Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412 |
Resumo: | A necessidade de intervenção precoce para pessoas com diagnóstico deautismo tem sido reiteradamente confirmada pela literatura. No entantopoucas experiências sobre programas de intervenção têm sido publicadasna literatura nacional, o que dificulta identificar o modo como sãodesenvolvidas bem como o impacto dessas práticas no desenvolvimento dacriança. Este estudo tem por objetivos descrever a condução do ProgramaSon-Rise com uma criança com autismo durante 12 meses e o impacto dessaintervenção sobre o desenvolvimento da criança. Os resultados mostraramque o desenvolvimento do programa na residência da família ocasionouinterferências na rotina familiar, diminuindo a intensidade da intervenção.Além disso, foram observados avanços mais significativos nas áreas dacomunicação e interação do que no uso do olhar e contato visual. Por fimsão discutidos os pontos positivos e limitações observados nesse processo. |
id |
PUC_MG-3_348e52983b39cf20b31b249dcbc45811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5425 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-RiseAutismointervenção precocedesenvolvimento infantilIntervenção em autismoA necessidade de intervenção precoce para pessoas com diagnóstico deautismo tem sido reiteradamente confirmada pela literatura. No entantopoucas experiências sobre programas de intervenção têm sido publicadasna literatura nacional, o que dificulta identificar o modo como sãodesenvolvidas bem como o impacto dessas práticas no desenvolvimento dacriança. Este estudo tem por objetivos descrever a condução do ProgramaSon-Rise com uma criança com autismo durante 12 meses e o impacto dessaintervenção sobre o desenvolvimento da criança. Os resultados mostraramque o desenvolvimento do programa na residência da família ocasionouinterferências na rotina familiar, diminuindo a intensidade da intervenção.Além disso, foram observados avanços mais significativos nas áreas dacomunicação e interação do que no uso do olhar e contato visual. Por fimsão discutidos os pontos positivos e limitações observados nesse processo.Editora PUC Minas2015-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIntervençãoapplication/pdfapplication/mswordapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P41210.5752/P.1678-9523.2015V21N2P412Psicologia em Revista; v. 21 n. 2 (2015): Psicologia em Revista; 413-4291678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/9401http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15398http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15399http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15400http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15401http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15402http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15403http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15404Copyright (c) 2016 Carlo Schmidt, Cristiane Kubaski, Joise de Brum Bertazzo, Livia de Oliveira Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt, CarloKubaski, CristianeBertazzo, Joise de BrumFerreira, Livia de Oliveira2016-10-10T14:13:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5425Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2016-10-10T14:13:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise |
title |
Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise |
spellingShingle |
Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise Schmidt, Carlo Autismo intervenção precoce desenvolvimento infantil Intervenção em autismo |
title_short |
Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise |
title_full |
Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise |
title_fullStr |
Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise |
title_full_unstemmed |
Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise |
title_sort |
Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise |
author |
Schmidt, Carlo |
author_facet |
Schmidt, Carlo Kubaski, Cristiane Bertazzo, Joise de Brum Ferreira, Livia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Kubaski, Cristiane Bertazzo, Joise de Brum Ferreira, Livia de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Carlo Kubaski, Cristiane Bertazzo, Joise de Brum Ferreira, Livia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo intervenção precoce desenvolvimento infantil Intervenção em autismo |
topic |
Autismo intervenção precoce desenvolvimento infantil Intervenção em autismo |
description |
A necessidade de intervenção precoce para pessoas com diagnóstico deautismo tem sido reiteradamente confirmada pela literatura. No entantopoucas experiências sobre programas de intervenção têm sido publicadasna literatura nacional, o que dificulta identificar o modo como sãodesenvolvidas bem como o impacto dessas práticas no desenvolvimento dacriança. Este estudo tem por objetivos descrever a condução do ProgramaSon-Rise com uma criança com autismo durante 12 meses e o impacto dessaintervenção sobre o desenvolvimento da criança. Os resultados mostraramque o desenvolvimento do programa na residência da família ocasionouinterferências na rotina familiar, diminuindo a intensidade da intervenção.Além disso, foram observados avanços mais significativos nas áreas dacomunicação e interação do que no uso do olhar e contato visual. Por fimsão discutidos os pontos positivos e limitações observados nesse processo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Intervenção |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412 10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P412 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/9401 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15398 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15399 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15400 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15401 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15402 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15403 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P412/15404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/pdf application/msword application/msword application/msword application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 21 n. 2 (2015): Psicologia em Revista; 413-429 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272671997952 |