O PROCESSO DE ESCRITA LITERÁRIA E O CO-ENGENDRAMENTO DA OBRA DE ARTE E DO AUTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurgel, Veronica Torres
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kastrup, Virginia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12917
Resumo: A escrita e o processo de criação em Literatura têm sido objeto de investigação em diferentes campos do conhecimento, entre os quais destacam-se a crítica literária e os saberes psi, como a Psicanálise, a Psicologia cognitiva e a Psiquiatria. Nesses campos, abordagens de cunho biográfico e psicologizante foram, por vezes, predominantes. O objetivo deste artigo é analisar as críticas a tais abordagens e buscar alternativas à relação causal entre autor e obra. Com base em Barthes, Foucault e Chartier, procuramos evidenciar que a autoria não é natural, mas surgiu no século XVII, repercutindo nas análises literárias. A partir de Blanchot e Dewey, argumentamos que o escritor se deixa guiar pelo que percebe: é escritor e leitor, simultaneamente. Com Varela, Thompson e Rosch, concluímos que a obra e o autor são efeitos de um mecanismo de coemergência, sendo engendrados de um mesmo processo de criação literária.
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spelling O PROCESSO DE ESCRITA LITERÁRIA E O CO-ENGENDRAMENTO DA OBRA DE ARTE E DO AUTORTHE LITERARY WRITING PROCESS AND THE CO-EMERGENCY OF THE AUTHOR AND THE WORK OF ARTEL PROCESO DE ESCRITURA LITERARIA Y LA CO-EMERGENCIA DE OBRA DE ARTE Y AUTORAuthor. Literary writing. Co-emergency.Autor. Escritura literaria. Co-emergencia.Autor. Escrita literária. Coemergência.A escrita e o processo de criação em Literatura têm sido objeto de investigação em diferentes campos do conhecimento, entre os quais destacam-se a crítica literária e os saberes psi, como a Psicanálise, a Psicologia cognitiva e a Psiquiatria. Nesses campos, abordagens de cunho biográfico e psicologizante foram, por vezes, predominantes. O objetivo deste artigo é analisar as críticas a tais abordagens e buscar alternativas à relação causal entre autor e obra. Com base em Barthes, Foucault e Chartier, procuramos evidenciar que a autoria não é natural, mas surgiu no século XVII, repercutindo nas análises literárias. A partir de Blanchot e Dewey, argumentamos que o escritor se deixa guiar pelo que percebe: é escritor e leitor, simultaneamente. Com Varela, Thompson e Rosch, concluímos que a obra e o autor são efeitos de um mecanismo de coemergência, sendo engendrados de um mesmo processo de criação literária.Writing and the process of creation in literature have been the subject of research in different fields of knowledge, among which stand out literary criticism and psy-knowledge, such as psychoanalysis, cognitive psychology, and psychiatry. In these fields, biographical and psychologizing approaches were sometimes predominant. The purpose of this article is to analyze the criticism of such approaches and seek alternatives to the causal relationship between author and work. Based on Barthes, Foucault and Chartier we mean to set into evidence that the authorship is not natural, but arose in the XVII century, causing consequences on literary analysis. Based on Blanchot and Dewey, we argue that the writer is guided by what he/she perceives: he/she is the writer and reader simultaneously. With Varela, Thompson and Rosch, we conclude that the work of art and the author are effects of a mechanism of co-emergency, that is, both are engendered by the same process of literary creation.La escritura y el proceso de creación en literatura han sido objetos de investigación en diferentes campos del conocimiento, entre ellos se destacan la crítica literaria y los saberes psi, como el psicoanálisis, la psicología cognitiva y la psiquiatría. En estos campos, los enfoques biográficos y psicologizantes fueron muchas veces predominantes. El objetivo de este artículo es analizar las críticas a dichos enfoques y buscar alternativas a la relación causal entre autor y obra. Basados en Barthes, Foucault y Chartier, buscamos demostrar que la autoría no es natural: ella surgió en el siglo XVII y se refleja en el análisis literario, que comenzó a considerar la biografía del autor como medio de interpretación de la obra. Basados en Blanchot y Dewey, argumentamos que el escritor necesita ser guiado por lo que percibe: ser escritor y lector de forma simultánea. Con Varela, Thompson y Rosch concluimos que la obra y el autor son efectos de un mecanismo de co-emergencia, y son engendrados a partir de un mismo proceso de creación literaria.Editora PUC Minas2020-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1291710.5752/P.1678-9563.2019v25n3p1000-1020Psicologia em Revista; v. 25 n. 3 (2019): Psicologia em Revista; 1000-10201678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/12917/17187Copyright (c) 2019 Veronica Torres Gurgel, Virginia Kastruphttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGurgel, Veronica TorresKastrup, Virginia2021-04-13T15:52:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12917Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2021-04-13T15:52:48Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
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