Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396 |
Resumo: | Neste artigo, propomos um instrumento para escrita de caso clínico decrianças, pensado com base nas discussões no Núcleo de Ensino, Pesquisa eExtensão em Clínica Interdisciplinar da Infância da Clínica de AtendimentoPsicológico da UFRGS. Percorremos trabalhos atinentes à importânciado registro para a prática psicanalítica e formação de novos terapeutas.Salientamos a particular relevância da escrita de caso para a clínica-escola,na qual a temática da formação é fundamental. Dos debates no Núcleo eapoiados na teoria da constituição do sujeito, derivamos três eixos capazesde nortear a escrita dos casos e de respeitar singularidades: a criança nodiscurso parental, aquilo que ela capturou para si do que lhe foi oferecido,a sua inserção no laço social. A utilização da ficha de registro, superadas asresistências iniciais, demonstrou tratar-se de potente e adequado instrumentopara os fins propostos. |
id |
PUC_MG-3_8ec83805c6150506e8edba4dae5e1b7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7023 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com criançasTransmissãoPsicanálise com criançaClínicas EscolaClínica Psicanalítica com criançasNeste artigo, propomos um instrumento para escrita de caso clínico decrianças, pensado com base nas discussões no Núcleo de Ensino, Pesquisa eExtensão em Clínica Interdisciplinar da Infância da Clínica de AtendimentoPsicológico da UFRGS. Percorremos trabalhos atinentes à importânciado registro para a prática psicanalítica e formação de novos terapeutas.Salientamos a particular relevância da escrita de caso para a clínica-escola,na qual a temática da formação é fundamental. Dos debates no Núcleo eapoiados na teoria da constituição do sujeito, derivamos três eixos capazesde nortear a escrita dos casos e de respeitar singularidades: a criança nodiscurso parental, aquilo que ela capturou para si do que lhe foi oferecido,a sua inserção no laço social. A utilização da ficha de registro, superadas asresistências iniciais, demonstrou tratar-se de potente e adequado instrumentopara os fins propostos.Editora PUC Minas2015-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P39610.5752/P.1678-9523.2015V21N2P396Psicologia em Revista; v. 21 n. 2 (2015): Psicologia em Revista; 397-4121678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396/9400http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396/15490Copyright (c) 2016 Andrea Gabriela Ferrari, André Antônio Beltrami, Marília Frantzhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, Andrea GabrielaBeltrami, André AntônioFrantz, Marília2016-10-10T14:13:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7023Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2016-10-10T14:13:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças |
title |
Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças |
spellingShingle |
Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças Ferrari, Andrea Gabriela Transmissão Psicanálise com criança Clínicas Escola Clínica Psicanalítica com crianças |
title_short |
Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças |
title_full |
Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças |
title_fullStr |
Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças |
title_full_unstemmed |
Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças |
title_sort |
Quem conta um conto, aumenta um ponto: escrita e transmissão do caso na clínica com crianças |
author |
Ferrari, Andrea Gabriela |
author_facet |
Ferrari, Andrea Gabriela Beltrami, André Antônio Frantz, Marília |
author_role |
author |
author2 |
Beltrami, André Antônio Frantz, Marília |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Andrea Gabriela Beltrami, André Antônio Frantz, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transmissão Psicanálise com criança Clínicas Escola Clínica Psicanalítica com crianças |
topic |
Transmissão Psicanálise com criança Clínicas Escola Clínica Psicanalítica com crianças |
description |
Neste artigo, propomos um instrumento para escrita de caso clínico decrianças, pensado com base nas discussões no Núcleo de Ensino, Pesquisa eExtensão em Clínica Interdisciplinar da Infância da Clínica de AtendimentoPsicológico da UFRGS. Percorremos trabalhos atinentes à importânciado registro para a prática psicanalítica e formação de novos terapeutas.Salientamos a particular relevância da escrita de caso para a clínica-escola,na qual a temática da formação é fundamental. Dos debates no Núcleo eapoiados na teoria da constituição do sujeito, derivamos três eixos capazesde nortear a escrita dos casos e de respeitar singularidades: a criança nodiscurso parental, aquilo que ela capturou para si do que lhe foi oferecido,a sua inserção no laço social. A utilização da ficha de registro, superadas asresistências iniciais, demonstrou tratar-se de potente e adequado instrumentopara os fins propostos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396 10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P396 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396/9400 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N2P396/15490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Andrea Gabriela Ferrari, André Antônio Beltrami, Marília Frantz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Andrea Gabriela Ferrari, André Antônio Beltrami, Marília Frantz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 21 n. 2 (2015): Psicologia em Revista; 397-412 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272767418368 |