Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Lucivanda Cavalcante
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Salomão, Nádia Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681
Resumo: Este estudo investigou as práticas de educação dos filhos, com base no relato de mães, em um contexto não urbano. Participaram 30 mães de crianças com idade entre 4 e 30 meses. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semiestruturada que abordava questões relativas aos cuidados diários que as mães apresentavam com os filhos, atividades desenvolvidas na interação mãe-criança e as práticas de controle do comportamento infantil. Os resultados da entrevista foram considerados por meio da análise de conteúdo. De uma forma geral, esses resultados apontaram a preocupação das mães com os cuidados básicos na educação dos filhos, interações lúdicas no cotidiano mãe-criança e o uso do diálogo como estratégia de controle do comportamento da criança. Considera-se que as práticas de educação dos filhos relacionam-se, de forma bidirecional, com as características da criança e dos pais, assim como do contexto sociocultural em que estão inseridos.
id PUC_MG-3_364d9adc3f43037fe8904b8616500a87
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8681
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Práticas de educação dos filhos em contexto não urbanopráticas educativasdesenvolvimento infantilcontexto não urbano.PRÁTICAS EDUCATIVASEste estudo investigou as práticas de educação dos filhos, com base no relato de mães, em um contexto não urbano. Participaram 30 mães de crianças com idade entre 4 e 30 meses. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semiestruturada que abordava questões relativas aos cuidados diários que as mães apresentavam com os filhos, atividades desenvolvidas na interação mãe-criança e as práticas de controle do comportamento infantil. Os resultados da entrevista foram considerados por meio da análise de conteúdo. De uma forma geral, esses resultados apontaram a preocupação das mães com os cuidados básicos na educação dos filhos, interações lúdicas no cotidiano mãe-criança e o uso do diálogo como estratégia de controle do comportamento da criança. Considera-se que as práticas de educação dos filhos relacionam-se, de forma bidirecional, com as características da criança e dos pais, assim como do contexto sociocultural em que estão inseridos.Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQUALITATIVOapplication/pdfapplication/zipapplication/zipapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/868110.5752/P.1678-9563.2018v24n1p175-190Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 175-1901678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/14032http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15547http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15548http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15549https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Lucivanda CavalcanteSalomão, Nádia Maria Ribeiro2019-09-16T03:15:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8681Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:12Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano
title Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano
spellingShingle Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano
Borges, Lucivanda Cavalcante
práticas educativas
desenvolvimento infantil
contexto não urbano.
PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_short Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano
title_full Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano
title_fullStr Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano
title_full_unstemmed Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano
title_sort Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano
author Borges, Lucivanda Cavalcante
author_facet Borges, Lucivanda Cavalcante
Salomão, Nádia Maria Ribeiro
author_role author
author2 Salomão, Nádia Maria Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Lucivanda Cavalcante
Salomão, Nádia Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv práticas educativas
desenvolvimento infantil
contexto não urbano.
PRÁTICAS EDUCATIVAS
topic práticas educativas
desenvolvimento infantil
contexto não urbano.
PRÁTICAS EDUCATIVAS
description Este estudo investigou as práticas de educação dos filhos, com base no relato de mães, em um contexto não urbano. Participaram 30 mães de crianças com idade entre 4 e 30 meses. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semiestruturada que abordava questões relativas aos cuidados diários que as mães apresentavam com os filhos, atividades desenvolvidas na interação mãe-criança e as práticas de controle do comportamento infantil. Os resultados da entrevista foram considerados por meio da análise de conteúdo. De uma forma geral, esses resultados apontaram a preocupação das mães com os cuidados básicos na educação dos filhos, interações lúdicas no cotidiano mãe-criança e o uso do diálogo como estratégia de controle do comportamento da criança. Considera-se que as práticas de educação dos filhos relacionam-se, de forma bidirecional, com as características da criança e dos pais, assim como do contexto sociocultural em que estão inseridos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
QUALITATIVO
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681
10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p175-190
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p175-190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/14032
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15547
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15548
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15549
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
application/zip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 175-190
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273105059840