CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A PRÁTICA EDUCATIVA NO PROJOVEM URBANO DE JUAZEIRO-BAHIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/274 |
Resumo: | A formação continuada de educadores do Programa Projovem Urbano (PJU) é uma prerrogativa do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude em favor do aprimoramento profissional de educadores que nele atuam. Este artigo consiste no relato de experiência do processo de formação continuada de educadores do PJU de Juazeiro-BA segundo a visão dos mesmos. O referencial teórico utilizado foi a perspectiva dialógica de Paulo Freire com metodologia qualitativa de caráter participativo, ancorado pela ação-problematização-ação. Para tanto, aplicou-se um questionário avaliativo semi-aberto sobre a formação continuada. Os docentes avaliaram a formação de modo positivo, favorecendo o desempenho eficaz do educador e o êxito do programa. As principais contribuições apontadas foram: melhoria no desempenho e na didática em sala de aula, enriquecimento profissional, compreensão aprofundada do programa, diálogo interdisciplinar, maior integração dos atores envolvidos, alcance de novas metodologias de trabalho, melhoria da prática através das palestras/debates, aquisição de novos conhecimentos, maior segurança para abordar o material do programa, melhoria na relação professor-aluno, motivação para continuar no programa diante do avanço dos alunos, ajustes no binômio teoria-prática, cumprimento de metas estabelecidas, além da superação de expectativas iniciais. Os resultados sugerem que atividades como essa promovem não só o cumprimento/efetivação de Políticas Públicas de Juventude e de educação, mas também elucidam impasses/lacunas vividos pelos educadores e potencializam um trabalho interdisciplinar/integrado. Contudo, isso não exclui a necessidade de um debate mais aprofundado a respeito dos modos de conceber-gerir-avaliar processos formativos educacionais no contexto dos programas sociais e das Políticas Públicas. |
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