A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N2P501 |
Resumo: | O Pfister é uma técnica expressiva que auxilia na compreensão de aspectos emocionaise cognitivos. Alguns estudos sugerem que a fórmula cromática reflete a maturidade emocional da pessoa. Por isso, buscou-se evidências de validade desse indicador por meio da comparação do desempenho de pessoas em diferentes faixas etárias. Foram extraídos do banco de dados os protocolos de 39 crianças de 6 anos, 47 jovens de 12 anos e 73 universitários. Observou-se que a frequência de crianças que apresentaram fórmulas amplas foi significativamente maior que dos demais grupos(x2=23,418, p<0,001) e que a amplitude moderada foi mais frequente no grupo de universitários (x2=17,712, p<0,001).Em relação a estabilidade nas escolhas, notou-se que fórmula cromática estávelfoi mais frequente nas crianças (x2=17,152,p=0,001) e que a instável foi significativamente mais frequente nos universitários (x2=11,652,p=0,001). Atentou-se que o Pfister contribui para diferenciar níveis de maturidade de acordo com as faixas etárias. |
id |
PUC_MG-3_3d170fcc80c64941acea87de9deb6b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5550 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias.Avaliação PsicológicaEvidências de ValidadeTeste das Pirâmides Coloridas.Avaliação PsicológicaO Pfister é uma técnica expressiva que auxilia na compreensão de aspectos emocionaise cognitivos. Alguns estudos sugerem que a fórmula cromática reflete a maturidade emocional da pessoa. Por isso, buscou-se evidências de validade desse indicador por meio da comparação do desempenho de pessoas em diferentes faixas etárias. Foram extraídos do banco de dados os protocolos de 39 crianças de 6 anos, 47 jovens de 12 anos e 73 universitários. Observou-se que a frequência de crianças que apresentaram fórmulas amplas foi significativamente maior que dos demais grupos(x2=23,418, p<0,001) e que a amplitude moderada foi mais frequente no grupo de universitários (x2=17,712, p<0,001).Em relação a estabilidade nas escolhas, notou-se que fórmula cromática estávelfoi mais frequente nas crianças (x2=17,152,p=0,001) e que a instável foi significativamente mais frequente nos universitários (x2=11,652,p=0,001). Atentou-se que o Pfister contribui para diferenciar níveis de maturidade de acordo com as faixas etárias.Editora PUC Minas2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelatos de Pesquisaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N2P50110.5752/P.1678-9523.2016V22N2P201Psicologia em Revista; v. 22 n. 2 (2016): Psicologia em Revista; 501-5151678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N2P501/10758Copyright (c) 2016 Anna Elisa Villemor-Amaral, Fabiola Cristina Biasi, Pâmela Malio Pardini Pavan, Raquel Rossi Tavella, Lucila Moraes Cardosohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVillemor-Amaral, Anna ElisaBiasi, Fabiola CristinaPardini Pavan, Pâmela MalioTavella, Raquel RossiCardoso, Lucila Moraes2017-06-02T09:59:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5550Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2017-06-02T09:59:50Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias. |
title |
A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias. |
spellingShingle |
A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias. Villemor-Amaral, Anna Elisa Avaliação Psicológica Evidências de Validade Teste das Pirâmides Coloridas. Avaliação Psicológica |
title_short |
A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias. |
title_full |
A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias. |
title_fullStr |
A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias. |
title_full_unstemmed |
A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias. |
title_sort |
A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias. |
author |
Villemor-Amaral, Anna Elisa |
author_facet |
Villemor-Amaral, Anna Elisa Biasi, Fabiola Cristina Pardini Pavan, Pâmela Malio Tavella, Raquel Rossi Cardoso, Lucila Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Biasi, Fabiola Cristina Pardini Pavan, Pâmela Malio Tavella, Raquel Rossi Cardoso, Lucila Moraes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villemor-Amaral, Anna Elisa Biasi, Fabiola Cristina Pardini Pavan, Pâmela Malio Tavella, Raquel Rossi Cardoso, Lucila Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Psicológica Evidências de Validade Teste das Pirâmides Coloridas. Avaliação Psicológica |
topic |
Avaliação Psicológica Evidências de Validade Teste das Pirâmides Coloridas. Avaliação Psicológica |
description |
O Pfister é uma técnica expressiva que auxilia na compreensão de aspectos emocionaise cognitivos. Alguns estudos sugerem que a fórmula cromática reflete a maturidade emocional da pessoa. Por isso, buscou-se evidências de validade desse indicador por meio da comparação do desempenho de pessoas em diferentes faixas etárias. Foram extraídos do banco de dados os protocolos de 39 crianças de 6 anos, 47 jovens de 12 anos e 73 universitários. Observou-se que a frequência de crianças que apresentaram fórmulas amplas foi significativamente maior que dos demais grupos(x2=23,418, p<0,001) e que a amplitude moderada foi mais frequente no grupo de universitários (x2=17,712, p<0,001).Em relação a estabilidade nas escolhas, notou-se que fórmula cromática estávelfoi mais frequente nas crianças (x2=17,152,p=0,001) e que a instável foi significativamente mais frequente nos universitários (x2=11,652,p=0,001). Atentou-se que o Pfister contribui para diferenciar níveis de maturidade de acordo com as faixas etárias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relatos de Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N2P501 10.5752/P.1678-9523.2016V22N2P201 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N2P501 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2016V22N2P201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N2P501/10758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 22 n. 2 (2016): Psicologia em Revista; 501-515 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272683532288 |