Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel da Silva, Renata De Lourdes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rodrigues, Marisa Cosenza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P479
Resumo: O presente artigo relata a experiência de atendimento à queixa escolar do Projeto de extensão SEAPE – Serviço de Atendimento em Psicologia Escolar/Educacional que vem sendo desenvolvida no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). O projeto propõe a contextualização da queixa e a minimização dos encaminhamentos inadequados para a clínica. Objetiva-se divulgar, integrar e formalizar, por meio do CPA/UFJF, a prestação de serviços e atendimento psicoeducacional à demanda com queixas relacionadas à escolarização, viabilizando, numa perspectiva participativa, o atendimento a pais, crianças, adolescentes, professores e equipes pedagógicas. Assume-se uma ótica proativa, promotora de saúde e desenvolvimento. O presente relato discute três eixos de trabalho no atendimento à queixa escolar: orientação de estudos, treino de atenção e promoção das habilidades sociais. A avaliação do projeto tem sido favorável considerando-se os relatos de pais, responsáveis e professores, bem como a evolução das crianças e adolescentes atendidos.
id PUC_MG-3_3bdf462abf324253d8a2ccad1a5f5fee
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3110
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJFpsicologia escolar/ educacionalqueixa escolarCentro de psicologia aplicadaO presente artigo relata a experiência de atendimento à queixa escolar do Projeto de extensão SEAPE – Serviço de Atendimento em Psicologia Escolar/Educacional que vem sendo desenvolvida no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). O projeto propõe a contextualização da queixa e a minimização dos encaminhamentos inadequados para a clínica. Objetiva-se divulgar, integrar e formalizar, por meio do CPA/UFJF, a prestação de serviços e atendimento psicoeducacional à demanda com queixas relacionadas à escolarização, viabilizando, numa perspectiva participativa, o atendimento a pais, crianças, adolescentes, professores e equipes pedagógicas. Assume-se uma ótica proativa, promotora de saúde e desenvolvimento. O presente relato discute três eixos de trabalho no atendimento à queixa escolar: orientação de estudos, treino de atenção e promoção das habilidades sociais. A avaliação do projeto tem sido favorável considerando-se os relatos de pais, responsáveis e professores, bem como a evolução das crianças e adolescentes atendidos.Editora PUC Minas2015-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P47910.5752/P.1678-9523.2014V20N3P479Psicologia em Revista; v. 20 n. 3 (2014): Psicologia em Revista; 479-4931678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P479/8155http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P479/15315Miguel da Silva, Renata De LourdesRodrigues, Marisa Cosenzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3110Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF
title Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF
spellingShingle Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF
Miguel da Silva, Renata De Lourdes
psicologia escolar/ educacional
queixa escolar
Centro de psicologia aplicada
title_short Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF
title_full Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF
title_fullStr Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF
title_full_unstemmed Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF
title_sort Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF
author Miguel da Silva, Renata De Lourdes
author_facet Miguel da Silva, Renata De Lourdes
Rodrigues, Marisa Cosenza
author_role author
author2 Rodrigues, Marisa Cosenza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel da Silva, Renata De Lourdes
Rodrigues, Marisa Cosenza
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia escolar/ educacional
queixa escolar
Centro de psicologia aplicada
topic psicologia escolar/ educacional
queixa escolar
Centro de psicologia aplicada
description O presente artigo relata a experiência de atendimento à queixa escolar do Projeto de extensão SEAPE – Serviço de Atendimento em Psicologia Escolar/Educacional que vem sendo desenvolvida no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). O projeto propõe a contextualização da queixa e a minimização dos encaminhamentos inadequados para a clínica. Objetiva-se divulgar, integrar e formalizar, por meio do CPA/UFJF, a prestação de serviços e atendimento psicoeducacional à demanda com queixas relacionadas à escolarização, viabilizando, numa perspectiva participativa, o atendimento a pais, crianças, adolescentes, professores e equipes pedagógicas. Assume-se uma ótica proativa, promotora de saúde e desenvolvimento. O presente relato discute três eixos de trabalho no atendimento à queixa escolar: orientação de estudos, treino de atenção e promoção das habilidades sociais. A avaliação do projeto tem sido favorável considerando-se os relatos de pais, responsáveis e professores, bem como a evolução das crianças e adolescentes atendidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P479
10.5752/P.1678-9523.2014V20N3P479
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P479
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2014V20N3P479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P479/8155
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P479/15315
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 20 n. 3 (2014): Psicologia em Revista; 479-493
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271929606144