Del acogimiento institucional a la familia adoptiva: la vivencia en la transición

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Carollo Ramos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Abrão, Jorge Luís Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/171157
Resumo: O presente artigo objetiva abordar, a partir da perspectiva psicanalítica, as vicissitudes de crianças, em transição do acolhimento institucional a uma família adotiva, dando especial atenção ao processo de vinculação à nova família. São apresentadas questões sobre a legislação e os trâmites processuais da adoção, e, em seguida, apresentados recortes da teoria psicanalítica sobre a vivência do abandono, da separação da família de origem, do luto e da formação de novos vínculos, situações comuns às crianças em adoção tardia. O método utilizado é o estudo de caso, no qual se busca elucidar a vivência de uma criança, em vias de adoção. A análise dos resultados aponta que a adotanda ainda não havia vivenciado o luto quanto à impossibilidade de seu retorno à sua família de origem, sendo interrompido o processo de aproximação com os pretendes à adoção.  Aponta-se a necessidade da escuta e da preparação da criança para vivenciar o processo adotivo, avaliando sua condição e disponibilidade psíquica para ser inserida em uma nova família.  Conclui-se que o fato de a criança estar juridicamente apta à adoção, não corresponde a estar emocionalmente pronta para essa mudança em sua vida. Evidencia-se, assim, a importância da atuação do psicólogo judiciário neste contexto.
id USP-67_d4ac02072304d5240f577b2ee48bb4cd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/171157
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Del acogimiento institucional a la familia adoptiva: la vivencia en la transiciónDe l´'accueil institutionnelle à la famille adoptiveFrom institutionalization to an adoptive family: the child´ s experience in this transitionDo acolhimento institucional à família adotiva: a vivência da criança nesta transiçãoAdoption tardiveAccueil institutionnelleFamille adoptiveLienAdoção tardiaVínculoAcolhimento institucionalFamília adotivaAdopción tardíaVinculoAcogida institucionalFamilia adoptivaLate adoptionBondInstitutionalizationAdoptive familyO presente artigo objetiva abordar, a partir da perspectiva psicanalítica, as vicissitudes de crianças, em transição do acolhimento institucional a uma família adotiva, dando especial atenção ao processo de vinculação à nova família. São apresentadas questões sobre a legislação e os trâmites processuais da adoção, e, em seguida, apresentados recortes da teoria psicanalítica sobre a vivência do abandono, da separação da família de origem, do luto e da formação de novos vínculos, situações comuns às crianças em adoção tardia. O método utilizado é o estudo de caso, no qual se busca elucidar a vivência de uma criança, em vias de adoção. A análise dos resultados aponta que a adotanda ainda não havia vivenciado o luto quanto à impossibilidade de seu retorno à sua família de origem, sendo interrompido o processo de aproximação com os pretendes à adoção.  Aponta-se a necessidade da escuta e da preparação da criança para vivenciar o processo adotivo, avaliando sua condição e disponibilidade psíquica para ser inserida em uma nova família.  Conclui-se que o fato de a criança estar juridicamente apta à adoção, não corresponde a estar emocionalmente pronta para essa mudança em sua vida. Evidencia-se, assim, a importância da atuação do psicólogo judiciário neste contexto.This article aims to demonstrate from the psychoanalytic viewpoint the fate changes for children in transition from the institutional dwelling to a foster family, emphasizing the binding process to the new family. Issues on the legislation, as well as the procedural steps for adoption are presented, and then aspects of the psychoanalytical theory on children experiencing abandonment, separation from the original family, mourning, and development of new affective relations, which are common issues to children in late adoption. The used method is the case study which provided the analysis of a child experience about to be adopted. The results indicate that the adoptee had not yet experienced the mourning as to the impossibility of returning to her biological family, which caused the interruption of the approximation with the applicant adoption family. This report points out the need for listening and preparing the child to experience the adoption process, the assessment of the child psychic condition and availability to be inserted into a new family. It is concluded that the fact the child is legally fit for adoption doesn´t correspond to being emotionally ready for this change in life. Thus, the importance of judicial psychologist advice in this context is demonstrated.Cet article vise à aborder, dans une perspective psychanalytique, les vicissitudes des enfants en transition entre le placement en institution et la famille adoptive, en accordant une attention particulière au processus d'attachement à la nouvelle famille. Des questions sur la législation et les procédures d'adoption sont présentées, puis des coupures de la théorie psychanalytique sur l'expérience de l'abandon, la séparation de la famille d'origine, le deuil et la formation de nouveaux liens, situations communes aux enfants en adoption tardive. La méthode utilisée est l'étude de cas, dans laquelle l'objectif est d'élucider l'expérience d'un enfant en cours d'adoption. L'analyse des résultats montre que l'enfant adopté n'avait pas encore vécu le deuil de l'impossibilité de son retour dans sa famille d'origine, étant interrompu le processus de rapprochement avec l'adoption envisagée.  La nécessité d'écouter et de préparer l'enfant à vivre le processus d'adoption est soulignée, en évaluant son état et sa disponibilité psychique à être inséré dans une nouvelle famille.  Il est conclu que le fait que l'enfant soit légalement apte à l'adoption ne correspond pas au fait qu'il soit émotionnellement prêt pour ce changement dans sa vie. Il est donc évident que l'action du psychologue judiciaire est importante dans ce contexte.Este artículo ilustra, desde la psicoanálisis, las vicisitudes de niños en transición de una institución de acogida a una familia adoptiva, prestando atención al establecimiento del vinculo con la nueva familia.  Son presentados temas acerca de legislación y tramites del proceso de adopción, y, a continuación, son analizados extractos de la teoría psicoanalítica sobre la experiencia de abandono, de separación de la familia de origen, de duelo y de establecimiento de nuevos vínculos, situaciones comunes en adopción tardía. El método utilizado es el estudio de caso, en que se busca explicar las vivencias de una niña en proceso de adopción. El análisis de los resultados apunta que la adoptada aún no ha vivenciado el duelo por la imposibilidad de retorno a su familia de origen, interrumpiendo el proceso de acercamiento con la familia adoptante. Señalamos la necesidad de escuchar y preparar a los niños para vivenciar el proceso de adopción, evaluando su condición y disponibilidad psíquica para insertarse en una nueva familia. Concluimos que el hecho de que el niño esté apto legalmente para la adopción no corresponde a que se encuentre listo emocionalmente para este cambio en su vida. La importancia de la actuación del psicólogo jurídico es evidenciada.Universidade de São Paulo2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17115710.11606/issn.1981-1624.v26i1p83-98Estilos da Clinica; v. 26 n. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 83-98Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 83-98Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 83-98Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 1 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic; 83-98Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 1 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie; 83-98Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia; 83-981981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/171157/171220Copyright (c) 2021 Amanda Carollo Ramos da Silva, Jorge Luís Ferreira Abrãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Amanda Carollo Ramos daAbrão, Jorge Luís Ferreira2021-08-29T23:46:19Zoai:revistas.usp.br:article/171157Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2021-08-29T23:46:19Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Del acogimiento institucional a la familia adoptiva: la vivencia en la transición
De l´'accueil institutionnelle à la famille adoptive
From institutionalization to an adoptive family: the child´ s experience in this transition
Do acolhimento institucional à família adotiva: a vivência da criança nesta transição
title Del acogimiento institucional a la familia adoptiva: la vivencia en la transición
spellingShingle Del acogimiento institucional a la familia adoptiva: la vivencia en la transición
Silva, Amanda Carollo Ramos da
Adoption tardive
Accueil institutionnelle
Famille adoptive
Lien
Adoção tardia
Vínculo
Acolhimento institucional
Família adotiva
Adopción tardía
Vinculo
Acogida institucional
Familia adoptiva
Late adoption
Bond
Institutionalization
Adoptive family
title_short Del acogimiento institucional a la familia adoptiva: la vivencia en la transición
title_full Del acogimiento institucional a la familia adoptiva: la vivencia en la transición
title_fullStr Del acogimiento institucional a la familia adoptiva: la vivencia en la transición
title_full_unstemmed Del acogimiento institucional a la familia adoptiva: la vivencia en la transición
title_sort Del acogimiento institucional a la familia adoptiva: la vivencia en la transición
author Silva, Amanda Carollo Ramos da
author_facet Silva, Amanda Carollo Ramos da
Abrão, Jorge Luís Ferreira
author_role author
author2 Abrão, Jorge Luís Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda Carollo Ramos da
Abrão, Jorge Luís Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Adoption tardive
Accueil institutionnelle
Famille adoptive
Lien
Adoção tardia
Vínculo
Acolhimento institucional
Família adotiva
Adopción tardía
Vinculo
Acogida institucional
Familia adoptiva
Late adoption
Bond
Institutionalization
Adoptive family
topic Adoption tardive
Accueil institutionnelle
Famille adoptive
Lien
Adoção tardia
Vínculo
Acolhimento institucional
Família adotiva
Adopción tardía
Vinculo
Acogida institucional
Familia adoptiva
Late adoption
Bond
Institutionalization
Adoptive family
description O presente artigo objetiva abordar, a partir da perspectiva psicanalítica, as vicissitudes de crianças, em transição do acolhimento institucional a uma família adotiva, dando especial atenção ao processo de vinculação à nova família. São apresentadas questões sobre a legislação e os trâmites processuais da adoção, e, em seguida, apresentados recortes da teoria psicanalítica sobre a vivência do abandono, da separação da família de origem, do luto e da formação de novos vínculos, situações comuns às crianças em adoção tardia. O método utilizado é o estudo de caso, no qual se busca elucidar a vivência de uma criança, em vias de adoção. A análise dos resultados aponta que a adotanda ainda não havia vivenciado o luto quanto à impossibilidade de seu retorno à sua família de origem, sendo interrompido o processo de aproximação com os pretendes à adoção.  Aponta-se a necessidade da escuta e da preparação da criança para vivenciar o processo adotivo, avaliando sua condição e disponibilidade psíquica para ser inserida em uma nova família.  Conclui-se que o fato de a criança estar juridicamente apta à adoção, não corresponde a estar emocionalmente pronta para essa mudança em sua vida. Evidencia-se, assim, a importância da atuação do psicólogo judiciário neste contexto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/171157
10.11606/issn.1981-1624.v26i1p83-98
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/171157
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v26i1p83-98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/171157/171220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Amanda Carollo Ramos da Silva, Jorge Luís Ferreira Abrão
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Amanda Carollo Ramos da Silva, Jorge Luís Ferreira Abrão
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 26 n. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 83-98
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 83-98
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 83-98
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 1 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic; 83-98
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 1 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie; 83-98
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia; 83-98
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067496957673472