TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12360 |
Resumo: | Apesar da importância da reciprocidade na construção da vinculação entre pais e filhos, a adoção tardia ainda é realizada no Brasil privilegiando apenas o discurso do adulto, de forma que os sentimentos e o desejo da criança geralmente não são levados em consideração num processo adotivo. Desse modo, o trabalho aqui apresentado teve como objetivo conhecer a visão da criança sobre o processo de tornar-se filho, filha de seus novos pais, num contexto de adoção tardia. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, elaboração do genograma e construção do livro biográfico. Com as intervenções realizadas, pôde-se concluir que a criança expressava com silenciamentos conteúdos que a remetiam a aspectos anteriores à chegada à família adotante, demonstrando não querer falar da vivência anterior à adoção, contudo evidenciou, por meio de relatos e desenhos, a construção do vínculo com a família adotiva e o sentir-se integrada ao novo ambiente familiar. |
id |
PUC_MG-3_2cbf230d9ab7a7d08e4320ac7b23f843 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12360 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIABECOMING A CHILD: THE CHILD’S PERSPECTIVE IN THE LATE ADOPTION CONTEXTCONVERTIRSE EN UN HIJO: LA PERSPECTIVA DEL NIÑO EN EL CONTEXTO DE LA ADOPCIÓN TARDÍALate adoption. Adoptive family. Child’s perspective. Bond.Adopción tardía. Segunda familia. La perspectiva del niño. Vinculación.Adoção tardiafamília adotivaperspectiva da criançavinculação.Apesar da importância da reciprocidade na construção da vinculação entre pais e filhos, a adoção tardia ainda é realizada no Brasil privilegiando apenas o discurso do adulto, de forma que os sentimentos e o desejo da criança geralmente não são levados em consideração num processo adotivo. Desse modo, o trabalho aqui apresentado teve como objetivo conhecer a visão da criança sobre o processo de tornar-se filho, filha de seus novos pais, num contexto de adoção tardia. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, elaboração do genograma e construção do livro biográfico. Com as intervenções realizadas, pôde-se concluir que a criança expressava com silenciamentos conteúdos que a remetiam a aspectos anteriores à chegada à família adotante, demonstrando não querer falar da vivência anterior à adoção, contudo evidenciou, por meio de relatos e desenhos, a construção do vínculo com a família adotiva e o sentir-se integrada ao novo ambiente familiar.Despite the importance of reciprocity in the construction of the bond between parents and children, late adoption is still performed in Brazil favoring only the adult’s discourse, in such a way that the child’s feeling and desire are usually not taken into consideration in an adoption process. Thus, the study presented here aims to know the child’s perspective in the process of becoming a son/daughter to new parents, in a late adoption context. Our procedures to collect data included semi-structured interviews, development of a genogram and a biographical book. The interventions carried out made it possible to conclude that through silence the child expressed contents that reminded him/her of aspects previous to the arrival at the adoptive family, showing to be unwilling to talk about the experience before the adoption, however made it evident, through reports and drawings, the construction of the bond with the adoptive family and the feeling of being integrated into the new family environment.A pesar de la importancia de la reciprocidad en la construcción de la relación entre padres e hijos, la adopción tardía sigue ocurriendo en Brasil privilegiando el discurso de los adultos, de forma que los sentimientos y los deseos del niño no suelen tenerse en cuenta en un proceso adoptivo. Por lo tanto, el trabajo que aquí se presenta tiene como objetivo conocer la perspectiva del niño en el proceso de convertirse en hijo/hija de sus nuevos padres, en un contexto de adopción tardía. Entrevistas semiestructuradas, construcción del genograma y del libro-biográfico se realizaron como instrumentos de investigación. Se concluyó que, aunque el niño ha expresado con el silencio contenidos que se refieren a los aspectos anteriores a la llegada a la familia adoptiva, demostrando no querer hablar de experiencias previas a la adopción, él demostró, por medio de relatos y dibujos, sentirse integrado y vinculado al nuevo entorno familiar.Editora PUC Minas2020-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1236010.5752/P.1678-9563.2020v26n1p40-61Psicologia em Revista; v. 26 n. 1 (2020): Psicologia em Revista; 41-621678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12360/18068Copyright (c) 2020 Ivy Campista Campanha de Araujo, Célia Regina Rangel Nascimento, Cláudia Broetto Rossettihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Ivy Campista Campanha deNascimento, Célia Regina RangelRossetti, Cláudia Broetto2021-04-19T11:10:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12360Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2021-04-19T11:10:09Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA BECOMING A CHILD: THE CHILD’S PERSPECTIVE IN THE LATE ADOPTION CONTEXT CONVERTIRSE EN UN HIJO: LA PERSPECTIVA DEL NIÑO EN EL CONTEXTO DE LA ADOPCIÓN TARDÍA |
title |
TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA |
spellingShingle |
TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA Araujo, Ivy Campista Campanha de Late adoption. Adoptive family. Child’s perspective. Bond. Adopción tardía. Segunda familia. La perspectiva del niño. Vinculación. Adoção tardia família adotiva perspectiva da criança vinculação. |
title_short |
TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA |
title_full |
TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA |
title_fullStr |
TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA |
title_full_unstemmed |
TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA |
title_sort |
TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA |
author |
Araujo, Ivy Campista Campanha de |
author_facet |
Araujo, Ivy Campista Campanha de Nascimento, Célia Regina Rangel Rossetti, Cláudia Broetto |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Célia Regina Rangel Rossetti, Cláudia Broetto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Ivy Campista Campanha de Nascimento, Célia Regina Rangel Rossetti, Cláudia Broetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Late adoption. Adoptive family. Child’s perspective. Bond. Adopción tardía. Segunda familia. La perspectiva del niño. Vinculación. Adoção tardia família adotiva perspectiva da criança vinculação. |
topic |
Late adoption. Adoptive family. Child’s perspective. Bond. Adopción tardía. Segunda familia. La perspectiva del niño. Vinculación. Adoção tardia família adotiva perspectiva da criança vinculação. |
description |
Apesar da importância da reciprocidade na construção da vinculação entre pais e filhos, a adoção tardia ainda é realizada no Brasil privilegiando apenas o discurso do adulto, de forma que os sentimentos e o desejo da criança geralmente não são levados em consideração num processo adotivo. Desse modo, o trabalho aqui apresentado teve como objetivo conhecer a visão da criança sobre o processo de tornar-se filho, filha de seus novos pais, num contexto de adoção tardia. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, elaboração do genograma e construção do livro biográfico. Com as intervenções realizadas, pôde-se concluir que a criança expressava com silenciamentos conteúdos que a remetiam a aspectos anteriores à chegada à família adotante, demonstrando não querer falar da vivência anterior à adoção, contudo evidenciou, por meio de relatos e desenhos, a construção do vínculo com a família adotiva e o sentir-se integrada ao novo ambiente familiar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12360 10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p40-61 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12360 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p40-61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12360/18068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 26 n. 1 (2020): Psicologia em Revista; 41-62 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273592647680 |