Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Carlo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Kubaski, Cristiane, Bertazzo, Joise de Brum, Ferreira, Livia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412
Resumo: A necessidade de intervenção precoce para pessoas com diagnóstico deautismo tem sido reiteradamente confirmada pela literatura. No entantopoucas experiências sobre programas de intervenção têm sido publicadasna literatura nacional, o que dificulta identificar o modo como sãodesenvolvidas bem como o impacto dessas práticas no desenvolvimento dacriança. Este estudo tem por objetivos descrever a condução do ProgramaSon-Rise com uma criança com autismo durante 12 meses e o impacto dessaintervenção sobre o desenvolvimento da criança. Os resultados mostraramque o desenvolvimento do programa na residência da família ocasionouinterferências na rotina familiar, diminuindo a intensidade da intervenção.Além disso, foram observados avanços mais significativos nas áreas dacomunicação e interação do que no uso do olhar e contato visual. Por fimsão discutidos os pontos positivos e limitações observados nesse processo.
id PUC_MG-3_348e52983b39cf20b31b249dcbc45811
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5425
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-RiseAutismointervenção precocedesenvolvimento infantilIntervenção em autismoA necessidade de intervenção precoce para pessoas com diagnóstico deautismo tem sido reiteradamente confirmada pela literatura. No entantopoucas experiências sobre programas de intervenção têm sido publicadasna literatura nacional, o que dificulta identificar o modo como sãodesenvolvidas bem como o impacto dessas práticas no desenvolvimento dacriança. Este estudo tem por objetivos descrever a condução do ProgramaSon-Rise com uma criança com autismo durante 12 meses e o impacto dessaintervenção sobre o desenvolvimento da criança. Os resultados mostraramque o desenvolvimento do programa na residência da família ocasionouinterferências na rotina familiar, diminuindo a intensidade da intervenção.Além disso, foram observados avanços mais significativos nas áreas dacomunicação e interação do que no uso do olhar e contato visual. Por fimsão discutidos os pontos positivos e limitações observados nesse processo.Editora PUC Minas2015-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIntervençãoapplication/pdfapplication/mswordapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P41210.5752/P.1678-9523.2015V21N2P412Psicologia em Revista; v. 21 n. 2 (2015): Psicologia em Revista; 413-4291678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/9401http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15398http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15399http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15400http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15401http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15402http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15403http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15404Copyright (c) 2016 Carlo Schmidt, Cristiane Kubaski, Joise de Brum Bertazzo, Livia de Oliveira Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt, CarloKubaski, CristianeBertazzo, Joise de BrumFerreira, Livia de Oliveira2016-10-10T14:13:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5425Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2016-10-10T14:13:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise
title Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise
spellingShingle Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise
Schmidt, Carlo
Autismo
intervenção precoce
desenvolvimento infantil
Intervenção em autismo
title_short Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise
title_full Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise
title_fullStr Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise
title_full_unstemmed Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise
title_sort Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise
author Schmidt, Carlo
author_facet Schmidt, Carlo
Kubaski, Cristiane
Bertazzo, Joise de Brum
Ferreira, Livia de Oliveira
author_role author
author2 Kubaski, Cristiane
Bertazzo, Joise de Brum
Ferreira, Livia de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Carlo
Kubaski, Cristiane
Bertazzo, Joise de Brum
Ferreira, Livia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
intervenção precoce
desenvolvimento infantil
Intervenção em autismo
topic Autismo
intervenção precoce
desenvolvimento infantil
Intervenção em autismo
description A necessidade de intervenção precoce para pessoas com diagnóstico deautismo tem sido reiteradamente confirmada pela literatura. No entantopoucas experiências sobre programas de intervenção têm sido publicadasna literatura nacional, o que dificulta identificar o modo como sãodesenvolvidas bem como o impacto dessas práticas no desenvolvimento dacriança. Este estudo tem por objetivos descrever a condução do ProgramaSon-Rise com uma criança com autismo durante 12 meses e o impacto dessaintervenção sobre o desenvolvimento da criança. Os resultados mostraramque o desenvolvimento do programa na residência da família ocasionouinterferências na rotina familiar, diminuindo a intensidade da intervenção.Além disso, foram observados avanços mais significativos nas áreas dacomunicação e interação do que no uso do olhar e contato visual. Por fimsão discutidos os pontos positivos e limitações observados nesse processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Intervenção
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412
10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P412
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/9401
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15398
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15399
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15400
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15401
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15402
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15403
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15404
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 21 n. 2 (2015): Psicologia em Revista; 413-429
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688272671997952