A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Henrique Figueiredo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pinto, Paula Julianna Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p172
Resumo: Resumo   A teoria psicanalítica se sustenta da transmissão conceitual baseada no que de mais particular existe na história de um sujeito que sofre. Dessa forma, é de grande importância para os alunos de cursos universitários o exercício de pensar e refletir a prática em torno dos conceitos da posição subjetiva e estrutura psíquica. São conceitos centrais para o estudo da psicopatologia psicanalítica. Servem de suporte e suplementam satisfatoriamente o que se transmite em uma aula, uma vez que os alunos não desenvolvem ainda uma prática clínica. Neste trabalho, fazemos uma investigação bibliográfica que, aliada à apresentação de uma experiência realizada no Curso de Psicopatologia Psicanalítica ministrado na Universidade de Fortaleza, destaca a discussão de estudos de casos na transmissão de conceitos fundamentais da clínica psicanalítica e sua relação com a prática de ensino pautada no discurso universitário. Concluímos com a análise sobre a repercussão dessa prática e por recomendar o uso de estudos de casos clínicos para a fundamentação de um curso teórico de Psicopatologia Psicanalítica aos que trabalham com a psicanálise no contexto universitário.   Abstract   Psychoanalytic theory is sustained transmission concept based on the most special is the story of a guy who suffers. Thus, it is of great importance to students of the university year to think and reflect the practice around the concepts of subjective position and psychic structure. Are concepts central to the study of psychoanalytic psychopathology. Serve to support and supplement satisfactorily what is transmitted in a classroom, since students do not develop even join practice. In this paper we give a literature search, which together with the presentation of an experiment performed at the Course of Psychoanalytic Psychopathology taught at the University of Fortaleza, highlights the discussion of case studies in the transmission of the fundamental concepts of psychoanalytic treatment and its relationship to teaching practice guided university discourse. We conclude with an analysis of the impact of this practice and recommend the use of clinical case studies for the basis of a theoretical course of Psychoanalytic Psychopathology, those who work with psychoanalysis in the university context.   Resumen   La teoría psicoanalítica se sostiene a través de la transmisión conceptual basada en lo que de más particular haya en la historia de un sujeto que sufre. Para ello es de gran importancia para los alumnos de cursos universitarios el ejercicio de pensar y reflexionar la práctica acerca de los conceptos de posición subjetiva y estructura psíquica. Son conceptos claves para el estudio de la psicopatología psicoanalítica. Sirven de soporte y suplementan satisfactoriamente a lo que se enseña en una clase universitaria, vez que los alumnos no sostienen aún una práctica clínica. En este trabajo hacemos una investigación bibliográfica que aliada a la presentación de una experiencia realizada en el curso de Psicopatología Psicoanalítica ministrado en la Universidad de Fortaleza, destaca la discusión de estudios de casos en la transmisión de conceptos fundamentales de la clínica psicoanalítica e su relación con la enseñanza en el discurso universitario. Concluimos con un análisis sobre la repercusión y por recomendar la utilización de estudios de casos clínicos para la fundamentación de un curso teórico de Psicopatología Psicoanalítica, a los que trabajan con el psicoanálisis en el contexto universitario.    
id PUC_MG-3_4c7eef08145fea95b2307493d301414f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1027
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicosPalavras-chavepsicanálisetransmissãocasos clínicosposição subjetivapsicopatologia. / KeywordsPsicoanálisistransmisiónclinical casessubjective positionpsychopathology. / Palabras clavepsicoanálisisposiciResumo   A teoria psicanalítica se sustenta da transmissão conceitual baseada no que de mais particular existe na história de um sujeito que sofre. Dessa forma, é de grande importância para os alunos de cursos universitários o exercício de pensar e refletir a prática em torno dos conceitos da posição subjetiva e estrutura psíquica. São conceitos centrais para o estudo da psicopatologia psicanalítica. Servem de suporte e suplementam satisfatoriamente o que se transmite em uma aula, uma vez que os alunos não desenvolvem ainda uma prática clínica. Neste trabalho, fazemos uma investigação bibliográfica que, aliada à apresentação de uma experiência realizada no Curso de Psicopatologia Psicanalítica ministrado na Universidade de Fortaleza, destaca a discussão de estudos de casos na transmissão de conceitos fundamentais da clínica psicanalítica e sua relação com a prática de ensino pautada no discurso universitário. Concluímos com a análise sobre a repercussão dessa prática e por recomendar o uso de estudos de casos clínicos para a fundamentação de um curso teórico de Psicopatologia Psicanalítica aos que trabalham com a psicanálise no contexto universitário.   Abstract   Psychoanalytic theory is sustained transmission concept based on the most special is the story of a guy who suffers. Thus, it is of great importance to students of the university year to think and reflect the practice around the concepts of subjective position and psychic structure. Are concepts central to the study of psychoanalytic psychopathology. Serve to support and supplement satisfactorily what is transmitted in a classroom, since students do not develop even join practice. In this paper we give a literature search, which together with the presentation of an experiment performed at the Course of Psychoanalytic Psychopathology taught at the University of Fortaleza, highlights the discussion of case studies in the transmission of the fundamental concepts of psychoanalytic treatment and its relationship to teaching practice guided university discourse. We conclude with an analysis of the impact of this practice and recommend the use of clinical case studies for the basis of a theoretical course of Psychoanalytic Psychopathology, those who work with psychoanalysis in the university context.   Resumen   La teoría psicoanalítica se sostiene a través de la transmisión conceptual basada en lo que de más particular haya en la historia de un sujeto que sufre. Para ello es de gran importancia para los alumnos de cursos universitarios el ejercicio de pensar y reflexionar la práctica acerca de los conceptos de posición subjetiva y estructura psíquica. Son conceptos claves para el estudio de la psicopatología psicoanalítica. Sirven de soporte y suplementan satisfactoriamente a lo que se enseña en una clase universitaria, vez que los alumnos no sostienen aún una práctica clínica. En este trabajo hacemos una investigación bibliográfica que aliada a la presentación de una experiencia realizada en el curso de Psicopatología Psicoanalítica ministrado en la Universidad de Fortaleza, destaca la discusión de estudios de casos en la transmisión de conceptos fundamentales de la clínica psicoanalítica e su relación con la enseñanza en el discurso universitario. Concluimos con un análisis sobre la repercusión y por recomendar la utilización de estudios de casos clínicos para la fundamentación de un curso teórico de Psicopatología Psicoanalítica, a los que trabajan con el psicoanálisis en el contexto universitario.    Editora PUC Minas2010-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p17210.5752/P.1678-9563.2009v15n3p172Psicologia em Revista; v. 15 n. 3 (2009): Psicologia em Revista; 172 - 1881678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p172/962Carneiro, Henrique FigueiredoPinto, Paula Julianna Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T15:22:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1027Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2020-06-15T15:22:19Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos
title A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos
spellingShingle A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos
Carneiro, Henrique Figueiredo
Palavras-chave
psicanálise
transmissão
casos clínicos
posição subjetiva
psicopatologia. / Keywords
Psicoanálisis
transmisión
clinical cases
subjective position
psychopathology. / Palabras clave
psicoanálisis
posici
title_short A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos
title_full A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos
title_fullStr A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos
title_full_unstemmed A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos
title_sort A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos
author Carneiro, Henrique Figueiredo
author_facet Carneiro, Henrique Figueiredo
Pinto, Paula Julianna Chaves
author_role author
author2 Pinto, Paula Julianna Chaves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Henrique Figueiredo
Pinto, Paula Julianna Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
psicanálise
transmissão
casos clínicos
posição subjetiva
psicopatologia. / Keywords
Psicoanálisis
transmisión
clinical cases
subjective position
psychopathology. / Palabras clave
psicoanálisis
posici
topic Palavras-chave
psicanálise
transmissão
casos clínicos
posição subjetiva
psicopatologia. / Keywords
Psicoanálisis
transmisión
clinical cases
subjective position
psychopathology. / Palabras clave
psicoanálisis
posici
description Resumo   A teoria psicanalítica se sustenta da transmissão conceitual baseada no que de mais particular existe na história de um sujeito que sofre. Dessa forma, é de grande importância para os alunos de cursos universitários o exercício de pensar e refletir a prática em torno dos conceitos da posição subjetiva e estrutura psíquica. São conceitos centrais para o estudo da psicopatologia psicanalítica. Servem de suporte e suplementam satisfatoriamente o que se transmite em uma aula, uma vez que os alunos não desenvolvem ainda uma prática clínica. Neste trabalho, fazemos uma investigação bibliográfica que, aliada à apresentação de uma experiência realizada no Curso de Psicopatologia Psicanalítica ministrado na Universidade de Fortaleza, destaca a discussão de estudos de casos na transmissão de conceitos fundamentais da clínica psicanalítica e sua relação com a prática de ensino pautada no discurso universitário. Concluímos com a análise sobre a repercussão dessa prática e por recomendar o uso de estudos de casos clínicos para a fundamentação de um curso teórico de Psicopatologia Psicanalítica aos que trabalham com a psicanálise no contexto universitário.   Abstract   Psychoanalytic theory is sustained transmission concept based on the most special is the story of a guy who suffers. Thus, it is of great importance to students of the university year to think and reflect the practice around the concepts of subjective position and psychic structure. Are concepts central to the study of psychoanalytic psychopathology. Serve to support and supplement satisfactorily what is transmitted in a classroom, since students do not develop even join practice. In this paper we give a literature search, which together with the presentation of an experiment performed at the Course of Psychoanalytic Psychopathology taught at the University of Fortaleza, highlights the discussion of case studies in the transmission of the fundamental concepts of psychoanalytic treatment and its relationship to teaching practice guided university discourse. We conclude with an analysis of the impact of this practice and recommend the use of clinical case studies for the basis of a theoretical course of Psychoanalytic Psychopathology, those who work with psychoanalysis in the university context.   Resumen   La teoría psicoanalítica se sostiene a través de la transmisión conceptual basada en lo que de más particular haya en la historia de un sujeto que sufre. Para ello es de gran importancia para los alumnos de cursos universitarios el ejercicio de pensar y reflexionar la práctica acerca de los conceptos de posición subjetiva y estructura psíquica. Son conceptos claves para el estudio de la psicopatología psicoanalítica. Sirven de soporte y suplementan satisfactoriamente a lo que se enseña en una clase universitaria, vez que los alumnos no sostienen aún una práctica clínica. En este trabajo hacemos una investigación bibliográfica que aliada a la presentación de una experiencia realizada en el curso de Psicopatología Psicoanalítica ministrado en la Universidad de Fortaleza, destaca la discusión de estudios de casos en la transmisión de conceptos fundamentales de la clínica psicoanalítica e su relación con la enseñanza en el discurso universitario. Concluimos con un análisis sobre la repercusión y por recomendar la utilización de estudios de casos clínicos para la fundamentación de un curso teórico de Psicopatología Psicoanalítica, a los que trabajan con el psicoanálisis en el contexto universitario.    
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p172
10.5752/P.1678-9563.2009v15n3p172
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p172
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2009v15n3p172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p172/962
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 15 n. 3 (2009): Psicologia em Revista; 172 - 188
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271807971328