Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P164 |
Resumo: | Apresenta-se uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de um grupofocal com graduandos em Psicologia, visando a conhecer os sentidos queeles atribuem à relação entre gênero e saúde, em especial à saúde do homem.A pesquisa se apoiou nas teorias de gênero e nos estudos sobre a formaçãoem Psicologia, em interlocução com o campo da saúde coletiva. Osresultados revelam que os sentidos enunciados pelos sujeitos se encontrammarcados pelos modos de produção da existência, especialmente por suasexperiências no trabalho e na família, refletindo na maneira como elespercebem a vinculação dos homens às ações e práticas de saúde. Defende-sea incorporação da temática de gênero e saúde na formação em Psicologia, emuma perspectiva crítica e propositiva, e não meramente cognitiva, levandoseem consideração os princípios do Sistema Único de Saúde. |
id |
PUC_MG-3_62bafa02b5dfdaa404933f7c7631343f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4884 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homemGêneroFormação do PsicólogoPsicologia SocialEducaçãoSaúde Pública.Formação em PsicologiaRelações de GêneroApresenta-se uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de um grupofocal com graduandos em Psicologia, visando a conhecer os sentidos queeles atribuem à relação entre gênero e saúde, em especial à saúde do homem.A pesquisa se apoiou nas teorias de gênero e nos estudos sobre a formaçãoem Psicologia, em interlocução com o campo da saúde coletiva. Osresultados revelam que os sentidos enunciados pelos sujeitos se encontrammarcados pelos modos de produção da existência, especialmente por suasexperiências no trabalho e na família, refletindo na maneira como elespercebem a vinculação dos homens às ações e práticas de saúde. Defende-sea incorporação da temática de gênero e saúde na formação em Psicologia, emuma perspectiva crítica e propositiva, e não meramente cognitiva, levandoseem consideração os princípios do Sistema Único de Saúde.Editora PUC Minas2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Grupo Focalapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P16410.5752/P.1678-9523.2016V22N1P164Psicologia em Revista; v. 22 n. 1 (2016): Psicologia em Revista; 164-1841678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P164/10186Copyright (c) 2016 Alberto Mesaque Martins, Flávia Lemos Abade, Maria Lúcia Miranda Afonsohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Alberto MesaqueAbade, Flávia LemosAfonso, Maria Lúcia Miranda2017-03-20T10:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4884Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2017-03-20T10:32:53Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homem |
title |
Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homem |
spellingShingle |
Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homem Martins, Alberto Mesaque Gênero Formação do Psicólogo Psicologia Social Educação Saúde Pública. Formação em Psicologia Relações de Gênero |
title_short |
Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homem |
title_full |
Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homem |
title_fullStr |
Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homem |
title_full_unstemmed |
Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homem |
title_sort |
Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homem |
author |
Martins, Alberto Mesaque |
author_facet |
Martins, Alberto Mesaque Abade, Flávia Lemos Afonso, Maria Lúcia Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Abade, Flávia Lemos Afonso, Maria Lúcia Miranda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Alberto Mesaque Abade, Flávia Lemos Afonso, Maria Lúcia Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Formação do Psicólogo Psicologia Social Educação Saúde Pública. Formação em Psicologia Relações de Gênero |
topic |
Gênero Formação do Psicólogo Psicologia Social Educação Saúde Pública. Formação em Psicologia Relações de Gênero |
description |
Apresenta-se uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de um grupofocal com graduandos em Psicologia, visando a conhecer os sentidos queeles atribuem à relação entre gênero e saúde, em especial à saúde do homem.A pesquisa se apoiou nas teorias de gênero e nos estudos sobre a formaçãoem Psicologia, em interlocução com o campo da saúde coletiva. Osresultados revelam que os sentidos enunciados pelos sujeitos se encontrammarcados pelos modos de produção da existência, especialmente por suasexperiências no trabalho e na família, refletindo na maneira como elespercebem a vinculação dos homens às ações e práticas de saúde. Defende-sea incorporação da temática de gênero e saúde na formação em Psicologia, emuma perspectiva crítica e propositiva, e não meramente cognitiva, levandoseem consideração os princípios do Sistema Único de Saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa; Grupo Focal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P164 10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P164 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P164 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2016V22N1P164/10186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alberto Mesaque Martins, Flávia Lemos Abade, Maria Lúcia Miranda Afonso https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alberto Mesaque Martins, Flávia Lemos Abade, Maria Lúcia Miranda Afonso https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 22 n. 1 (2016): Psicologia em Revista; 164-184 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272349036544 |