Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Tatiane Lebre
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cunha, Ana Cristina Barros da, Enumo, Sônia Regina Fiorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p594
Resumo: Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais Uma nova perspectiva baseada na abordagem sociointeracionista, denominada avaliação assistida ou dinâmica, trouxe avanços para a área de avaliação cognitiva, oferecendo indicadores do potencial de aprendizagem. Com base nessa concepção, este trabalho verificou a adequação de provas cognitivas assistidas, que incluem uma fase intermediária de assistência em crianças com dificuldade de aprendizagem (DA) e deficiência visual (DV). Para tanto, utilizou-se do jogo de perguntas de busca com figuras diversas (PBFD) e o jogo de perguntas de busca com figuras geométricas para crianças com deficiência visual (PBFG-DV). Esses jogos investigam as estratégias utilizadas ao se elaborarem questões de busca de informação com restrição de alternativa, em situação de resolução de problemas. Ao final do jogo, obtém-se um perfil de desempenho cognitivo. As provas assistidas foram sensíveis em identificar a variação de desempenho das crianças, mostrando-se adequadas para a avaliação de habilidades cognitivas de crianças com diferentes necessidades educativas especiais. Palavras-chave: avaliação cognitiva; avaliação assistida; crianças com necessidades educativas especiais.     Cognitive assessment using dynamic tests for children with special educational needs A new perspective based on socio-interacionist approach, called dynamic or assisted assessment, brought progress to the area of cognitive assessment, providing indicators of learning potential. From this conception, this study verified the appropriateness of dynamic cognitive tests, which include an intermediate phase of assistance for children with learning difficulties (DA) and visual impairment (DV). For this aim, it was used the Questions Search with Different Personalities Game (PBFD) and the Question Search with Geometrics Figures Game for Visually Impaired Children (PBFG-DV). These games investigating the strategies used to draw up questions to seek information with restriction of alternative, in the solving problems situation. At the end of the game it is possible to get a profile of children cognitive performance. The tests were efficient in identifying the variation in performance of these children and were appropriate for the evaluation of cognitive abilities of children with various special educational needs. Keywords: cognitive assessment; assisted cognitive; children with special educational needs.     Avaluación cognitiva por exámenes asistidas en alumnos con necesidades educativas especiales Una nueva perspectiva basada en el abordaje sociointeraccionista, denominada evaluación asistida o dinámica, ha traído avances en el área de la evaluación cognitiva ofreciendo indicativos de potencial de aprendizaje. A partir de esta concepción, este trabajo destacó la adecuación de pruebas cognitivas asistidas, que incluyen una fase intermediaria de asistencia en niños o niñas con dificultades de aprendizaje (DA) y deficiencia visual (DV). Para ello, se ha utilizado el Juego de preguntas de Búsqueda con Dibujos Diversos (PBFD) y el Juego de Preguntas de Búsqueda con dibujos Geométricos para niños o niñas con Deficiencia Visual (PBFG-DV). Estos juegos investigan las estrategias utilizadas al elaborarse preguntas de búsqueda de información con restricción de alternativas, en situaciones de resolución de problemas. Al final del juego se obtiene un perfil del desempeño de estos niños, se muestran adecuadas para la evaluación de habilidades cognitivas de niños/niñas con diversas necesidades educativas especiales. Palabras clave: evaluación cognitiva; evaluación asistida; niños con necesidades educativas especiales.   Texto recebido em março de 2010 e aprovado para publicação em fevereiro de 2011.
id PUC_MG-3_30de5ee1b0e7a4d3928a7b17c8d1c797
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1051
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiaisAvaliação cognitivaAvaliação AssistidaCrianças com Necessidades Educativas Especiais.Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais Uma nova perspectiva baseada na abordagem sociointeracionista, denominada avaliação assistida ou dinâmica, trouxe avanços para a área de avaliação cognitiva, oferecendo indicadores do potencial de aprendizagem. Com base nessa concepção, este trabalho verificou a adequação de provas cognitivas assistidas, que incluem uma fase intermediária de assistência em crianças com dificuldade de aprendizagem (DA) e deficiência visual (DV). Para tanto, utilizou-se do jogo de perguntas de busca com figuras diversas (PBFD) e o jogo de perguntas de busca com figuras geométricas para crianças com deficiência visual (PBFG-DV). Esses jogos investigam as estratégias utilizadas ao se elaborarem questões de busca de informação com restrição de alternativa, em situação de resolução de problemas. Ao final do jogo, obtém-se um perfil de desempenho cognitivo. As provas assistidas foram sensíveis em identificar a variação de desempenho das crianças, mostrando-se adequadas para a avaliação de habilidades cognitivas de crianças com diferentes necessidades educativas especiais. Palavras-chave: avaliação cognitiva; avaliação assistida; crianças com necessidades educativas especiais.     Cognitive assessment using dynamic tests for children with special educational needs A new perspective based on socio-interacionist approach, called dynamic or assisted assessment, brought progress to the area of cognitive assessment, providing indicators of learning potential. From this conception, this study verified the appropriateness of dynamic cognitive tests, which include an intermediate phase of assistance for children with learning difficulties (DA) and visual impairment (DV). For this aim, it was used the Questions Search with Different Personalities Game (PBFD) and the Question Search with Geometrics Figures Game for Visually Impaired Children (PBFG-DV). These games investigating the strategies used to draw up questions to seek information with restriction of alternative, in the solving problems situation. At the end of the game it is possible to get a profile of children cognitive performance. The tests were efficient in identifying the variation in performance of these children and were appropriate for the evaluation of cognitive abilities of children with various special educational needs. Keywords: cognitive assessment; assisted cognitive; children with special educational needs.     Avaluación cognitiva por exámenes asistidas en alumnos con necesidades educativas especiales Una nueva perspectiva basada en el abordaje sociointeraccionista, denominada evaluación asistida o dinámica, ha traído avances en el área de la evaluación cognitiva ofreciendo indicativos de potencial de aprendizaje. A partir de esta concepción, este trabajo destacó la adecuación de pruebas cognitivas asistidas, que incluyen una fase intermediaria de asistencia en niños o niñas con dificultades de aprendizaje (DA) y deficiencia visual (DV). Para ello, se ha utilizado el Juego de preguntas de Búsqueda con Dibujos Diversos (PBFD) y el Juego de Preguntas de Búsqueda con dibujos Geométricos para niños o niñas con Deficiencia Visual (PBFG-DV). Estos juegos investigan las estrategias utilizadas al elaborarse preguntas de búsqueda de información con restricción de alternativas, en situaciones de resolución de problemas. Al final del juego se obtiene un perfil del desempeño de estos niños, se muestran adecuadas para la evaluación de habilidades cognitivas de niños/niñas con diversas necesidades educativas especiales. Palabras clave: evaluación cognitiva; evaluación asistida; niños con necesidades educativas especiales.   Texto recebido em março de 2010 e aprovado para publicação em fevereiro de 2011.Editora PUC Minas2011-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p59410.5752/P.1678-9563.2010v16n3p594-612Psicologia em Revista; v. 16 n. 3 (2010): Psicologia em Revista; 594-6121678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p594/2222Dias, Tatiane LebreCunha, Ana Cristina Barros daEnumo, Sônia Regina Fioriminfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1051Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:54Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais
title Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais
spellingShingle Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais
Dias, Tatiane Lebre
Avaliação cognitiva
Avaliação Assistida
Crianças com Necessidades Educativas Especiais.
title_short Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais
title_full Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais
title_fullStr Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais
title_sort Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais
author Dias, Tatiane Lebre
author_facet Dias, Tatiane Lebre
Cunha, Ana Cristina Barros da
Enumo, Sônia Regina Fiorim
author_role author
author2 Cunha, Ana Cristina Barros da
Enumo, Sônia Regina Fiorim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Tatiane Lebre
Cunha, Ana Cristina Barros da
Enumo, Sônia Regina Fiorim
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação cognitiva
Avaliação Assistida
Crianças com Necessidades Educativas Especiais.
topic Avaliação cognitiva
Avaliação Assistida
Crianças com Necessidades Educativas Especiais.
description Avaliação cognitiva por provas assistida em crianças com necessidades educativas especiais Uma nova perspectiva baseada na abordagem sociointeracionista, denominada avaliação assistida ou dinâmica, trouxe avanços para a área de avaliação cognitiva, oferecendo indicadores do potencial de aprendizagem. Com base nessa concepção, este trabalho verificou a adequação de provas cognitivas assistidas, que incluem uma fase intermediária de assistência em crianças com dificuldade de aprendizagem (DA) e deficiência visual (DV). Para tanto, utilizou-se do jogo de perguntas de busca com figuras diversas (PBFD) e o jogo de perguntas de busca com figuras geométricas para crianças com deficiência visual (PBFG-DV). Esses jogos investigam as estratégias utilizadas ao se elaborarem questões de busca de informação com restrição de alternativa, em situação de resolução de problemas. Ao final do jogo, obtém-se um perfil de desempenho cognitivo. As provas assistidas foram sensíveis em identificar a variação de desempenho das crianças, mostrando-se adequadas para a avaliação de habilidades cognitivas de crianças com diferentes necessidades educativas especiais. Palavras-chave: avaliação cognitiva; avaliação assistida; crianças com necessidades educativas especiais.     Cognitive assessment using dynamic tests for children with special educational needs A new perspective based on socio-interacionist approach, called dynamic or assisted assessment, brought progress to the area of cognitive assessment, providing indicators of learning potential. From this conception, this study verified the appropriateness of dynamic cognitive tests, which include an intermediate phase of assistance for children with learning difficulties (DA) and visual impairment (DV). For this aim, it was used the Questions Search with Different Personalities Game (PBFD) and the Question Search with Geometrics Figures Game for Visually Impaired Children (PBFG-DV). These games investigating the strategies used to draw up questions to seek information with restriction of alternative, in the solving problems situation. At the end of the game it is possible to get a profile of children cognitive performance. The tests were efficient in identifying the variation in performance of these children and were appropriate for the evaluation of cognitive abilities of children with various special educational needs. Keywords: cognitive assessment; assisted cognitive; children with special educational needs.     Avaluación cognitiva por exámenes asistidas en alumnos con necesidades educativas especiales Una nueva perspectiva basada en el abordaje sociointeraccionista, denominada evaluación asistida o dinámica, ha traído avances en el área de la evaluación cognitiva ofreciendo indicativos de potencial de aprendizaje. A partir de esta concepción, este trabajo destacó la adecuación de pruebas cognitivas asistidas, que incluyen una fase intermediaria de asistencia en niños o niñas con dificultades de aprendizaje (DA) y deficiencia visual (DV). Para ello, se ha utilizado el Juego de preguntas de Búsqueda con Dibujos Diversos (PBFD) y el Juego de Preguntas de Búsqueda con dibujos Geométricos para niños o niñas con Deficiencia Visual (PBFG-DV). Estos juegos investigan las estrategias utilizadas al elaborarse preguntas de búsqueda de información con restricción de alternativas, en situaciones de resolución de problemas. Al final del juego se obtiene un perfil del desempeño de estos niños, se muestran adecuadas para la evaluación de habilidades cognitivas de niños/niñas con diversas necesidades educativas especiales. Palabras clave: evaluación cognitiva; evaluación asistida; niños con necesidades educativas especiales.   Texto recebido em março de 2010 e aprovado para publicação em fevereiro de 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p594
10.5752/P.1678-9563.2010v16n3p594-612
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p594
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2010v16n3p594-612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2010v16n3p594/2222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 16 n. 3 (2010): Psicologia em Revista; 594-612
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271821602816