Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P223 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar ocenário de produtividade acadêmica em relação ao pesquisador com bolsade produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico (CNPq). A investigação envolveu a produção dedados empíricos por meio da seleção e análise de informações nos currículosde pesquisadores PQ da área da Psicologia disponíveis na Plataforma Lattes.Foram também realizadas entrevistas semidirigidas com sete pesquisadoresbolsistas de produtividade de diferentes subáreas. Os resultados estãoapresentados e discutidos em três eixos norteadores da problematização docampo investigado: produtividade e avaliação da área; bolsa de produtividadeem pesquisa: entre dilemas e benefícios; e produtivismo e modulações depesquisadores. Os resultados apontam uma cultura da produtividadepermeada pela lógica da produção, sobretudo de artigos científicos, e pelaintensificação do trabalho, que modula o trabalho do docente-pesquisador. |
id |
PUC_MG-3_33324a1977484aad1d8d9c31e14a6503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12941 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em PsicologiaPolíticas científicasCultura da produtividadeBolsa de produtividadePesquisadorTrabalho docenteEste artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar ocenário de produtividade acadêmica em relação ao pesquisador com bolsade produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico (CNPq). A investigação envolveu a produção dedados empíricos por meio da seleção e análise de informações nos currículosde pesquisadores PQ da área da Psicologia disponíveis na Plataforma Lattes.Foram também realizadas entrevistas semidirigidas com sete pesquisadoresbolsistas de produtividade de diferentes subáreas. Os resultados estãoapresentados e discutidos em três eixos norteadores da problematização docampo investigado: produtividade e avaliação da área; bolsa de produtividadeem pesquisa: entre dilemas e benefícios; e produtivismo e modulações depesquisadores. Os resultados apontam uma cultura da produtividadepermeada pela lógica da produção, sobretudo de artigos científicos, e pelaintensificação do trabalho, que modula o trabalho do docente-pesquisador.Editora PUC Minas2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P22310.5752/P.1678-9523.2016V22N1P223Psicologia em Revista; v. 22 n. 1 (2016): Psicologia em Revista; 223-2441678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P223/10189Copyright (c) 2016 João Henrique de Sousa Santos, Luciana Kindhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, João Henrique de SousaKind, Luciana2017-03-20T10:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12941Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2017-03-20T10:32:53Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia |
title |
Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia |
spellingShingle |
Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia Santos, João Henrique de Sousa Políticas científicas Cultura da produtividade Bolsa de produtividade Pesquisador Trabalho docente |
title_short |
Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia |
title_full |
Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia |
title_fullStr |
Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia |
title_full_unstemmed |
Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia |
title_sort |
Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia |
author |
Santos, João Henrique de Sousa |
author_facet |
Santos, João Henrique de Sousa Kind, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Kind, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, João Henrique de Sousa Kind, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas científicas Cultura da produtividade Bolsa de produtividade Pesquisador Trabalho docente |
topic |
Políticas científicas Cultura da produtividade Bolsa de produtividade Pesquisador Trabalho docente |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar ocenário de produtividade acadêmica em relação ao pesquisador com bolsade produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico (CNPq). A investigação envolveu a produção dedados empíricos por meio da seleção e análise de informações nos currículosde pesquisadores PQ da área da Psicologia disponíveis na Plataforma Lattes.Foram também realizadas entrevistas semidirigidas com sete pesquisadoresbolsistas de produtividade de diferentes subáreas. Os resultados estãoapresentados e discutidos em três eixos norteadores da problematização docampo investigado: produtividade e avaliação da área; bolsa de produtividadeem pesquisa: entre dilemas e benefícios; e produtivismo e modulações depesquisadores. Os resultados apontam uma cultura da produtividadepermeada pela lógica da produção, sobretudo de artigos científicos, e pelaintensificação do trabalho, que modula o trabalho do docente-pesquisador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P223 10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P223 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P223 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P223/10189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 João Henrique de Sousa Santos, Luciana Kind https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 João Henrique de Sousa Santos, Luciana Kind https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 22 n. 1 (2016): Psicologia em Revista; 223-244 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273612570624 |