Estimulação multissensorial : contributo de um equipamento para o desenvolvimento e inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2002 |
Resumo: | Exame público realizado em 23 Junho 2014. |
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Estimulação multissensorial : contributo de um equipamento para o desenvolvimento e inclusão de crianças com necessidades educativas especiaisPsicologiaEducação EspecialNecessidade Educativas EspeciaisInclusãoNecessidade Educativas EspeciaisEstimulação sensorialDesenvolvimento cognitivoExame público realizado em 23 Junho 2014.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.A interação com o meio e a estimulação sensorial têm sido realçadas como processos essenciais ao desenvolvimento das crianças (e.g. Montessori, Piaget). A estimulação sensorial, através de salas snoezelen, tem sido utilizada também como forma de intervenção educativa junto de crianças com NEE, em especial NEE severas. Contudo, as salas snoezelen apresentam-se dispendiosas e estáticas, não favorecendo a inclusão dos alunos, nem práticas cooperativas com os pares sem NEE. Assim, criou-se um equipamento de estimulação multissensorial, portátil, com enfoque nas áreas desenvolvimentais de discriminação visual e táctil, lateralidade, memoria visual e somatognosia (exploração de segmentos do corpo) e desenvolveu-se um estudo com o intuito de responder às seguintes questões de partida: i) Será que é possível desenvolver um equipamento de baixo custo que proporcione experiências multissensoriais a crianças com NEE permanentes? ii) De que forma se repercute no desenvolvimento de competências em diversas áreas desenvolvimentais um equipamento de estimulação multissensorial desenvolvido especificamente para ser aplicado em crianças com NEE permanentes ? Para tal aplicou-se uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), tendo-se administrado um instrumento de avaliação das áreas desenvolvimentais intervencionadas com o equipamento aos 4 alunos com NEE que constituíram a nossa amostra, em dois momentos de avaliação: pré e pós-teste. Adicionalmente, entrevistaram-se docentes e auxiliares de educação com vista a complementar os resultados quantitativos com dados qualitativos. Os resultados apontam para efeitos pouco evidentes do equipamento, mas para vantagens tal como o aumento da atenção para estímulos visuais, a portabilidade e a potencialidade para fomentar práticas cooperativas em contexto de sala de aula. Concluiu-se da necessidade de ajustar alguns aspetos no equipamento, a sensação de vento, o tamanho do equipamento pois deveria ser maior e também de selecionar crianças com NEE menos severas para a aplicação do programa ou ainda, o alongamento do programa no tempo para crianças com NEE severas.Abstract: The interaction with the environment and sensory stimulation have been stressed as essential processes in child development (e.g. Montessori, Piaget). Sensory stimulation, through snoezelen rooms, has also been used as a form of educational intervention in children with Special Educational Needs, specifically in profound Special Educational Needs. However, snoezelen rooms are expensive and static, which fosters neither the students’ inclusion nor cooperative practices with non-SEN peers. Therefore, a portable multisensory stimulation equipment has been created, which focuses on several developmental areas such as visual and tactile discrimination, laterality, visual memory and somatognosia (awareness of the several parts of the body) and a study has been developed in order to answer the following questions: i) Is it possible to develop a low-cost equipment which offers children with permanent SEN multisensory experiences? ii) In what way does a multisensory stimulation equipment, developed specifically to be applied in children with permanent SEN, influence the progress of skills in several areas of development? To accomplish this, a mixed methodology (quantitative and qualitative) has been applied, having been employed an evaluation instrument of the intervened developmental areas with the equipment on the four students with SEN who took part in the present study, which happened in two separate moments: pre and post-test. Furthermore, teachers and auxiliary teaching staff have been interviewed as to compliment the quantitative results with the qualitative data. The results point to unclear effects of the equipment. Nonetheless, some advantages have been highlighted, such as the increase of the attention towards visual stimuli, its portability and the potentiality to foster cooperative practices in the classroom environment. It has been concluded that there is the need to adjust some aspects of the equipment, specifically the wind sensation and its size (it should be bigger), as well as the need to select children with SEN less severe for the implementation of the program, or yet, the extension of the program through a longer period of time in the case of children with severe SEN.2016-03-02T14:54:27Z2016-03-022013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2002http://hdl.handle.net/11067/2002TID:201175347pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Rui Eduardo Castroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T01:31:11Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:38.360217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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