Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681 |
Resumo: | Este estudo investigou as práticas de educação dos filhos, com base no relato de mães, em um contexto não urbano. Participaram 30 mães de crianças com idade entre 4 e 30 meses. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semiestruturada que abordava questões relativas aos cuidados diários que as mães apresentavam com os filhos, atividades desenvolvidas na interação mãe-criança e as práticas de controle do comportamento infantil. Os resultados da entrevista foram considerados por meio da análise de conteúdo. De uma forma geral, esses resultados apontaram a preocupação das mães com os cuidados básicos na educação dos filhos, interações lúdicas no cotidiano mãe-criança e o uso do diálogo como estratégia de controle do comportamento da criança. Considera-se que as práticas de educação dos filhos relacionam-se, de forma bidirecional, com as características da criança e dos pais, assim como do contexto sociocultural em que estão inseridos. |
id |
PUC_MG-3_364d9adc3f43037fe8904b8616500a87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8681 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de educação dos filhos em contexto não urbanopráticas educativasdesenvolvimento infantilcontexto não urbano.PRÁTICAS EDUCATIVASEste estudo investigou as práticas de educação dos filhos, com base no relato de mães, em um contexto não urbano. Participaram 30 mães de crianças com idade entre 4 e 30 meses. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semiestruturada que abordava questões relativas aos cuidados diários que as mães apresentavam com os filhos, atividades desenvolvidas na interação mãe-criança e as práticas de controle do comportamento infantil. Os resultados da entrevista foram considerados por meio da análise de conteúdo. De uma forma geral, esses resultados apontaram a preocupação das mães com os cuidados básicos na educação dos filhos, interações lúdicas no cotidiano mãe-criança e o uso do diálogo como estratégia de controle do comportamento da criança. Considera-se que as práticas de educação dos filhos relacionam-se, de forma bidirecional, com as características da criança e dos pais, assim como do contexto sociocultural em que estão inseridos.Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQUALITATIVOapplication/pdfapplication/zipapplication/zipapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/868110.5752/P.1678-9563.2018v24n1p175-190Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 175-1901678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/14032http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15547http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15548http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15549https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Lucivanda CavalcanteSalomão, Nádia Maria Ribeiro2019-09-16T03:15:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8681Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:12Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano |
title |
Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano |
spellingShingle |
Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano Borges, Lucivanda Cavalcante práticas educativas desenvolvimento infantil contexto não urbano. PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title_short |
Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano |
title_full |
Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano |
title_fullStr |
Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano |
title_full_unstemmed |
Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano |
title_sort |
Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano |
author |
Borges, Lucivanda Cavalcante |
author_facet |
Borges, Lucivanda Cavalcante Salomão, Nádia Maria Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Salomão, Nádia Maria Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Lucivanda Cavalcante Salomão, Nádia Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas educativas desenvolvimento infantil contexto não urbano. PRÁTICAS EDUCATIVAS |
topic |
práticas educativas desenvolvimento infantil contexto não urbano. PRÁTICAS EDUCATIVAS |
description |
Este estudo investigou as práticas de educação dos filhos, com base no relato de mães, em um contexto não urbano. Participaram 30 mães de crianças com idade entre 4 e 30 meses. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semiestruturada que abordava questões relativas aos cuidados diários que as mães apresentavam com os filhos, atividades desenvolvidas na interação mãe-criança e as práticas de controle do comportamento infantil. Os resultados da entrevista foram considerados por meio da análise de conteúdo. De uma forma geral, esses resultados apontaram a preocupação das mães com os cuidados básicos na educação dos filhos, interações lúdicas no cotidiano mãe-criança e o uso do diálogo como estratégia de controle do comportamento da criança. Considera-se que as práticas de educação dos filhos relacionam-se, de forma bidirecional, com as características da criança e dos pais, assim como do contexto sociocultural em que estão inseridos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion QUALITATIVO |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681 10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p175-190 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p175-190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/14032 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15547 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15548 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8681/15549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip application/zip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 175-190 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273105059840 |