A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p172 |
Resumo: | Resumo A teoria psicanalítica se sustenta da transmissão conceitual baseada no que de mais particular existe na história de um sujeito que sofre. Dessa forma, é de grande importância para os alunos de cursos universitários o exercício de pensar e refletir a prática em torno dos conceitos da posição subjetiva e estrutura psíquica. São conceitos centrais para o estudo da psicopatologia psicanalítica. Servem de suporte e suplementam satisfatoriamente o que se transmite em uma aula, uma vez que os alunos não desenvolvem ainda uma prática clínica. Neste trabalho, fazemos uma investigação bibliográfica que, aliada à apresentação de uma experiência realizada no Curso de Psicopatologia Psicanalítica ministrado na Universidade de Fortaleza, destaca a discussão de estudos de casos na transmissão de conceitos fundamentais da clínica psicanalítica e sua relação com a prática de ensino pautada no discurso universitário. Concluímos com a análise sobre a repercussão dessa prática e por recomendar o uso de estudos de casos clínicos para a fundamentação de um curso teórico de Psicopatologia Psicanalítica aos que trabalham com a psicanálise no contexto universitário. Abstract Psychoanalytic theory is sustained transmission concept based on the most special is the story of a guy who suffers. Thus, it is of great importance to students of the university year to think and reflect the practice around the concepts of subjective position and psychic structure. Are concepts central to the study of psychoanalytic psychopathology. Serve to support and supplement satisfactorily what is transmitted in a classroom, since students do not develop even join practice. In this paper we give a literature search, which together with the presentation of an experiment performed at the Course of Psychoanalytic Psychopathology taught at the University of Fortaleza, highlights the discussion of case studies in the transmission of the fundamental concepts of psychoanalytic treatment and its relationship to teaching practice guided university discourse. We conclude with an analysis of the impact of this practice and recommend the use of clinical case studies for the basis of a theoretical course of Psychoanalytic Psychopathology, those who work with psychoanalysis in the university context. Resumen La teoría psicoanalítica se sostiene a través de la transmisión conceptual basada en lo que de más particular haya en la historia de un sujeto que sufre. Para ello es de gran importancia para los alumnos de cursos universitarios el ejercicio de pensar y reflexionar la práctica acerca de los conceptos de posición subjetiva y estructura psíquica. Son conceptos claves para el estudio de la psicopatología psicoanalítica. Sirven de soporte y suplementan satisfactoriamente a lo que se enseña en una clase universitaria, vez que los alumnos no sostienen aún una práctica clínica. En este trabajo hacemos una investigación bibliográfica que aliada a la presentación de una experiencia realizada en el curso de Psicopatología Psicoanalítica ministrado en la Universidad de Fortaleza, destaca la discusión de estudios de casos en la transmisión de conceptos fundamentales de la clínica psicoanalítica e su relación con la enseñanza en el discurso universitario. Concluimos con un análisis sobre la repercusión y por recomendar la utilización de estudios de casos clínicos para la fundamentación de un curso teórico de Psicopatología Psicoanalítica, a los que trabajan con el psicoanálisis en el contexto universitario. |
id |
PUC_MG-3_4c7eef08145fea95b2307493d301414f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1027 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicosPalavras-chavepsicanálisetransmissãocasos clínicosposição subjetivapsicopatologia. / KeywordsPsicoanálisistransmisiónclinical casessubjective positionpsychopathology. / Palabras clavepsicoanálisisposiciResumo A teoria psicanalítica se sustenta da transmissão conceitual baseada no que de mais particular existe na história de um sujeito que sofre. Dessa forma, é de grande importância para os alunos de cursos universitários o exercício de pensar e refletir a prática em torno dos conceitos da posição subjetiva e estrutura psíquica. São conceitos centrais para o estudo da psicopatologia psicanalítica. Servem de suporte e suplementam satisfatoriamente o que se transmite em uma aula, uma vez que os alunos não desenvolvem ainda uma prática clínica. Neste trabalho, fazemos uma investigação bibliográfica que, aliada à apresentação de uma experiência realizada no Curso de Psicopatologia Psicanalítica ministrado na Universidade de Fortaleza, destaca a discussão de estudos de casos na transmissão de conceitos fundamentais da clínica psicanalítica e sua relação com a prática de ensino pautada no discurso universitário. Concluímos com a análise sobre a repercussão dessa prática e por recomendar o uso de estudos de casos clínicos para a fundamentação de um curso teórico de Psicopatologia Psicanalítica aos que trabalham com a psicanálise no contexto universitário. Abstract Psychoanalytic theory is sustained transmission concept based on the most special is the story of a guy who suffers. Thus, it is of great importance to students of the university year to think and reflect the practice around the concepts of subjective position and psychic structure. Are concepts central to the study of psychoanalytic psychopathology. Serve to support and supplement satisfactorily what is transmitted in a classroom, since students do not develop even join practice. In this paper we give a literature search, which together with the presentation of an experiment performed at the Course of Psychoanalytic Psychopathology taught at the University of Fortaleza, highlights the discussion of case studies in the transmission of the fundamental concepts of psychoanalytic treatment and its relationship to teaching practice guided university discourse. We conclude with an analysis of the impact of this practice and recommend the use of clinical case studies for the basis of a theoretical course of Psychoanalytic Psychopathology, those who work with psychoanalysis in the university context. Resumen La teoría psicoanalítica se sostiene a través de la transmisión conceptual basada en lo que de más particular haya en la historia de un sujeto que sufre. Para ello es de gran importancia para los alumnos de cursos universitarios el ejercicio de pensar y reflexionar la práctica acerca de los conceptos de posición subjetiva y estructura psíquica. Son conceptos claves para el estudio de la psicopatología psicoanalítica. Sirven de soporte y suplementan satisfactoriamente a lo que se enseña en una clase universitaria, vez que los alumnos no sostienen aún una práctica clínica. En este trabajo hacemos una investigación bibliográfica que aliada a la presentación de una experiencia realizada en el curso de Psicopatología Psicoanalítica ministrado en la Universidad de Fortaleza, destaca la discusión de estudios de casos en la transmisión de conceptos fundamentales de la clínica psicoanalítica e su relación con la enseñanza en el discurso universitario. Concluimos con un análisis sobre la repercusión y por recomendar la utilización de estudios de casos clínicos para la fundamentación de un curso teórico de Psicopatología Psicoanalítica, a los que trabajan con el psicoanálisis en el contexto universitario. Editora PUC Minas2010-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p17210.5752/P.1678-9563.2009v15n3p172Psicologia em Revista; v. 15 n. 3 (2009): Psicologia em Revista; 172 - 1881678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p172/962Carneiro, Henrique FigueiredoPinto, Paula Julianna Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T15:22:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1027Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2020-06-15T15:22:19Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos |
title |
A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos |
spellingShingle |
A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos Carneiro, Henrique Figueiredo Palavras-chave psicanálise transmissão casos clínicos posição subjetiva psicopatologia. / Keywords Psicoanálisis transmisión clinical cases subjective position psychopathology. / Palabras clave psicoanálisis posici |
title_short |
A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos |
title_full |
A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos |
title_fullStr |
A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos |
title_full_unstemmed |
A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos |
title_sort |
A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos |
author |
Carneiro, Henrique Figueiredo |
author_facet |
Carneiro, Henrique Figueiredo Pinto, Paula Julianna Chaves |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Paula Julianna Chaves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Henrique Figueiredo Pinto, Paula Julianna Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave psicanálise transmissão casos clínicos posição subjetiva psicopatologia. / Keywords Psicoanálisis transmisión clinical cases subjective position psychopathology. / Palabras clave psicoanálisis posici |
topic |
Palavras-chave psicanálise transmissão casos clínicos posição subjetiva psicopatologia. / Keywords Psicoanálisis transmisión clinical cases subjective position psychopathology. / Palabras clave psicoanálisis posici |
description |
Resumo A teoria psicanalítica se sustenta da transmissão conceitual baseada no que de mais particular existe na história de um sujeito que sofre. Dessa forma, é de grande importância para os alunos de cursos universitários o exercício de pensar e refletir a prática em torno dos conceitos da posição subjetiva e estrutura psíquica. São conceitos centrais para o estudo da psicopatologia psicanalítica. Servem de suporte e suplementam satisfatoriamente o que se transmite em uma aula, uma vez que os alunos não desenvolvem ainda uma prática clínica. Neste trabalho, fazemos uma investigação bibliográfica que, aliada à apresentação de uma experiência realizada no Curso de Psicopatologia Psicanalítica ministrado na Universidade de Fortaleza, destaca a discussão de estudos de casos na transmissão de conceitos fundamentais da clínica psicanalítica e sua relação com a prática de ensino pautada no discurso universitário. Concluímos com a análise sobre a repercussão dessa prática e por recomendar o uso de estudos de casos clínicos para a fundamentação de um curso teórico de Psicopatologia Psicanalítica aos que trabalham com a psicanálise no contexto universitário. Abstract Psychoanalytic theory is sustained transmission concept based on the most special is the story of a guy who suffers. Thus, it is of great importance to students of the university year to think and reflect the practice around the concepts of subjective position and psychic structure. Are concepts central to the study of psychoanalytic psychopathology. Serve to support and supplement satisfactorily what is transmitted in a classroom, since students do not develop even join practice. In this paper we give a literature search, which together with the presentation of an experiment performed at the Course of Psychoanalytic Psychopathology taught at the University of Fortaleza, highlights the discussion of case studies in the transmission of the fundamental concepts of psychoanalytic treatment and its relationship to teaching practice guided university discourse. We conclude with an analysis of the impact of this practice and recommend the use of clinical case studies for the basis of a theoretical course of Psychoanalytic Psychopathology, those who work with psychoanalysis in the university context. Resumen La teoría psicoanalítica se sostiene a través de la transmisión conceptual basada en lo que de más particular haya en la historia de un sujeto que sufre. Para ello es de gran importancia para los alumnos de cursos universitarios el ejercicio de pensar y reflexionar la práctica acerca de los conceptos de posición subjetiva y estructura psíquica. Son conceptos claves para el estudio de la psicopatología psicoanalítica. Sirven de soporte y suplementan satisfactoriamente a lo que se enseña en una clase universitaria, vez que los alumnos no sostienen aún una práctica clínica. En este trabajo hacemos una investigación bibliográfica que aliada a la presentación de una experiencia realizada en el curso de Psicopatología Psicoanalítica ministrado en la Universidad de Fortaleza, destaca la discusión de estudios de casos en la transmisión de conceptos fundamentales de la clínica psicoanalítica e su relación con la enseñanza en el discurso universitario. Concluimos con un análisis sobre la repercusión y por recomendar la utilización de estudios de casos clínicos para la fundamentación de un curso teórico de Psicopatología Psicoanalítica, a los que trabajan con el psicoanálisis en el contexto universitario. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p172 10.5752/P.1678-9563.2009v15n3p172 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p172 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2009v15n3p172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p172/962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 15 n. 3 (2009): Psicologia em Revista; 172 - 188 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688271807971328 |