorno familiar.Editora PUC Minas2020-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1236010.5752/P.1678-9563.2020v26n1p40-61Psicologia em Revista; v. 26 n. 1 (2020): Psicologia em Revista; 41-621678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12360/18068Copyright (c) 2020 Ivy Campista Campanha de Araujo, Célia Regina Rangel Nascimento, Cláudia Broetto Rossettihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Ivy Campista Campanha deNascimento, Célia Regina RangelRossetti, Cláudia Broetto2021-04-19T11:10:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12360Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2021-04-19T11:10:09Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA
BECOMING A CHILD: THE CHILD’S PERSPECTIVE IN THE LATE ADOPTION CONTEXT
CONVERTIRSE EN UN HIJO: LA PERSPECTIVA DEL NIÑO EN EL CONTEXTO DE LA ADOPCIÓN TARDÍA
title TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA
spellingShingle TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA
Araujo, Ivy Campista Campanha de
Late adoption. Adoptive family. Child’s perspective. Bond.
Adopción tardía. Segunda familia. La perspectiva del niño. Vinculación.
Adoção tardia
família adotiva
perspectiva da criança
vinculação.
title_short TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA
title_full TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA
title_fullStr TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA
title_full_unstemmed TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA
title_sort TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA
author Araujo, Ivy Campista Campanha de
author_facet Araujo, Ivy Campista Campanha de
Nascimento, Célia Regina Rangel
Rossetti, Cláudia Broetto
author_role author
author2 Nascimento, Célia Regina Rangel
Rossetti, Cláudia Broetto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Ivy Campista Campanha de
Nascimento, Célia Regina Rangel
Rossetti, Cláudia Broetto
dc.subject.por.fl_str_mv Late adoption. Adoptive family. Child’s perspective. Bond.
Adopción tardía. Segunda familia. La perspectiva del niño. Vinculación.
Adoção tardia
família adotiva
perspectiva da criança
vinculação.
topic Late adoption. Adoptive family. Child’s perspective. Bond.
Adopción tardía. Segunda familia. La perspectiva del niño. Vinculación.
Adoção tardia
família adotiva
perspectiva da criança
vinculação.
description Apesar da importância da reciprocidade na construção da vinculação entre pais e filhos, a adoção tardia ainda é realizada no Brasil privilegiando apenas o discurso do adulto, de forma que os sentimentos e o desejo da criança geralmente não são levados em consideração num processo adotivo. Desse modo, o trabalho aqui apresentado teve como objetivo conhecer a visão da criança sobre o processo de tornar-se filho, filha de seus novos pais, num contexto de adoção tardia. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, elaboração do genograma e construção do livro biográfico. Com as intervenções realizadas, pôde-se concluir que a criança expressava com silenciamentos conteúdos que a remetiam a aspectos anteriores à chegada à família adotante, demonstrando não querer falar da vivência anterior à adoção, contudo evidenciou, por meio de relatos e desenhos, a construção do vínculo com a família adotiva e o sentir-se integrada ao novo ambiente familiar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12360
10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p40-61
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12360
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p40-61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12360/18068
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 26 n. 1 (2020): Psicologia em Revista; 41-62
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273592647680