Dinâmica do self educacional de adolescentes encaminhados para atendimento psicológico em virtude de queixas escolares
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25669 |
Resumo: | O tema da queixa escolar tem recebido atenção da comunidade acadêmica e sido objeto de interesse de diversas áreas, tais como: psicologia, pedagogia, psiquiatria, neurologia e terapia ocupacional. Diferentes explicações para os problemas relacionados ao processo de escolarização de estudantes do ensino básico chegam aos serviços de atenção psicossocial e de saúde, exigindo melhor preparo teórico e técnico dos profissionais para dar suporte às diversas demandas. Na escuta dos adolescentes encaminhados, as vozes de agentes de referência ganharam particular destaque quanto às demandas de encaminhamento referentes às queixas escolares e repercussão na construção identitária dos estudantes durante a trajetória escolar. Diante deste cenário, surgiu o interesse em analisar como adolescentes encaminhados com queixa escolar para o Serviço de Psicologia expressam a participação das vozes dos agentes de referência na dinâmica do Self e, mais especificamente, do Self educacional. O estudo, portanto, apresenta a análise de dois casos a partir da realização de entrevistas narrativas expondo o tema da queixa escolar, partindo da teoria do Self Dialógico para uma discussão sobre dialogicidade, identificando também Posicionamentos do Eu (I-Positions) e explorando, à luz da Psicologia Cultural de Base Semiótica, o desenvolvimento do Sistema do Self Educacional dos jovens entrevistados. A pesquisa apresenta como resultados a expressão das vozes dos agentes de referência na trajetória acadêmica dos estudantes, apontando para a presença de signos reguladores semióticos presentes nos discursos desses agentes. Este trabalho indica a necessidade de estudos que explorem o tema da queixa escolar a partir dos diálogos estabelecidos no contexto educacional e construção identitária dos estudantes nos respectivos percursos acadêmicos. |
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Moreira, Marina Lima DuarteMoreira, Marina Lima DuarteDazzani, Maria Virgínia MachadoFaria, Marcelo Oliveira deZucoloto, Patrícia Carla Silva do Vale2018-04-03T14:47:39Z2018-04-03T14:47:39Z2018-04-032017-09-29Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25669O tema da queixa escolar tem recebido atenção da comunidade acadêmica e sido objeto de interesse de diversas áreas, tais como: psicologia, pedagogia, psiquiatria, neurologia e terapia ocupacional. Diferentes explicações para os problemas relacionados ao processo de escolarização de estudantes do ensino básico chegam aos serviços de atenção psicossocial e de saúde, exigindo melhor preparo teórico e técnico dos profissionais para dar suporte às diversas demandas. Na escuta dos adolescentes encaminhados, as vozes de agentes de referência ganharam particular destaque quanto às demandas de encaminhamento referentes às queixas escolares e repercussão na construção identitária dos estudantes durante a trajetória escolar. Diante deste cenário, surgiu o interesse em analisar como adolescentes encaminhados com queixa escolar para o Serviço de Psicologia expressam a participação das vozes dos agentes de referência na dinâmica do Self e, mais especificamente, do Self educacional. O estudo, portanto, apresenta a análise de dois casos a partir da realização de entrevistas narrativas expondo o tema da queixa escolar, partindo da teoria do Self Dialógico para uma discussão sobre dialogicidade, identificando também Posicionamentos do Eu (I-Positions) e explorando, à luz da Psicologia Cultural de Base Semiótica, o desenvolvimento do Sistema do Self Educacional dos jovens entrevistados. A pesquisa apresenta como resultados a expressão das vozes dos agentes de referência na trajetória acadêmica dos estudantes, apontando para a presença de signos reguladores semióticos presentes nos discursos desses agentes. Este trabalho indica a necessidade de estudos que explorem o tema da queixa escolar a partir dos diálogos estabelecidos no contexto educacional e construção identitária dos estudantes nos respectivos percursos acadêmicos.The school-complaint theme has received the attention of the academic community and it has been the subject of interest in several areas, such as psycology, pedagogy, psychiatry, neurology and occupational therapy. Different explanations for the issues related to the students schooling process in primary schools reach the psychosocial and health care services, demanding a better theoretical and technical development for supporting to the various demands. Hearing the reffered adolescentes, the voices of the reference agentes got a peculiar emphasis when related to the refferal demands relatad to the school-complaint and its impacto on the identity construction of the students during their school trajectory. Facing this scenario, the interest in analyze how teenagers reffered with school-complaint to the psychological service express the role of the voices of the reference agentes in the dynamics of the self, and, in particular, of the educational self emerged. The research, therefore, present the analysis of two cases through the making of narrative interviews exposing the school-complaint theme, from the dialogic-self theory to a debate over the dialogiticy, identifying also the placement of the “I” (I-positions) and exploring, from the perspective of the semiotics based cultural psychology, the self education system development of the young students interviewed. The research presentes as results the expression of the voices of the reference agents on the academic trajectory of the students, indicating the presence of semiotcs regulating signs, that exist on the speech of those agents. This paper states the necessity of future research that explores school-complaint theme through the dialogue based on the educational context and the indentity construction of the students on their respective academic trajectory.Submitted by Marina Moreira (ldm.marina@gmail.com) on 2018-03-07T00:05:46Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MARINA 2018 pdf.pdf: 1109985 bytes, checksum: 044627fc82e1da71c0390ccb076d3cb6 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Isaías Alves (reposiufbat@hotmail.com) on 2018-04-03T14:47:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MARINA 2018 pdf.pdf: 1109985 bytes, checksum: 044627fc82e1da71c0390ccb076d3cb6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-03T14:47:39Z (GMT). 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O tema da queixa escolar tem recebido atenção da comunidade acadêmica e sido objeto de interesse de diversas áreas, tais como: psicologia, pedagogia, psiquiatria, neurologia e terapia ocupacional. Diferentes explicações para os problemas relacionados ao processo de escolarização de estudantes do ensino básico chegam aos serviços de atenção psicossocial e de saúde, exigindo melhor preparo teórico e técnico dos profissionais para dar suporte às diversas demandas. Na escuta dos adolescentes encaminhados, as vozes de agentes de referência ganharam particular destaque quanto às demandas de encaminhamento referentes às queixas escolares e repercussão na construção identitária dos estudantes durante a trajetória escolar. Diante deste cenário, surgiu o interesse em analisar como adolescentes encaminhados com queixa escolar para o Serviço de Psicologia expressam a participação das vozes dos agentes de referência na dinâmica do Self e, mais especificamente, do Self educacional. O estudo, portanto, apresenta a análise de dois casos a partir da realização de entrevistas narrativas expondo o tema da queixa escolar, partindo da teoria do Self Dialógico para uma discussão sobre dialogicidade, identificando também Posicionamentos do Eu (I-Positions) e explorando, à luz da Psicologia Cultural de Base Semiótica, o desenvolvimento do Sistema do Self Educacional dos jovens entrevistados. A pesquisa apresenta como resultados a expressão das vozes dos agentes de referência na trajetória acadêmica dos estudantes, apontando para a presença de signos reguladores semióticos presentes nos discursos desses agentes. Este trabalho indica a necessidade de estudos que explorem o tema da queixa escolar a partir dos diálogos estabelecidos no contexto educacional e construção identitária dos estudantes nos respectivos percursos acadêmicos. |
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