Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Andrea Gabriela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Beltrami, André Antônio, Frantz, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396
Resumo: Neste artigo, propomos um instrumento para escrita de caso clínico decrianças, pensado com base nas discussões no Núcleo de Ensino, Pesquisa eExtensão em Clínica Interdisciplinar da Infância da Clínica de AtendimentoPsicológico da UFRGS. Percorremos trabalhos atinentes à importânciado registro para a prática psicanalítica e formação de novos terapeutas.Salientamos a particular relevância da escrita de caso para a clínica-escola,na qual a temática da formação é fundamental. Dos debates no Núcleo eapoiados na teoria da constituição do sujeito, derivamos três eixos capazesde nortear a escrita dos casos e de respeitar singularidades: a criança nodiscurso parental, aquilo que ela capturou para si do que lhe foi oferecido,a sua inserção no laço social. A utilização da ficha de registro, superadas asresistências iniciais, demonstrou tratar-se de potente e adequado instrumentopara os fins propostos.
id PUC_MG-3_8ec83805c6150506e8edba4dae5e1b7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7023
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com criançasTransmissãoPsicanálise com criançaClínicas EscolaClínica Psicanalítica com criançasNeste artigo, propomos um instrumento para escrita de caso clínico decrianças, pensado com base nas discussões no Núcleo de Ensino, Pesquisa eExtensão em Clínica Interdisciplinar da Infância da Clínica de AtendimentoPsicológico da UFRGS. Percorremos trabalhos atinentes à importânciado registro para a prática psicanalítica e formação de novos terapeutas.Salientamos a particular relevância da escrita de caso para a clínica-escola,na qual a temática da formação é fundamental. Dos debates no Núcleo eapoiados na teoria da constituição do sujeito, derivamos três eixos capazesde nortear a escrita dos casos e de respeitar singularidades: a criança nodiscurso parental, aquilo que ela capturou para si do que lhe foi oferecido,a sua inserção no laço social. A utilização da ficha de registro, superadas asresistências iniciais, demonstrou tratar-se de potente e adequado instrumentopara os fins propostos.Editora PUC Minas2015-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P39610.5752/P.1678-9523.2015V21N2P396Psicologia em Revista; v. 21 n. 2 (2015): Psicologia em Revista; 397-4121678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396/9400http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396/15490Copyright (c) 2016 Andrea Gabriela Ferrari, André Antônio Beltrami, Marília Frantzhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, Andrea GabrielaBeltrami, André AntônioFrantz, Marília2016-10-10T14:13:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7023Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2016-10-10T14:13:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças
title Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças
spellingShingle Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças
Ferrari, Andrea Gabriela
Transmissão
Psicanálise com criança
Clínicas Escola
Clínica Psicanalítica com crianças
title_short Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças
title_full Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças
title_fullStr Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças
title_full_unstemmed Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças
title_sort Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças
author Ferrari, Andrea Gabriela
author_facet Ferrari, Andrea Gabriela
Beltrami, André Antônio
Frantz, Marília
author_role author
author2 Beltrami, André Antônio
Frantz, Marília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Andrea Gabriela
Beltrami, André Antônio
Frantz, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv Transmissão
Psicanálise com criança
Clínicas Escola
Clínica Psicanalítica com crianças
topic Transmissão
Psicanálise com criança
Clínicas Escola
Clínica Psicanalítica com crianças
description Neste artigo, propomos um instrumento para escrita de caso clínico decrianças, pensado com base nas discussões no Núcleo de Ensino, Pesquisa eExtensão em Clínica Interdisciplinar da Infância da Clínica de AtendimentoPsicológico da UFRGS. Percorremos trabalhos atinentes à importânciado registro para a prática psicanalítica e formação de novos terapeutas.Salientamos a particular relevância da escrita de caso para a clínica-escola,na qual a temática da formação é fundamental. Dos debates no Núcleo eapoiados na teoria da constituição do sujeito, derivamos três eixos capazesde nortear a escrita dos casos e de respeitar singularidades: a criança nodiscurso parental, aquilo que ela capturou para si do que lhe foi oferecido,a sua inserção no laço social. A utilização da ficha de registro, superadas asresistências iniciais, demonstrou tratar-se de potente e adequado instrumentopara os fins propostos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396
10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P396
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396/9400
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396/15490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Andrea Gabriela Ferrari, André Antônio Beltrami, Marília Frantz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Andrea Gabriela Ferrari, André Antônio Beltrami, Marília Frantz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 21 n. 2 (2015): Psicologia em Revista; 397-412
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688272767418368