Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Henrique de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kind, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P223
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar ocenário de produtividade acadêmica em relação ao pesquisador com bolsade produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico (CNPq). A investigação envolveu a produção dedados empíricos por meio da seleção e análise de informações nos currículosde pesquisadores PQ da área da Psicologia disponíveis na Plataforma Lattes.Foram também realizadas entrevistas semidirigidas com sete pesquisadoresbolsistas de produtividade de diferentes subáreas. Os resultados estãoapresentados e discutidos em três eixos norteadores da problematização docampo investigado: produtividade e avaliação da área; bolsa de produtividadeem pesquisa: entre dilemas e benefícios; e produtivismo e modulações depesquisadores. Os resultados apontam uma cultura da produtividadepermeada pela lógica da produção, sobretudo de artigos científicos, e pelaintensificação do trabalho, que modula o trabalho do docente-pesquisador.
id PUC_MG-3_33324a1977484aad1d8d9c31e14a6503
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12941
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em PsicologiaPolíticas científicasCultura da produtividadeBolsa de produtividadePesquisadorTrabalho docenteEste artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar ocenário de produtividade acadêmica em relação ao pesquisador com bolsade produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico (CNPq). A investigação envolveu a produção dedados empíricos por meio da seleção e análise de informações nos currículosde pesquisadores PQ da área da Psicologia disponíveis na Plataforma Lattes.Foram também realizadas entrevistas semidirigidas com sete pesquisadoresbolsistas de produtividade de diferentes subáreas. Os resultados estãoapresentados e discutidos em três eixos norteadores da problematização docampo investigado: produtividade e avaliação da área; bolsa de produtividadeem pesquisa: entre dilemas e benefícios; e produtivismo e modulações depesquisadores. Os resultados apontam uma cultura da produtividadepermeada pela lógica da produção, sobretudo de artigos científicos, e pelaintensificação do trabalho, que modula o trabalho do docente-pesquisador.Editora PUC Minas2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P22310.5752/P.1678-9523.2016V22N1P223Psicologia em Revista; v. 22 n. 1 (2016): Psicologia em Revista; 223-2441678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P223/10189Copyright (c) 2016 João Henrique de Sousa Santos, Luciana Kindhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, João Henrique de SousaKind, Luciana2017-03-20T10:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12941Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2017-03-20T10:32:53Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia
title Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia
spellingShingle Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia
Santos, João Henrique de Sousa
Políticas científicas
Cultura da produtividade
Bolsa de produtividade
Pesquisador
Trabalho docente
title_short Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia
title_full Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia
title_fullStr Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia
title_full_unstemmed Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia
title_sort Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia
author Santos, João Henrique de Sousa
author_facet Santos, João Henrique de Sousa
Kind, Luciana
author_role author
author2 Kind, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Henrique de Sousa
Kind, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas científicas
Cultura da produtividade
Bolsa de produtividade
Pesquisador
Trabalho docente
topic Políticas científicas
Cultura da produtividade
Bolsa de produtividade
Pesquisador
Trabalho docente
description Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar ocenário de produtividade acadêmica em relação ao pesquisador com bolsade produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico (CNPq). A investigação envolveu a produção dedados empíricos por meio da seleção e análise de informações nos currículosde pesquisadores PQ da área da Psicologia disponíveis na Plataforma Lattes.Foram também realizadas entrevistas semidirigidas com sete pesquisadoresbolsistas de produtividade de diferentes subáreas. Os resultados estãoapresentados e discutidos em três eixos norteadores da problematização docampo investigado: produtividade e avaliação da área; bolsa de produtividadeem pesquisa: entre dilemas e benefícios; e produtivismo e modulações depesquisadores. Os resultados apontam uma cultura da produtividadepermeada pela lógica da produção, sobretudo de artigos científicos, e pelaintensificação do trabalho, que modula o trabalho do docente-pesquisador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P223
10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P223
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P223
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P223/10189
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 João Henrique de Sousa Santos, Luciana Kind
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 João Henrique de Sousa Santos, Luciana Kind
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 22 n. 1 (2016): Psicologia em Revista; 223-244
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273612570624